Prova de Português 23 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica.
- Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
- Anáfora E Dêixis.
- Coesão E Coerência.
- Compreensão E Interpretação De Textos.
- Compreensão Textual.
- Concordância Nominal E Verbal.
- Conjunção.
- Coordenação E Subordinação.
- Crase.
- Denotação E Conotação.
- Emprego Das Classes De Palavras.
- Emprego De Tempos E Modos.
- Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
- Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
- Estrutura Do Vocábulo.
- Estrutura E Organização Do Texto.
- Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
- Figuras De Linguagem.
- Flexão Nominal E Verbal.
- Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
- Fonologia.
- Formação De Palavras Composição E Derivação.
- Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
- Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
- Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
- Morfologia.
- Nexos Oracionais.
- Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
- Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
- Ortografia E Semântica.
- Ortografia.
- Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
- Pontuação.
- Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
- Radicais E Afixos.
- Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
- Redação.
- Redação De Correspondências Oficiais.
- Redação Oficial.
- Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
- Reescritura De Texto.
- Regência Nominal E Verbal.
- Relação De Causa E Consequência.
- Semântica, Sinonímia E Antonímia.
- Separação De Sílabas.
- Significação Das Palavras.
- Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
- Sintaxe Da Oração E Do Período.
- Sintaxe.
- Técnica De Resumo De Frases E Textos.
- Termos Da Oração.
- Tipo De Predicação.
- Tipologia Textual.
- Uso Dos Pronomes De Tratamento.
- Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
- Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
- Vozes Do Verbo.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #7232
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Substituindo o verbo destacado (entre aspas) por outro, a frase, quanto à regência verbal, torna-se INCORRETA em:
- a) O líder da equipe, finalmente, 'viu' a apresentação do projeto. / O líder da equipe, finalmente, assistiu à apresentação do projeto.
- b) Mesmo não concordando, ele 'acatou' as ordens do seu superior. / Mesmo não concordando, ele obede- ceu às ordens do seu superior.
- c) Gostava de 'recordar' os fatos de sua infância. / Gostava de lembrar dos fatos de sua infância.
- d) O candidato 'desejava' uma melhor colocação no ranking. / O candidato aspirava a uma melhor colocação no ranking.
- e) Naquele momento, o empresário 'trocou' a família pela carreira. / Naquele momento, o empresário preferiu a carreira à família.
- #7233
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em relação à regência nominal ou verbal, qual a frase em que NÃO se emprega o pronome relativo precedido de preposição?
- a) O físico ______ frase sempre me recordo quebrou paradigmas com sua nova forma de pensar.
- b) A conferência ______ assistimos marcou o início de uma nova etapa em nossa vida.
- c) Era impossível aceitar as provocações ______ foram submetidos durante o discurso.
- d) As provações ________ estamos expostos são importantes para descobrirmos novas oportunidades.
- e) Os obstáculos _______ transpusemos ao longo da vida profissional nos ajudaram a atingirmos o sucesso.
- #7234
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Dizia pro pesssoal a previsão, mas sem dá a notícia à imprensa nem coisa nem nada, dava a notícia para um vizinho: 'Fulano, vai chover, assim, assim, assim'...às pessoas amigas aí eu dizia. Mas quando se surgiu, uma vez o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco, aí descobriram por aí que eu sabia. Aí o jornalista me chamou: 'Rapaz, ouvi dizer por aí que você sabe até o dia que chove. Você pode me dizer?' 'Rapaz, eu não gosto de dizer não, mas pra você é a primeira vez que eu vou dizer'. 'Tem inverno?' 'Tem. Dia 20 de janeiro começa a chover'. Entrevista de Chico Mariano à Revista Horizonte Geográfico, p.69. Qual o texto que reescreve adequadamente o trecho acima, respeitando a ordem de aparecimento das informações, sem omissão nem acréscimo de nenhuma, e que está de acordo com a norma culta da língua?
- a) Chico informava somente às pessoas amigas a previsão do tempo. Por meio da informação de um cientista, publicada em ano seco, a mídia tomou conhecimento da habilidade de Chico. Instado a informar sobre a possibilidade de chuva, Chico respondeu, pormenorizando a data do início da chuva.
- b) Chico não gostava de contar a previsão do tempo para ninguém. Mas, um cientista que o conhecia informou à imprensa sobre a habilidade do sertanejo. Diante da curiosidade do jornalista que o procurou em 97, Chico revelou até a data da primeira chuva
- c) Apesar de Chico só dividir com seus amigos a previsão de tempo que fazia com base em dados da natureza, um cientista deu uma entrevista contando o que ocorria. Com o conhecimento do fato, a imprensa, no ano de 97, procurou o sertanejo
- d) O sertanejo partilhava somente com os vizinhos seus conhecimentos sobre as possibilidades de chover. Quando o cientista descobriu, foi ao seu encontro. Já que o ano em que se encontravam era de seca, ele quis saber se choveria. Chico, com precisão, informou até o dia.
- e) A imprensa descobriu que o sertanejo Chico podia prever o tempo. Como o ano de 97 era particularmente seco, o jornalista perguntou-lhe da possibilidade da chuva. Chico respondeu, sem medo de errar, que o inverno no sertão começaria no dia 20 de janeiro.
- #7235
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Leia as frases abaixo A Inglaterra aprovou uma lei pela qual o país terá de cortar em 80% ____ suas emissões de carbono. O fato de as cifras virem ____ tona antes da conferência é outro sinal alentador. Esse cipoal de números torna complexa _____ discussão em Copenhague, mas não a inviabiliza. O Presidente Barack Obama anunciou que vai _____ Copenhague e que se compromete com um corte de 17% até 2020. As palavras que, na sequência, preenchem as lacunas acima corretamente são
- a) as - à - a - a.
- b) às - à - a - a
- c) às - a - à - à.
- d) as - a - a - à.
- e) as - a - a - a.
- #7236
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As próximas questões (5 à 13) são referentes ao texto 1: Analise os comentários a seguir, sobre concordância verbal. I - 'sempre houve muitas frustrações, muitos fracassos.' (l. 14). O verbo haver está na 3ª pessoa do singular, pois, nesse caso, ele é impessoal. II - 'Vencedores são pessoas que aprenderam a fechar?' (l. 2-3). O verbo aprender está no plural, concordando com o antecedente do pronome relativo. III - 'Então, muitas das decisões que tomamos são para não ser um fracasso,' (l. 25-26). O verbo ser concorda em número com o sujeito 'muitas das decisões'. Está(ão) correto(s) o(s) comentário(s)
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #7237
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No vocábulo destacado na passagem 'O não marca...' (l. 27) ocorre, morfologicamente, uma
- a) dverbialização.
- b) substantivação.
- c) quantificação.
- d) adjetivação.
- e) pronominalização.
- #7238
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a opção em que o comentário sobre a justificativa do uso da(s) vírgula(s) é IMPROCEDENTE.
- a) Vencedores são pessoas que, pelo compromisso com uma visão ou uma fé,' (l. 5-6) - separam o agente da passiva deslocado.
- b) ...e, suportando frustração após frustração,' (l. 7-8) - separam oração adverbial deslocada.
- c) Pode parecer contraditório, mas a chave do sucesso está na frustração maciça.' (l. 9-10) - separa orações coordenadas ligadas pela conjunção 'mas'.
- d) ...houve muitas frustrações, muitos fracassos.' (l. 14) - separa termos coordenados.
- e) ...que o mapa da infância, que foi válido para chegar até aqui,' (l. 37-38) - separam uma oração subordinada adjetiva de valor explicativo.
- #7239
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em 'O não marca que a decisão era reativa,' (l. 27), a palavra negritada pertence à mesma classe gramatical da destacada em
- a) ...reveja os caminhos que você percorreu...' (l. 12)
- b) ...para defender-se de algo que ameaça a integridade física ...' (l. 19-20)
- c) Então, muitas das decisões que tomamos...' (l. 25)
- d) Entenda que o mapa da infância,' (l. 37)
- e) A pergunta que tantos fazem...' (l. 40)
- #7240
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O sentido que 'mapa(s)' (sétimo e oitavo parágrafos) NÃO apresenta no texto é:
- a) meta(s).
- b) intenção(ões).
- c) decisão(ões).
- d) objetivo(s).
- e) projeto(s).
- #7241
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Segundo o texto, o sentimento do medo é válido quando relacionado à(ao)
- a) titude visionária do sujeito.
- b) ameaça forjada.
- c) rença de risco.
- d) risco real.
- e) sentimento de fé do sujeito.
- #7242
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
No texto, o medo caracteriza-se como uma força
- a) negativa por ocasionar sempre a estagnação na vida.
- b) contra a qual não se pode lutar.
- c) que previne contra os insucessos na vida.
- d) que dá ao ser humano o equilíbrio necessário à vida.
- e) a que se deve muitas vezes resistir para consecução dos objetivos.
- #7243
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A atitude que NÃO corresponde à de um vencedor é
- a) creditar na possibilidade de realização de um desejo.
- b) interpretar positivamente os julgamentos adversos.
- c) resistir à tentação de desistir.
- d) esconsiderar totalmente as críticas.
- e) persistir num objetivo traçado.
- #7244
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Para os vencedores, as críticas, no texto, caracterizam-se como uma força
- a) defensiva negativa.
- b) defensiva positiva.
- c) impulsionadora.
- d) moderadora.
- e) neutralizadora.
- #7245
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
As próximas questões (14 à 15) são referentes ao texto 2: O trecho 'visuais que chamam à contemplação,' (l. 25) significa que na região:
- a) existem paisagens que merecem ser apreciadas.
- b) há pessoas com olhares apelativos.
- c) há uma atmosfera divinal de água e luz.
- d) ocorrem visões místicas que precisam ser observadas.
- e) passeiam espíritos que se mudaram para lá.
- #7246
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com o texto, tanto o garimpo como o turismo místico, atividades econômicas da região, surgiram em função:
- a) da produção industrial.
- b) da extensão territorial.
- c) das terapias alternativas.
- d) os recursos naturais.
- e) dos cientistas americanos.