Prova da PETROBRAS - Direito Ambiental 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Ambiental. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Agrotóxicos
- Bens da União
- Biodiversidade
- Código de Caça
- Competências - Direito Ambiental
- CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente
- Conceitos Gerais - Direito Ambiental
- Convenção de Roterdã
- Decreto 6.514/2008 - Infrações e Sanções Administrativas ao Meio Ambiente
- Decreto-Lei 148/2010
- Direito Agrário
- Direito Ambiental - Geral
- Diretrizes Gerais da Política Urbana
- EIA - Estudo de Impacto Ambiental
- Fontes do Direito Ambiental
- Impacto Ambiental no Direito Ambiental
- Jurisprudência - Direito Ambiental
- Legislação Ambiental
- Legislação Florestal
- Lei 11.284/2006 - Gestão de Florestas Públicas para a Produção Sustentável
- Lei 6.766/1979 - Parcelamento de Solo Urbano
- Licenciamento Ambiental
- Medida Provisória 2.186-16/2001 - Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado
- Normas Constitucionais do Meio Ambiente
- Ordenamento Pesqueiro
- PNMA - Política Nacional do Meio Ambiente
- Política Nacional de Recursos Hídricos
- Princípios Gerais do Direito Ambiental
- Programa Nacional de Educação Ambiental
- Proteção e Uso do Solo
- Recursos Minerais
- Resoluções do CONAMA
- Responsabilidade Penal
- RIMA - Relatório de Impacto ao Meio Ambiente
- SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente
- Tutela Jurisdicional do Meio Ambiente
- Unidades de Conservação - Lei 9.985/2000
- ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico
- ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #17941
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 - No que se refere à Política Nacional do Meio Ambiente, aos seus instrumentos e aos crimes ambientais, é INCORRETO afirmar que,
- a) compete ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, bem como estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores.
- b) deve ser apresentado, como subsídio para a análise da possibilidade de concessão da Licença Instalação, o Estudo Prévio de Impacto Ambiental, quando o licenciamento ambiental depender da elaboração desse documento.
- c) são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, dentre outros, o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos e instrumentos econômicos, a exemplo da servidão ambiental.
- d) depende da elaboração de Estudo Prévio de Impacto Ambiental o licenciamento ambiental de oleodutos e gasodutos, aos quais será dada publicidade, por tais empreendimentos serem considerados capazes de causar significativa degradação do meio ambiente.
- e) é crime ambiental elaborar ou apresentar estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão, no licenciamento ambiental.
- #17943
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 - Em projeto de construção de um gasoduto no território nacional deve-se considerar, entre outros quesitos, que
- a) a necessidade de submissão da atividade ao prévio procedimento de licenciamento ambiental dependerá da análise das características e peculiaridades do projeto pelo órgão ambiental competente, tais como extensão e localização do gasoduto.
- b) no curso do licenciamento ambiental deverá ser elabo- rado Estudo Prévio de Impacto Ambiental, com seu res- pectivo Relatório de Impacto Ambiental, tendo em vista ser a atividade potencialmente causadora de significa- tivo impacto ambiental.
- c) como se trata de atividade que deve se submeter ao prévio licenciamento ambiental, deverão ser realizadas audiências públicas, que têm como finalidade expor aos interessados o projeto que se pretende construir.
- d) caso o projeto do gasoduto contenha previsão de se desenvolver em terras indígenas, o órgão ambiental estadual, competente para análise do pedido de licen- ça ambiental, deverá considerar o exame técnico pro- cedido pela FUNAI.
- e) a obtenção da Licença Prévia (LP), expedida pelo ór- gão ambiental competente, autoriza a instalação do gasoduto, de acordo com as especificações dos pla- nos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.
- #17944
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 - Considere as afirmações a seguir acerca das normas ambientais brasileiras. I - As pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por danos ambientais, sendo que, para a reparação destes, prescinde-se da existência de culpa. II - O meio ambiente é um bem de uso comum do povo, que deve ser preservado para as presentes e futuras gerações, e o Ministério Público tem legitimidade para ajuizar Ação Civil Pública para apurar responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente. III - A União, os estados e os municípios possuem competência comum para proteger o meio ambiente e com- bater a poluição em qualquer de suas formas, devendo ser editada lei complementar que estabeleça normas para cooperação entre os entes federativos. IV - Em que pese destacar sua importância para a sadia qualidade de vida da coletividade, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado não é um direito de terceira geração. V - A inversão do ônus da prova em ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente foi refutada recentemente pelo STJ. São corretas APENAS as afirmativas,
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) III e IV.
- d) I, II e III.
- e) I, II e V.
- #17946
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 - Considerando-se o que dispõe a legislação ambiental brasileira, analise as afirmações a seguir. I - O uso múltiplo das águas é um princípio geral da gestão dos recursos hídricos, sendo que seu uso prioritário é para consumo humano e dessedentação dos animais. II - As atividades potencialmente poluidoras devem submeter- se a procedimento de licenciamento ambiental conduzido pelo órgão ambiental competente, que deve sempre exigir a realização de Estudo Prévio de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). III - A imposição da sanção administrativa de suspensão parcial ou total das atividades restringe-se aos empreendimentos devidamente licenciados pelo órgão ambiental competente. IV - A responsabilidade penal da pessoa jurídica por danos ao meio ambiente foi introduzida pela Constituição Federal de 1988, que prevê, ainda, a imposição de sanções administrativas e a obrigação de reparação dos danos causados. V - É admissível a instalação de redes de energia em Áreas de Proteção Ambiental, desde que previamente aprovada pelo órgão responsável por sua administração. São corretas APENAS as afirmativas,
- a) I e III.
- b) I e V.
- c) II e III.
- d) I, IV e V.
- e) II, III e IV.
- #17948
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 - Um Banco recebe pedido de financiamento da Empresa Mascas e Mascotes Ltda., representada por seu sócio-gerente, o Sr. Empédocles. Realizando diligências quanto à regularidade cadastral do proponente, o Banco verifica a existência de processos criminais por infração a normas penais que tratam da proteção ao meio ambiente. As anotações indicam a persecução penal à pessoa jurídica, bem como ao sócio-gerente. Indagado sobre as anotações, o Sr. Empédocles informa que, segundo seu advogado, a pessoa jurídica está infensa da responsabilidade penal e, quanto à pessoa física, ainda não existe condenação, estando os fatos em fase de apuração judicial. Alega que ingressou na empresa em data posterior aos fatos narrados como ilícitos. A partir do caso exposto, conclui-se que,
- a) no sistema pátrio não há responsabilização criminal de pessoa jurídica.
- b) nos crimes ambientais sempre haverá concurso de agentes, incluindo pessoa física sócia e pessoa jurídica.
- c) os crimes ambientais permitem a responsabilidade criminal da pessoa jurídica.
- d) a responsabilidade da pessoa física por crimes ambientais é objetiva.
- e) a pessoa física é a quem cabe somente responder pelos crimes ambientais praticados.
- #17950
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 - Sobre o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, estabelecido no caput do artigo 225 da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:
- a) trata-se de um direito de natureza difusa que se consolida a partir da soma de direitos individuais;
- b) trata-se de um direito difuso, sendo este compreendido como transindividual, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas ligadas entre si por uma relação jurídica de base;
- c) trata-se de um direito difuso, sendo este compreendido como transindividual, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato;
- d) trata-se de um direito de natureza coletiva que se consolida a partir da soma de direitos individuais;
- e) trata-se de um direito coletivo, sendo este compreendido como transindividual, de natureza indivisível, de que seja titular um grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si por circunstâncias de fato.
- #17951
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 - A respeito da responsabilidade por danos ambientais materiais, é correto afirmar que,
- a) a responsabilidade civil não será elidida com a reparação do dano ambiental.
- b) a responsabilidade penal, civil e administrativa decorre de culpa.
- c) mesmo após o pagamento de multa imposta pela administração pública resta o dever do infrator de reparar o dano.
- d) o administrador de uma pessoa jurídica nunca responde penalmente pelos danos causados pela empresa.
- e) o autor de um crime contra a administração ambiental só pode ser funcionário público.
- #17952
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 - Partindo das definições de “compensação ambiental” e “mitigação ambiental” e da legislação que as regulamentam, é correto afirmar que,
- a) os recursos obtidos com a compensação ambiental devem ser utilizados para recompor os bens ambientais lesados pela obra licenciada.
- b) o valor devido a título de compensação nunca será inferior a 0,5% dos custos totais da implantação do empreendimento.
- c) o valor devido a título de mitigação ambiental nunca será superior a 0,5% dos custos totais da implantação do empreendimento.
- d) cabe ao órgão ambiental definir as Unidades de Conservação que serão beneficiadas com recursos da compensação ambiental.
- e) quando se tratar de empreendimento com significativo impacto ambiental, a compensação poderá ser dispensada pelo órgão licenciador se o empreendedor tomou todas as medidas mitigadoras cabíveis.
- #17953
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 - Boa parte dos dispositivos do art. 225 da Constituição brasileira de 1988 foram inspirados por uma Declaração aprovada na Conferência Internacional da ONU sobre,
- a) o Meio Ambiente (Estocolmo).
- b) Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro).
- c) a Proteção das Espécies da Flora e da Fauna (Basileia).
- d) os Recursos Naturais Não Renováveis (Joanesburgo).
- e) o Desenvolvimento Sustentável Mundial (Berlim).
- #17954
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Direito Ambiental
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - Em relação à distribuição de competências para efetuar o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras no Brasil, é correto afirmar que a edição dessa licença,
- a) cabe exclusivamente ao IBAMA, quando se trata de obras na Zona Costeira ou nas margens de rios federais, numa distância de até 200 metros da margem do corpo de água.
- b) cabe exclusivamente aos órgãos estaduais, exceto as hipóteses legais que transferem a competência, expressamente, ao IBAMA ou ao Município.
- c) cabe a qualquer Município da Federação brasileira, além de outros órgãos, sejam eles estaduais ou federais.
- d) cabe a qualquer Estado federado e a qualquer Município com população acima de 20.000 (vinte mil) habitantes, de acordo com o último levantamento do IBGE.
- e) sempre deve ser homologada pela Assembleia Legislativa do respectivo Estado federado quando se trata de obras que possam causar um significativo impacto ambiental de efeito regional.