Processando...

Prova da SECAD (TO) - Analista de Comunicação Social 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da SECAD (TO) - Analista de Comunicação Social 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível superior do concurso da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca AOCP, para nível superior do cargo de Analista de Comunicação Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes da SECAD-TO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação.
Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos.
2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial.
3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões.

#20585
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como,

  • a) crossover.
  • b) cross-media.
  • c) crowdsourcing.
  • d) crossfoxing.
  • e) crossfield.
#20587
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Na atividade publicitária, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) foi criado para fiscalizar as relações comerciais entre veículos, agências de publicidade e anunciantes. Nesse sentido, acompanha o cumprimento da remuneração das agências, prevista na chamada Lei da Propaganda. Assim, os veículos

  • a) garantem descontos às agências que compram um grande volume de mídia, conforme tendências comerciais nos países europeus.
  • b) remuneram as agências de propaganda em 20% sobre o valor da mídia autorizada.
  • c) garantem descontos às agências que compram um grande volume de mídia, conforme tendências comerciais nos países norte-americanos.
  • d) garantem às agências uma remuneração estipulada em suas tabelas de preço e manual de procedimentos, conforme o gênero do produto ou do serviço.
  • e) garantem às agências uma remuneração maior quando é utilizada a propaganda de utilidade pública (PUP).
#20589
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta,

  • a) Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.
  • b) Banners são apropriados para inserção em grandes portais de Internet porque estes possuem público segmentado.
  • c) Links patrocinados são inadequados para veiculação em sítios de busca devido à sua forma de exposição e ao baixo retorno.
  • d) As possibilidades de segmentação pelo uso de links patrocinados são menores que aquelas em que se utilizam banners.
  • e) Em termos de relação custo-benefício, links patrocinados possuem melhor retorno que banners.
#20591
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Coincidindo com a Segunda Grande Guerra, foi criado no Brasil o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP. O DIP foi extinto apenas após a saída de Getúlio Vargas do poder. 
( ) O Sistema de Comunicação do Executivo Federal foi criado oficialmente após a redemocratização, ainda na década de 1980. 
( ) Alexandre Garcia, Cláudio Humberto e Ricardo Kotscho são exemplos de profissionais que atuaram na área de comunicação da Presidência da República.

  • a) F, F, V
  • b) F, F, F
  • c) V, V, F
  • d) V, F, F
  • e) F, V, V
#20593
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância. 
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia. 
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra. 
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

  • a) F, F, V, V
  • b) V, F, F, F
  • c) V, F, F, V
  • d) F, F, F, V
  • e) V, V, F, F
#20595
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de,

  • a) Media training.
  • b) Reunião de briefing.
  • c) Painel de definição de mensagens-chave.
  • d) Enquadramento de mensagem.
  • e) Análise SWAT.
#20601
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Os diretores de uma fábrica de utensílios domésticos de plástico solicitam um financiamento ao BNDES com o objetivo de aproveitar a capacidade que a empresa tem para trabalhar esse material na produção de brinquedos. Nesse caso, eles estão promovendo uma diversificação,

  • a) concêntrica.
  • b) conglomerada.
  • c) horizontal.
  • d) congruente.
  • e) vertical.
#20602
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Pesquisa mostra que 73% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis. O índice esta abaixo do verificado em 16 grandes cidades da América Latina, onde, na media, 76% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por um produto deste tipo.

(http://dinheiro.br.msn.com, 18.11.2010. Adaptado)

Entende-se por produtos sustentáveis aqueles que,

  • a) não utilizam materiais reciclados e de baixa qualidade.
  • b) procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção.
  • c) indicam sua nacionalidade, fórmula e composição.
  • d) não se preocupam com a moda ou com modismos consumistas.
  • e) priorizam matérias-primas oriundas de países alinhados ao Brasil.
#20603
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

O ministro do Meio Ambiente do Brasil informou, em 2/3/2010, que o total de caatinga desmatado no Brasil saltou de 43,38%, em 2002, para 45,39%, em 2008. Os Estados que mais desmataram foram a Bahia e o Ceará, seguidos do Piauí. Segundo o ministro, "não haverá solução para a defesa da caatinga sem mudar a matriz energética, com o uso da energia eólica, de pequenas hidrelétricas e do gás natural." 

(http://www.noticis.uol.com.br/cotidiano.2010/03/02. Adaptado)

Considere as seguintes afirmações: 

I. O uso da mata nativa da caatinga para lenha e carvão gera energia para pequenas indústrias e para os polos cerâmicos e gesseiros do nordeste. 

II. O uso da energia solar gerada por hidrelétricas é responsável pelas queimadas na caatinga. 

III. A presença excessiva de ventos provoca queimadas e derrubada de grandes árvores da caatinga, gerando naturalmente o carvão que é fonte de energia. 

Na relação entre o desmatamento da caatinga e a geração de energia, é correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#20604
Banca
AOCP
Matéria
Específicas do Cargo
Concurso
SECAD-TO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

“Uma Sigla Que Quer Mudar A Ordem Global”- Título de uma reportagem da revista Época de 22 de junho de 2009. 
BRIC – nome criado em 2001 para designar um grupo de quatro países cujo potencial econômico, em 2050, seria superior ao dos países que compõem o G-7. Concentram 40% da população mundial, 28% do território e produzem hoje, quase 25% das riquezas de todo o globo.

Assinale a alternativa abaixo que contenha somente, os países que compõem o grupo:

  • a) Brasil, Rússia, Índia e Canadá
  • b) Bélgica, Rússia, Itália, China
  • c) Brasil, Rússia, Índia e China
  • d) Bulgária, Romênia, Inglaterra e Coréia do Sul.
  • e) Birmânia, Reino Unido, Irlanda e Chile