Prova de SECAD (TO) - Analista de Comunicação Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível superior do concurso da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca AOCP, para nível superior do cargo de Analista de Comunicação Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes da SECAD-TO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES / PROVA / SIMULADO
1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação.
Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos.
2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial.
3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões.
- #20575
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Específicas do Cargo
- Concurso
- SECAD-TO
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como
- a) a quebra do sistema natural que ligava o homem com suas divindades. O mundo adquire valor humano e a religião perde sua relevância para a vida em sociedade.
- b) a valorização de uma forte confiança na razão humana, acrescida da experiência de cada um como instrumentos para conhecer e compreender o mundo.
- c) o movimento de pensamento contemporâneo que rejeita as totalidades, valores universais e grandes narrativas históricas.
- d) a valorização da experiência exterior e subjetiva e o desprezo pelas verdades cientificas e objetivas sobre o universo.
- e) o ato de realizar, de transformar em realidade o que se pensa ou projeta.
- #20576
- Banca
- AOCP
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- Específicas do Cargo
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- SECAD-TO
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O jornalista Manuel Chaparro, em seu blog “O Xis da Questão”, alerta que o jornalismo do século XXI tem a marca da Revolução das Fontes. Os recentes acontecimentos que culminaram com mudanças políticas no Egito e outros países árabes tiveram ampla cobertura da mídia internacional em todos os veículos de comunicação e redes sociais. Nesse contexto, é correto afirmar:
- a) As tecnologias da difusão instantânea e universal continuam a reproduzir notícias das redações dos jornais, sem alterar o intervalo entre o acontecimento e a notícia.
- b) A má qualidade dos vídeos e imagens que circulam pela web não permite que ocupem espaço nos grandes telejornais, que priorizam apenas o padrão profissional de qualidade de imagens.
- c) As redações continuam a ser os berços da notícia, controlando os fluxos de circulação desses conteúdos.
- d) Nos novos cenários, o poder da notícia não pertence mais apenas às redações, mas também aos sujeitos sociais produtores dos acontecimentos.
- e) As grandes agências de notícias internacionais evitam dar credibilidade e difusão a materiais que não são produzidos por jornalistas credenciados.
- #20577
- Banca
- AOCP
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- Concurso
- SECAD-TO
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(1,0) 3 -
O conceito que permite a aferição do nível de audiência de determinado programa nos meios audiovisuais pela verificação da percentagem de espectadores do programa relativamente aos níveis de programas concorrentes, que decorram no mesmo período, tem o nome de
- a) Share de audiência.
- b) Branding de audiência.
- c) Branding de audiência.
- d) Branding de audiência.
- e) People meter.
- #20578
- Banca
- AOCP
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- SECAD-TO
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(1,0) 4 -
Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de,
- a) notas ao vivo.
- b) espelho.
- c) chamadas de bloco.
- d) escalada.
- e) Stand ups.
- #20579
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(1,0) 5 -
O norte-americano Rob Kling, diretor do Center for Social Informatics da Universidade de Indiana, ao falar sobre o uso da tecnologia para a promoção e desenvolvimento social, afirmou que os computadores e as telecomunicações, sem o apoio de recursos complementares e intervenções complexas nos quais os instrumentos da tecnologia da informação podem ser elementos de capacitação, são insuficientes quando simplesmente adicionados ao mix do status quo relativo aos recursos e aos relacionamentos. No contexto da universalização das tecnologias de informação e comunicação, o autor referia-se
- a) aos conceitos de inclusão e exclusão digital, apenas.
- b) aos conceitos de inclusão digital e inclusão social.
- c) ao uso da tecnologia como elemento primordial e suficiente para a superação da exclusão social.
- d) à necessidade de distribuição apenas de equipamentos de informática e telecomunicações aos setores carentes da sociedade.
- e) à ausência de políticas públicas que consideram as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social.
- #20580
- Banca
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(1,0) 6 -
Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão pré- determinadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em
- a) entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.
- b) questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.
- c) questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.
- d) disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.
- e) material que contenha apenas as fotos dos candidatos.
- #20581
- Banca
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(1,0) 7 -
Quando em uma gravação de áudio opta-se por alterar as frequências médias, e assim ressaltar uma voz humana, está-se utilizando um aparelho chamado,
- a) equalizador.
- b) monitor.
- c) home theater.
- d) vectorscope.
- e) amplificador.
- #20582
- Banca
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(1,0) 8 -
O enquadramento realizado pelo cinegrafista, no qual o entrevistado é colocado de meio perfil, encostado na lateral do quadro, olhando para o repórter que se coloca ao lado da câmera, cria um espaço extra na direção em que o entrevistado está olhando. Nessa composição, o cinegrafista levou em conta no enquadramento o que chamamos no jargão de televisão de,
- a) contraplano.
- b) ar direcional.
- c) background.
- d) teto.
- e) plano americano.
- #20583
- Banca
- AOCP
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- SECAD-TO
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(1,0) 9 -
Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são,
- a) estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.
- b) públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.
- c) indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.
- d) dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.
- e) segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.
- #20584
- Banca
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(1,0) 10 -
Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting
- a) as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
- b) o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
- c) a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
- d) os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
- e) qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.