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Prova de Direito Administrativo 19 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Administrativo 19 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Administrativo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Administração Pública: Conceito.
  2. Administração Direta.
  3. Administração Indireta.
  4. Agências Reguladoras.
  5. Agentes Públicos: Espécies E Classificação; Poderes; Deveres E Prerrogativas; Cargos, Emprego E Função Públicos.
  6. Ato Administrativo Inexistente.
  7. Atos Administrativos.
  8. Atos Administrativos Nulos E Anuláveis.
  9. Atos Administrativos: Fatos Da Administração Pública, Atos Da Administração Pública E Fatos Administrativos - Conceito, Formação, Elementos, Atributos E Classificação.
  10. Autarquias.
  11. Bens Públicos.
  12. Centralização E Descentralização Da Atividade Administrativa Do Estado.
  13. Código Penal Brasileiro: Título Xi - Dos Crimes Contra A Administração Pública - Capítulos I, Ii E Ii-A - Arts. 312 A 337-D.
  14. Conceito E Fontes Do Direito Administrativo.
  15. Concentração E Desconcentração.
  16. Consórcios Públicos.
  17. Constituição Da República: Título Iv - Da Tributação E Do Orçamento; Capítulo Ii - Das Finanças Públicas; Seção Ii - Dos Orçamentos (Art. 165 A 169).
  18. Constituição Federal: Título Iii, Capítulo Vii - Da Administração Pública.
  19. Contratos Administrativos.
  20. Contratos De Gestão.
  21. Controle Da Administração Pública: Conceito; Tipos E Formas De Controle; Controle Interno E Externo; Controle Prévio; Concomitante E Posterior; Controle Parlamentar; Controle Pelos Tribunais De Contas; Controle Jurisdicional; Meios De Controle Jurisdicion.
  22. Da Administração Do Distrito Federal.
  23. Decreto N.º1655 De 3/10/95, Publicado No D.O.U. De 4/10/95 (Define A Competência Da Polícia Rodoviária Federal, E Dá Outras Providências).
  24. Decreto Nº 1.171-94 - Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal.
  25. Decreto Nº 6.170-2007 - Transferência De Recursos Da União Mediante Convênios E Contratos De Repasse.
  26. Discricionariedade Do Ato Administrativo.
  27. Empresas Públicas.
  28. Enriquecimento Ilícito E Uso E Abuso De Poder.
  29. Entidades Paraestatais - Terceiro Setor.
  30. Estado, Governo E Administração Pública: Conceitos, Elementos, Poderes E Organização; Natureza, Fins E Princípios.
  31. Estatuto Dos Funcionários Públicos Civis Do Estado.
  32. Fundações Públicas.
  33. Improbidade Administrativa.
  34. Intervenção Do Estado Na Propriedade.
  35. Intervenção Do Estado No Domínio Econômico.
  36. Lei De Responsabilidade Fiscal (Lei-Complementar Nº 101/2000): Capítulo I - Disposições Preliminares (Art. 1º E 2º); Capítulo Ii - Do Planejamento (Art. 3º A 10); Capítulo Iv - Da Despesa Pública (Art.15 A 24).
  37. Lei N.º 9654, De 2/6/98, Publicada No D.O.U. De 3/6/98 (Cria A Carreira De Policial Rodoviário Federal E Dá Outras Providências E Suas Atualizações).
  38. Lei Nº 11.416-2006 - Carreiras Dos Servidores Do Poder Judiciário Da União.
  39. Lei Nº 4.320/1964: Disposição Preliminar (Art. 1º); Título I - Da Lei Do Orçamento (Art. 2º A 21); Título Iii - Da Elaboração Da Lei De Orçamento (Art. 32 E 33); Título Iv - Dos Créditos Adicionais (Art. 40 A 46); Título V - Da Execução Do Orçamento.
  40. Lei Nº 8.112-1990 - Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Federais.
  41. Lei Nº 8.137, De 27/12/1990: Capítulo I, Seção Ii ? Dos Crimes Contra A Ordem Tributária Praticados Por Funcionários Públicos.
  42. Lei Nº 8.429, De 02/6/1992 ? Lei Da Improbidade Administrativa.
  43. Licitações: Modalidades, Dispensa E Inexigibilidade Lei Nº 8.666/93 E Alterações.
  44. Mérito Do Ato Administrativo.
  45. Organização Administrativa Brasileira: Princípios, Espécies, Formas E Características.
  46. Organização Da Administração Pública - Órgãos Públicos.
  47. Organizações Sociais.
  48. Parcerias Público-Privadas.
  49. Poderes Administrativos: Poder Vinculado; Poder Discricionário; Poder Hierárquico; Poder Disciplinar; Poder Regulamentar; Poder De Polícia.
  50. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  51. Política De Segurança Da Informação No Âmbito Da Secretaria Da Receita Federal (Portaria Srf Nº 450, De 28/4/2004).
  52. Princípios Da Administração Pública.
  53. Processo Administrativo Federal (Lei Nº 9.784, De 29/1/1999).
  54. Regime Jurídico Administrativo.
  55. Regime Jurídico Dos Servidores Públicos Civis Da União: Provimento E Vacância De Cargos Públicos, Remoção, Redistribuição, Direitos E Vantagens, Licenças E Afastamentos E Seguridade Social Do Servidor (Lei N. 8.112, De 11/12/1990, Atualizada).
  56. Responsabilidade Civil Da Administração: Evolução Doutrinária E Reparação Do Dano.
  57. Responsabilidade Civil Do Estado; Ação De Indenização; Ação Regressiva.
  58. Responsabilidade Fiscal.
  59. Revogação, Anulação E Convalidação Do Ato Administrativo.
  60. Sanções Penais E Civis.
  61. Serviços Públicos: Conceitos; Classificação; Regulamentação; Controle; Permissão; Concessão E Autorização.
  62. Sociedades De Economia Mista.
  63. Teoria Dos Motivos Determinantes Dos Atos Administrativos.
  64. Uso E Abuso Do Poder.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6423
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(1,0) 1 - 

O e-procurement vem se tornando uma prática comum nas empresas e nos órgãos de governo. Uma das modalida- des existentes é o leilão reverso, em que

  • a) o comprador informa as quantidades a serem compradas, e o fornecedor vencedor será aquele que ofertar o material a menor preço.
  • b) o comprador apresenta as condições da compra e o preço máximo a ser pago pelo material, e o fornecedor vencedor será aquele que ofertar o material a menor preço dentro das condições estabelecidas.
  • c) os compradores contratam empresas especializadas em cotação de preço via Internet.
  • d) os fornecedores se cadastram em uma base de dados e ofertam continuamente materiais e seus preços, e o comprador escolhe o vencedor quando precisar do material.
  • e) as solicitações de cotação de preço (RFQ) são colocados num portal aberto ao público.
#6424
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(1,0) 2 - 

Josenete, servidora pública lotada no departamento de recursos humanos (RH) de um órgão federal, está interessada em buscar sua transferência para o departamento geral de administração e finanças (DGAF) do mesmo órgão. Diante disso, começou a estudar a Lei no 8.666/93 e, pesquisando o assunto, concluiu corretamente que os contratos administrativos admitem

  • a) penas uma prorrogação, restrita às hipóteses de prestação de serviços contínuos, limitada a vinte e quatro meses, desde que demonstrada a sua vantajosidade.
  • b) aplicação das sanções de advertência, multa e declaração de inidoneidade ao contratado, nos casos de sua inexecução total ou parcial, independente de prévia defesa.
  • c) láusulas exorbitantes que conferem à Administração Pública a prerrogativa de romper o equilíbrio econômico- financeiro contratual, independente de concordância do contratado.
  • d) modificação unilateral pela Administração Pública, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos dos contratados.
  • e) rescisão determinada por ato unilateral e escrito da Administração Pública, independente de contraditório e ampla defesa.
#6425
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(1,0) 3 - 

O Presidente de uma autarquia federal recém instituída precisa criar uma logomarca para a entidade. Com tal finalidade, pretende escolher trabalho artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração ao vencedor. Nessa hipótese, a modalidade licitatória a ser observada pela autarquia é a(o)

  • a) concorrência.
  • b) audiência pública.
  • c) tomada de preços.
  • d) convite.
  • e) concurso.
#6426
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(1,0) 4 - 

Obras, serviços, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratados com terceiros, serão necessariamente precedidos de procedimento licitatório que deve-se pautar pelos princípios de

  • a) busca pelo menor preço e vinculação ao instrumento convocatório.
  • b) adjudicação e busca pelo menor preço.
  • c) vantajosidade e julgamento informal.
  • d) igualdade e vinculação ao instrumento convocatório.
  • e) adjudicação e julgamento informal.
#6427
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(1,0) 5 - 

Um órgão municipal instaurou procedimento de pregão presencial visando à aquisição de material de escritório. A licitante declarada vencedora, embora devidamente convocada, não celebrou o contrato. Nessa hipótese, pode o Município celebrar o contrato com a licitante que se classificou em segundo lugar?

  • a) Sim, desde que a licitante classificada em segundo lugar venha a ser devidamente habilitada.
  • b) Sim, desde que a licitante classificada em segundo lugar concorde em oferecer uma garantia da proposta.
  • c) Sim, desde que o procedimento do pregão presencial não tenha adotado o menor preço como critério seletivo das propostas.
  • d) Não, pois essa possibilidade dependeria da adoção da modalidade tomada de preços no procedimento licitatório.
  • e) Não, pois essa possibilidade dependeria da adoção da modalidade leilão no procedimento licitatório.
#6428
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(1,0) 6 - 

Em processos administrativos, a exigência de atuação, segundo padrões éticos de boa-fé, e de indicação dos pressupostos de fato e de direito, determinantes da decisão, decorrem, respectivamente, da aplicação dos princípios da

  • a) impessoalidade e da ampla defesa.
  • b) publicidade e da proporcionalidade.
  • c) legalidade e da razoabilidade.
  • d) moralidade e da motivação.
  • e) legitimidade e da segurança jurídica.
#6429
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(1,0) 7 - 

O Presidente de uma autarquia federal pretende anular atos administrativos praticados de boa-fé há mais de quinze anos. Considerando que esses atos administrativos vêm produzindo, desde então, efeitos jurídicos favoráveis aos seus destinatários, qual é o fundamento a ser invocado para impedir tal postura administrativa?

  • a) Irrevogabilidade dos atos administrativos praticados de boa-fé.
  • b) Prescritibilidade do controle jurisdicional sobre atos administrativos, em virtude do princípio da segurança jurídica.
  • c) Preclusão administrativa de dois anos para exercício da prerrogativa de revogação de atos administrativos praticados de boa-fé e dos quais decorram efeitos favoráveis aos seus destinatários.
  • d) Sanatória dos atos administrativos praticados de boa-fé e dos quais decorram efeitos favoráveis aos seus destinatários, após o decurso de dez anos, contados da data de sua publicação no órgão oficial.
  • e) Prazo decadencial de cinco anos para a anulação dos atos administrativos praticados de boa-fé e dos quais decorram efeitos favoráveis aos seus destinatários.
#6430
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(1,0) 8 - 

Um automóvel integrante da frota de veículos de uma autarquia federal, cuja utilização destina-se ao transporte rotineiro do expediente administrativo, é um bem público

  • a) de uso comum do povo.
  • b) de uso particular.
  • c) de uso especial.
  • d) esafetado.
  • e) dominical.
#6431
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(1,0) 9 - 

No sistema jurídico brasileiro, a responsabilidade civil do Estado por danos causados a terceiros rege-se pela teoria

  • a) subjetiva, com fundamento no risco administrativo.
  • b) objetiva, com fundamento no risco administrativo.
  • c) da equivalência dos antecedentes causais.
  • d) a culpa presumida.
  • e) da culpa provada.
#6432
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(1,0) 10 - 

Após consulta formulada pelo Governador, o órgão central do sistema jurídico de um Estado-membro da Federação exarou parecer revendo a interpretação anteriormente conferida a determinada norma administrativa, aplicandoa retroativamente de forma a cassar direitos que já haviam sido reconhecidos a diversos interessados. Essa postura da Administração Pública agride o princípio básico da

  • a) instrumentalidade das formas.
  • b) motivação.
  • c) lealdade processual.
  • d) segurança jurídica.
  • e) publicidade.
#6433
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(1,0) 11 - 

Odair, servidor público federal, foi regularmente aposentado por invalidez, no ano de 2005, após perícia médica. Decorridos dois anos de sua aposentadoria, Odair submeteu- se a uma nova perícia, oportunidade em que a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. A forma de provimento dos cargos públicos adequada para que Odair retorne à atividade é a(o)

  • a) readaptação.
  • b) transferência.
  • c) reintegração.
  • d) reversão
  • e) aproveitamento.
#6434
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(1,0) 12 - 

Uma servidora pertencente aos quadros de fundação pública federal, após sindicância instaurada para apuração de ilícito administrativo a ela imputado, foi penalizada com suspensão por quarenta e cinco dias. Com base na Lei no 8.112/90, a aplicação da pena disciplinar, na hipótese, afigura- se

  • a) correta, desde que tenha sido assegurada à servidora ampla defesa, pois o prazo máximo previsto em lei para a pena de suspensão é de sessenta dias.
  • b) correta, desde que o ilícito administrativo não configure ilícito penal.
  • c) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão pressupõe a propositura de ação civil pública por ato de improbidade cumulada com a sindicância.
  • d) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração de ação penal cumulada com a sindicância.
  • e) incorreta, pois a aplicação da pena de suspensão por mais de trinta dias pressupõe a instauração de processo disciplinar.
#6435
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(1,0) 13 - 

São características das autarquias federais a

  • a) personalidade jurídica de direito privado e a estabilidade de seus dirigentes, nomeados para mandato fixo.
  • b) personalidade jurídica de direito privado e a independência normativa.
  • c) personalidade jurídica de direito público e a capacidade de autoadministração.
  • d) ausência de personalidade jurídica própria e a subordinação hierárquica perante o Poder Executivo Federal.
  • e) ausência de personalidade jurídica própria e a submissão à Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
#6436
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(1,0) 14 - 

O Tribunal de Contas da União (TCU) teve ciência da instauração de procedimento licitatório por empresa pública federal e, uma semana antes da data de recebimento das propostas, solicitou à entidade cópia do edital já publicado, motivando a solicitação com base em representação oferecida por cidadão, contendo indícios de violação à competitividade. Nesse caso, a medida adotada pelo TCU

  • a) figura-se inconstitucional, pois as entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado federais não se submetem ao controle externo realizado pelo TCU.
  • b) encontra respaldo na Lei no 8.666/93, que prevê a possibilidade de o TCU solicitar para exame, até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento das propostas, cópia do edital de licitação já publicado.
  • c) juridicamente correta, desde que se trate de licitação na modalidade concorrência, estando a empresa pública enquadrada entre as estatais dependentes, que recebem recursos da União Federal para as despesas de custeio em geral.
  • d) inconstitucional, pois não lhe é lícito exercer o controle prévio da execução da despesa pública.
  • e) inconstitucional, pois apenas os licitantes detêm legitimidade para oferecer representação ao TCU contra irregularidades verificadas em procedimento licitatório.
#6437
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(1,0) 15 - 

Uma fundação pública estadual celebrou contrato com a empresa XYZ, tendo por objeto a prestação de serviços de vigilância pelo prazo de doze meses. A contratação não foi precedida de licitação, tendo a autoridade administrativa fundamentado a contratação direta no fato de que a contratada teria oferecido proposta altamente vantajosa para a fundação, que deveria arcar tão somente com os custos da mão de obra. A postura da fundação pública, nessa hipótese, afigura- se

  • a) correta, porque o interesse público financeiro da fundação foi resguardado pela contratação vantajosa.
  • b) correta, desde que o custo da mão de obra esteja de acordo com a média do mercado, o que deverá ser verificado em exame de economicidade.
  • c) orreta, porque serviços de vigilância são considerados serviços comuns e, como tais, submetem-se ao procedimento do pregão eletrônico, não exigindo prévia licitação.
  • d) incorreta, porque a exigência de prévia licitação nas contratações administrativas tem por objetivo não apenas selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, mas também oferecer a todos os administrados tratamento isonômico.
  • e) incorreta, porque a Lei de Licitações não contempla qualquer hipótese de contratação direta para casos de prestação de serviços.