Prova de Matemática 15 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Matemática. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Reta Numérica.
- Adição E Subtração De Arcos.
- Álgebra Linear.
- Algoritmo.
- Análise Combinatória.
- Aplicação Da Trigonometria Ao Cálculo De Elementos De Um Triângulo.
- Áreas De Triângulos, Paralelogramos , Trapézios E Discos.
- Áreas E Volumes.
- Aritmética.
- Arranjo.
- Avaliação De Alternativas De Investimento.
- Cálculo Algébrico.
- Cálculo Diferencial E Integral.
- Cálculo Financeiro: Custo Real Efetivo De Operações De Financiamento, Empréstimo E Investimento.
- Circunferência E Disco; Ângulos Na Circunferência.
- Coerência E Correção Gramatical.
- Combinação Simples E Com Repetição.
- Conjuntos.
- Contagem: Princípio Aditivo E Multiplicativo.
- Conversão De Moedas.
- Conversão De Unidades.
- Coordenadas Do Ponto Médio.
- Desigualdades De 1º E 2º Graus.
- Desigualdades Produto E Quociente.
- Desvio-Padrão.
- Distância Entre Dois Pontos.
- Distância Entre Ponto E Reta.
- Divisão Em Partes Proporcionais.
- Divisão Proporcional.
- Dízimas Periódicas.
- Elementos Primitivos, Semi-Retas, Semi-Planos, Segmentos E Ângulos.
- Enumeração Por Recurso.
- Equação Com Duas Variáveis.
- Equação De 1º Grau.
- Equação De 2º Grau.
- Equação Diferencial.
- Equações Trigonométricas Simples.
- Escala.
- Equação.
- Estatística.
- Estudo Analítico Da Circunferência; Reta Tangente.
- Expressão Numérica.
- Fatoração Em Produtos De Primos.
- Frações.
- Função Do 1º Grau.
- Função Do 2º Grau.
- Função Polinomial.
- Funções.
- Funções Exponenciais E Logarítmicas.
- Funções Trigonométricas.
- Geometria.
- Geometria Analítica.
- Geometria Espacial.
- Geometria Plana.
- Geometria Sólida.
- Gráfico.
- Gráfico Da Função De 2º Grau.
- Horas.
- Identidades Algébricas Notáveis.
- Inequações.
- Interpretação Geométrica.
- Juros Compostos.
- Juros Simples.
- Juros, Capital, Tempo, Taxas E Montante.
- Lei Dos Senos E Dos Cossenos.
- Linguagem Básica De Conjuntos: Pertinência, Inclusão, Reunião, Igualdade E Interseção.
- Logaritmo.
- Lógica Sentencial E De Primeira Ordem.
- Lucros E Prejuízos.
- M.D.C.
- M.M.C.
- Matemática Financeira.
- Matriz.
- Máximo Divisor Comum.
- Média.
- Média Aritmética.
- Mínimo Múltiplo Comum.
- Múltiplos.
- Noções De Probabilidade E Estatística.
- Notação Científica.
- Números Complexos.
- Números Inteiros, Racionais E Reais.
- Números Racionais.
- Operações Básicas.
- Operações De Adição, Multiplicação, Subtração, Divisão, Potenciação E Radicação.
- Permutação.
- Planos De Amortização De Empréstimos E Financiamentos.
- Polígonos Convexos.
- Polinômios; Operações; Fatoração.
- Porcentagem.
- Porcentagem Juros Simples.
- Potenciação.
- Primas, Pirâmides, Cilindros, Cones E Esferas.
- Probabilidade.
- Problemas Com Equação.
- Problemas De Contagem.
- Problemas, Números E Grandezas Proporcionais, Razões E Proporções.
- Progressão Aritmética - P.A.
- Progressão Geométrica.
- Proporção.
- Raciocínio Lógico.
- Razão.
- Razões E Proporções.
- Regra De Três Composta.
- Regra De Três Simples.
- Relações Métricas E Trigonométricas Em Triângulos Retângulos.
- Rendas Uniformes E Variáveis.
- Retas Perpendiculares E Retas Paralelas.
- Sequências Numéricas.
- Sistema De Medidas De Tempo.
- Sistema Legal De Medidas.
- Sistema Métrico Decimal.
- Sistema Monetário Brasileiro.
- Sistemas.
- Sistemas Lineares: Resolução E Discussão De Sistemas Lineares.
- Taxas De Juros: Nominal, Efetiva, Equivalentes, Proporcionais, Real E Aparente.
- Taxas De Retorno.
- Teorema De Pitágoras.
- Teorema De Tales.
- Triângulos; Congruência E Semelhança De Triângulos.
- Trigonometria.
- Vetor.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #7107
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(1,0) 1 -
O conjunto V = {(x, y, z, w) R? | x + y = 0, y + z = 0, z + w = 0, w + x = 0} é um espaço vetorial de dimensão
- a) 0
- b) 1
- c) 2
- d) 3
- e) 4
- #7108
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(1,0) 2 -
Um fabricante de sabão em pó deseja usar embalagens em forma de bloco retangular com o menor gasto possível de material, de modo que: - uma das dimensões da base seja o triplo da outra; - o volume seja de 2 304 cm3. Nessas condições, a altura da caixa de sabão em pó, em cm, deve medir
- a) 11.
- b) 12.
- c) 12,5.
- d) 15.
- e) 15,5.
- #7109
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(1,0) 3 -
O valor da rentabilidade mensal, a juros simples, que permite que um investimento de R$ 1.000,00 se transforme em um montante de R$ 1.250,00 num prazo de 20 meses é
- a) 2,5% ao mês.
- b) 2,0% ao mês.
- c) 1,55% ao mês.
- d) 1,50% ao mês.
- e) 1,25% ao mês.
- #7110
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(1,0) 4 -
Um aplicador depositou, num determinado fundo, um valor inicial de R$ 2.000,00. O valor acumulado, em reais, ao final de 24 meses, considerando juros compostos de 1% ao mês, será
- a) 2.437,53
- b) 2.465,86
- c) 2.539,47
- d) 2.546,68
- e) 2.697,40
- #7111
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(1,0) 5 -
Considere uma sequência infinita de retângulos, cada um deles com base medindo 1cm e tais que o primeiro tem altura 1m e, a partir do segundo, a altura de cada retângulo mede um décimo da altura do anterior. Seja Sn a soma das áreas dos n primeiros retângulos des- sa sequência, expressa em cm2 . Pode-se afirmar que
- a) S3=110
- b) S7
- c) existe n natural tal que Sn é um número irracional
- d) existe n natural tal que Sn = 111,1111111
- e) Sn< 111,01 para todo natural não nulo n
- #7112
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(1,0) 6 -
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando: I - compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; II - identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações; III - analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos; IV - identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade; V - entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar. Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir. ( ) Trigonometria ( ) Funções ( ) Informática ( ) Análise combinatória ( ) Tratamento da Informação Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência
- a) I - II - III - IV - V.
- b) II - I - V - IV - III.
- c) IV - II - V - I - III.
- d) IV - III - I - II - V.
- e) V - III - I - V - II.
- #7113
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(1,0) 7 -
Uma solução da equação diferencial y'=y+e× é tal que y(2) = 0. Então y(1) é igual a
- a) e²
- b) 2e.
- c) e.
- d) #NOME?
- e) - 2e.
- #7114
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(1,0) 8 -
No estudo de Espaços Vetoriais, a aprendizagem é mais significativa quando os estudantes visualizam situações familiares, que podem ser representadas por diagramas ou com material concreto. Trabalhar, por exemplo, com os espaços vetoriais IR² E IR³ permite essa visualização. Considere uma transformação linear T: IR³-> IR³ cujo núcleo tem dimensão 2. A partir desses dados, conclui-se que
- a) T é injetora.
- b) T é sobrejetora.
- c) a imagem de T é uma reta em IR³
- d) a imagem de T é um plano em IR³
- e) xiste apenas um vetor não nulo cuja imagem por T é o vetor nulo.
- #7115
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(1,0) 9 -
Uma promissória sofrerá desconto comercial 2 meses e 20 dias antes do vencimento, à taxa simples de 18% ao ano. O banco que descontará a promissória reterá, a título de saldo médio, 7% do valor de face durante o período que se inicia na data do desconto e que termina na data do vencimento da promissória. Há ainda IOF de 1% sobre o valor nominal. Para que o valor líquido, recebido no momento do desconto, seja R$ 4.620,00, o valor nominal, em reais, desprezando-se os centavos, deverá ser
- a) 5.104
- b) 5.191
- c) 5.250
- d) 5.280
- e) 5.344
- #7116
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(1,0) 10 -
Dois Técnicos Judiciários de um setor do Tribunal Regional Federal - Paulo e João - têm, respectivamente, 30 e 35 anos de idade e seus respectivos tempos de trabalho nesse setor são 6 e 9 anos. Incumbidos de arquivar os documentos de um lote, eles os dividiram entre si em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço nesse setor, cabendo a Paulo 78 documentos. Se a divisão tivesse sido feita em partes inversamente proporcionais às suas respectivas idades, quantos documentos caberiam a João
- a) 82.
- b) 85.
- c) 87.
- d) 90.
- e) 105.
- #7117
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(1,0) 11 -
Certo dia, Jasão - Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho - recebeu um lote de processos, em cada um dos quais deveria emitir seu parecer. Sabe-se que ele executou a tarefa em duas etapas: pela manhã, em que emitiu pareceres para 60% do total de processos e, à tarde, em que os emitiu para os processos restantes. Se, na execução dessa tarefa, a capacidade operacional de Jasão no período da tarde foi 75% da do período da manhã, então, se pela manhã ele gastou 1 hora e 30 mi- nutos na emissão dos pareceres, o tempo que gastou na emissão dos pareceres à tarde foi:
- a) 1 hora e 20 minutos.
- b) 1 hora e 30 minutos.
- c) 1 hora e 40 minutos.
- d) 2 horas e 20 minutos.
- e) 2 horas e 30 minutos.
- #7118
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(1,0) 12 -
Dos números que aparecem nas alternativas, o que mais se aproxima do valor da expressão (0,619² - 0,599²) × 0,75 é:
- a) 0,0018.
- b) 0,015.
- c) 0,018.
- d) 0,15.
- e) 0,18.
- #7119
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(1,0) 13 -
Considere que um processo teve suas páginas numeradas de 1 a N. Se para numerá-las foram usados 270 algaris- mos, então N é um número
- a) primo.
- b) maior que 150.
- c) quadrado perfeito.
- d) múltiplo de 4.
- e) divisível por 9.
- #7120
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(1,0) 14 -
Suponha que a sala de audiência de uma Vara Trabalhista será reformada e ficará com a forma de um retângulo que tem 67,2 m de perímetro. Para que a área dessa sala seja máxima as suas dimensões deverão ser:
- a) 37,2 m × 39,0 m.
- b) 33,6 m × 33,6 m.
- c) 21,4 m × 12,2 m.
- d) 16,8 m × 16,8 m.
- e) 15,6 m × 18,0 m.
- #7121
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(1,0) 15 -
Certo dia, Jasão - Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho - recebeu um lote de processos, em cada um dos quais deveria emitir seu parecer. Sabe-se que ele executou a tarefa em duas etapas: pela manhã, em que emitiu pareceres para 60% do total de processos e, à tarde, em que os emitiu para os processos restantes. Se, na execução dessa tarefa, a capacidade operacional de Jasão no período da tarde foi 75% da do período da manhã, então, se pela manhã ele gastou 1 hora e 30 minutos na emissão dos pareceres, o tempo que gastou na emissão dos pareceres à tarde foi:
- a) 1 hora e 20 minutos.
- b) 1 hora e 30 minutos.
- c) 1 hora e 40 minutos.
- d) 2 horas e 20 minutos.
- e) 2 horas e 30 minutos.