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Prova de Regime Jurídico Único N° Lei 8.112 24 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Regime Jurídico Único N° Lei 8.112 24 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Administrativo - Regime Jurídico Único N° Lei 8.112. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Estatuto Dos Funcionários Públicos Civis Do Poder Executivo (Decreto-Lei N 220, De 18/07/75) E Seu Regulamento (Decreto N 2.479 De 08/03/79).
  2. Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Civis Da União: Provimento E Vacância De Cargos Públicos, Remoção, Redistribuição, Direitos E Vantagens, Licenças E Afastamentos E Seguridade Social Do Servidor (Lei N. 8.112, De 11/12/1990, Atualizada).
  3. Regimento Interno Do Senado Federal E Regimento Comum.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#7328
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Regime Jurídico Único N° Lei 8.112
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 1 - 

O instrumento usado pelo requeredor para solicitar a uma autoridade pública o reconhecimento de um direito ou concessão de algo, sob o amparo da lei, denomina-se requerimento. Uma vez indeferido, a renovação do reque- rimento pode ser feita por meio do(a)

  • a) recurso.
  • b) pedido de reconsideração.
  • c) pedido de revisão de decisão judicial.
  • d) eclaração receptícia.
  • e) xposição de motivos.
#7329
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Regime Jurídico Único N° Lei 8.112
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Quanto à acumulação remunerada de cargos, está de acordo com o que dispõem a Lei nº 8.112, de 1990, e suas modificações posteriores:

  • a) acumulação de cargos, empregos ou funções é permitida, de forma livre, para qualquer servidor efetivo.
  • b) a vedação na percepção de receita por participação em órgãos colegiados, não alcança a atividade de participação nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista federais.
  • c) a possibilidade de acumulação depende somente da comprovação de compatibilidade de horários.
  • d) na acumulação de dois cargos, por servidor efetivo, em havendo nomeação para um terceiro cargo em comissão, ele sempre deverá se afastar dos dois primeiros, para poder ocupar o último.
  • e) uma acumulação de cargos, vedada quando o servidor estava ativo, torna-se possível, do ponto de vista legal, em havendo aposentadoria.
#7330
Banca
CESGRANRIO
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Regime Jurídico Único N° Lei 8.112
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 3 - 

Está em DESACORDO com o que dispõe a Lei nº 8.112, de 1990, que

  • a) o servidor deve restituir o erário, em dez dias, se receber um quantitativo de diárias e não as utilizar.
  • b) a remuneração dos servidores efetivos é composta pelo vencimento, acrescido de vantagens.
  • c) as gratificações e os adicionais são incorporáveis aos vencimentos, na forma da lei.
  • d) as indenizações não são incorporáveis aos vencimentos, para os servidores efetivos.
  • e) os vencimentos dos servidores efetivos não podem ser reduzidos, mesmo que por motivo de interesse público.
#7331
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Lei no 8.112/90, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, nos casos de provimento de cargo por nomeação, a investidura no cargo público ocorre com o(a):

  • a) exercício das atribuições inerentes ao cargo.
  • b) ato de designação.
  • c) publicação do ato de provimento.
  • d) aprovação em concurso público.
  • e) posse.
#7332
Banca
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1
médio

(1,0) 5 - 

De acordo com a Lei no 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos, um servidor que, por ato de omissão culposa, provoque prejuízos ao erário, sofrerá ação regressiva por responsabilidade

  • a) penal.
  • b) civil.
  • c) ivil e penal.
  • d) civil-administrativa.
  • e) administrativa.
#7333
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(1,0) 6 - 

Joana, servidora pública federal, foi demitida do seu cargo após processo administrativo disciplinar que constatou seu envolvimento em ilícito administrativo. Em decorrência do mesmo ilícito, Joana também foi processada criminalmente, vindo a ser absolvida. Nesse caso, a absolvição na instância criminal repercute sobre a penalidade disciplinar de demissão que já lhe havia sido aplicada?

  • a) Não, porque o processo disciplinar já estava concluído quando da absolvição criminal, não podendo a decisão judicial retroagir.
  • b) Não, porque as instâncias penal e administrativa são independentes, não havendo qualquer intercomunicação entre elas.
  • c) Sim, desde que a demissão ressalve, expressamente, a decisão da instância criminal.
  • d) Sim, desde que a absolvição criminal tenha negado a existência do fato ou sua autoria.
  • e) Sim, desde que a absolvição criminal tenha ocorrido por suficiência probatória.
#7334
Banca
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(1,0) 7 - 

Carlos, servidor público dos quadros de uma autarquia federal, foi demitido após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ajuizou ação judicial visando à invalidação de sua demissão e, ao final do processo, obteve êxito. Diante da invalidação judicial da penalidade disciplinar que lhe havia sido aplicada, reconhece-se a Carlos o direito de ser

  • a) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado ou ao resultante de sua transformação, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • b) aproveitado em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatíveis com o anteriormente ocupado, sem ressarcimento das vantagens pecuniárias.
  • c) reconduzido a cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com o anteriormente exercido, sem ressarcimento das vantagens pecuniárias.
  • d) revertido ao serviço público ativo, com ressarcimento de todas as vantagens pecuniárias.
  • e) readaptado em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis, com ressarcimento de todas as vantagens.
#7335
Banca
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(1,0) 8 - 

Por estar interessado em ingressar no serviço público federal, João Francisco resolveu pesquisar sobre o assunto na Lei Federal no 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais) e concluiu que

  • a) investidura em empregos públicos independe de prévia aprovação em concurso público, a qual somente é exigida para a investidura em cargos de provimento efetivo.
  • b) a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
  • c) a investidura em cargos comissionados e funções de confiança depende de prévia aprovação em processo seletivo simplificado, observado o princípio da ampla divulgação.
  • d) o provimento dos cargos públicos pode efetuar-se por meio de nomeação, promoção, reversão ou ascensão.
  • e) os cargos em comissão somente podem ser providos por servidores de carreira, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
#7336
Banca
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(1,0) 9 - 

Bruno, servidor público federal, ocupou por exatos 5 anos um cargo na administração pública, até que foi aprovada uma lei federal extinguindo o referido cargo. Nesse caso, Bruno

  • a) será demitido.
  • b) será obrigado a exercer outro cargo.
  • c) será aposentado compulsoriamente.
  • d) ficará em disponibilidade com remuneração integral.
  • e) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
#7337
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(1,0) 10 - 

Um servidor efetivo do Banco Central foi acusado pelo Ministério Público Federal de praticar delitos tipificados no Código Penal. Após a comunicação ao Banco Central do Brasil, de que houve instauração da ação penal, a Diretoria do Banco instituiu comissão, composta por três servidores efetivos do quadro do Banco Central, que instaurou processo administrativo disciplinar, ocorrendo a notificação do servidor para acompanhar o processo, produzindo as provas necessárias. Havendo a regular instrução, com a apresentação das provas requeridas pelo servidor, foi o mesmo considerado indiciado e citado para apresentar defesa escrita. Na fase de julgamento, o servidor foi considerado infrator de diversas normas pertinentes à conduta do servidor público, previstas no Estatuto do Servidor (Lei nº 8.112/80), dentre as quais, quebra de sigilo funcional, indicando a Comissão a penalidade de demissão. Antes de a demissão ser efetivada, o servidor requereu sua aposentadoria voluntária. Os autos foram remetidos à autoridade competente, que acatou a proposta de demissão. No processo penal, o servidor foi absolvido por falta de provas. Diante dessa descrição e à luz das disposições legais pertinentes, conclui-se que

  • a) decisão proferida pela Comissão é vinculante para a autoridade competente demitir o servidor.
  • b) a aposentadoria voluntária do servidor é possível no curso do processo administrativo.
  • c) a prova pericial será sempre deferida pela Comissão.
  • d) no processo administrativo disciplinar somente é cabível a prova testemunhal.
  • e) houve obediência às regras de nomeação da Comissão processante no âmbito administrativo.
#7338
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(1,0) 11 - 

Odair, servidor público federal, foi regularmente aposentado por invalidez, no ano de 2005, após perícia médica. Decorridos dois anos de sua aposentadoria, Odair submeteu- se a uma nova perícia, oportunidade em que a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. A forma de provimento dos cargos públicos adequada para que Odair retorne à atividade é a(o)

  • a) readaptação.
  • b) transferência.
  • c) reintegração.
  • d) reversão
  • e) aproveitamento.
#7339
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(1,0) 12 - 

Uma servidora pertencente aos quadros de fundação pública federal, após sindicância instaurada para apuração de ilícito administrativo a ela imputado, foi penalizada com suspensão por quarenta e cinco dias. Com base na Lei no 8.112/90, a aplicação da pena disciplinar, na hipótese, afigura- se

  • a) correta, desde que tenha sido assegurada à servidora ampla defesa, pois o prazo máximo previsto em lei para a pena de suspensão é de sessenta dias.
  • b) correta, desde que o ilícito administrativo não configure ilícito penal.
  • c) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão pressupõe a propositura de ação civil pública por ato de improbidade cumulada com a sindicância.
  • d) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração de ação penal cumulada com a sindicância.
  • e) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração de processo disciplinar.
#7340
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(1,0) 13 - 

Uma assessora de autarquia pública federal, questionada a respeito do instrumento jurídico necessário para a concessão de aumento de remuneração aos servidores daquela entidade, responde corretamente que o aumento de remuneração, em tal hipótese, depende de

  • a) lei específica, de iniciativa da Chefia do Poder Executivo Federal.
  • b) lei complementar, de iniciativa do Presidente da autarquia.
  • c) lei ordinária, de iniciativa do Presidente da autarquia.
  • d) ecreto legislativo.
  • e) decreto da Chefia do Poder Executivo Federal.
#7341
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(1,0) 14 - 

No que concerne ao regime disciplinar dos servidores públicos federais, analise as assertivas abaixo. I - O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, desde que a sua conduta resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. II - As sanções civis, penais e administrativas podem cumular-se, sendo independentes entre si; mas a responsabilidade administrativa do servidor será afastada em caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. III - A ação disciplinar prescreve em cinco anos, seja qual for a natureza da infração administrativa cometida pelo servidor, começando a correr da data em que o fato se tornou conhecido. É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e III.
  • e) II e III.
#7342
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(1,0) 15 - 

Um servidor, lotado e em exercício em um laboratório de uma universidade federal, por descuido, deixou uma sala, que deveria ser restrita, exposta ao público. O funcionário da empresa prestadora de serviços de limpeza efetuou, equivocadamente, o recolhimento de material radioativo naquela sala, tendo recebido carga radioativa considerável. Percebido o problema, ele restou como o único prejudicado, sem ter concorrido para o dano. No caso, a responsabilidade civil pelos danos, por parte da universidade, é

  • a) inexistente, pois cabe somente ao servidor que cometeu a falta.
  • b) inexistente, mas com possibilidade de regresso ao servidor que cometeu a falta.
  • c) existente e independente da culpa do servidor que cometeu a falta.
  • d) existente, porém alternativa em relação ao servidor que cometeu a falta.
  • e) xistente, porém dependente de culpa, mas com possibilidade de regresso ao servidor que cometeu a falta.