Prova da SEPLAG (RJ) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CEPERJ, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
(1,0) 1 -
De acordo com o contexto, no segmento “...precisam ter seus direitos respeitados...” (L. 9), o pronome possessivo tem como referente:
- a) sentimentos e noção de ética e moral
- b) animais
- c) cachorros
- d) pensadores
- e) várias espécies de mamíferos
- #17143
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No segmento “...ainda que a luta contra o preconceito prometa ser dura.” (L. 18/19), o conectivo em destaque tem valor semântico de:
- a) oposição
- b) causa
- c) modo
- d) tempo
- e) consequência
- #17144
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A palavra como tem valor semântico de conformidade no segmento:
- a) “...um pessoa como um ser vivo...” (L. 5)
- b) “...animais como cachorros...” (L. 7)
- c) “...pensadores de peso como o australiano...” (L 7/8)
- d) “...considerados pessoas como nós?” (L. 15)
- e) “...mais ou menos como pensamos...” (L. 30)
- #17145
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
“A filosofia passou milênios tentando responder a esta pergunta...” (L1/2) – essa frase está incorretamente reescrita, segundo o registro formal da língua, do seguinte modo:
- a) Fazem milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
- b) Faz milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
- c) A filosofia está tentando responder a esta pergunta há milênios...
- d) A filosofia está tentando, há milênios, responder a esta pergunta...
- e) Há milênios que a filosofia está tentando responder a esta pergunta...
(1,0) 5 -
No trecho “Tampouco têm condições...” (L. 28), a palavra em destaque poderia ser substituída, mantendo-se o mesmo valor semântico, pela expressão:
- a) Nem mesmo
- b) Tão pouco
- c) Também não
- d) Ainda não
- e) Tal como
- #17147
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Na situação atual, de acordo com o texto, o que nos diferencia dos robôs é que eles:
- a) não reconhecem objetos, mas tomam decisões segundo seus critérios
- b) não têm sentimentos, nem direitos, nem deveres
- c) não se parecem com as pessoas humanas, mas têm livre arbítrio
- d) não sentem emoções, porque não têm inteligência
- e) não reproduzem sentimentos, mas podem discordar de nós
- #17148
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
A afirrmativa segundo a qual “seremos obrigados a tratar a vida artificial em situação de igualdade” (L. 24/25) equivale a dizer que:
- a) as “pessoas animais”, os robôs e os vegetais serão tratadas como seres artificiais
- b) apenas as “pessoas animais” e os robôs serão tratadas como seres artificiais
- c) as “pessoas humanas”, as “pessoas animais” e os vegetais serão tratados como seres clonados
- d) as máquinas inteligentes serão tratadas como “pessoas humanas”
- e) as “pessoas animais”, os vegetais e as “pessoas robóticas” serão tratadas como “pessoas humanas”
- #17149
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
No segmento “...passo grande, mas factível” (L. 37), o adjetivo em destaque significa:.
- a) que pode ser divulgado
- b) que pode gerar impacto
- c) que pode ser feito
- d) que pode facilitar
- e) que pode ser fracionado
- #17150
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Observando-se a linha argumentativa do texto, percebe-se uma preocupação do enunciador em demonstrar que o enunciado é produto de um saber coletivo. Esse recurso linguístico não é encontrado no segmento:
- a) “Sabemos que uma cadeira...” (L. 3/4)
- b) “...sabemos hoje que teríamos que incluir...” (L. 6/7)
- c) “...por mais que tenham o que chamamos de inteligência...” (L. 26)
- d) “Em poucos anos, essa situação vai ficar ainda...” (L. 14)
- e) “...(como nós e muitos animais temos)...” (L. 27/28)
- #17151
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEPLAG-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
O autor utiliza argumento de autoridade no segmento:
- a) “A filosofia passou milênios tentando responder...” (L. 1/2)
- b) “...pensadores de peso como o australiano Peter Singer...” (l. 7/8)
- c) “Os seres humanos clonados serão considerados...” (l. 14/15)
- d) “Logo vamos nos deparar com esse problema...” (l. 23)
- e) “Hoje os robôs ainda não se parecem conosco...” (l. 25)