Processando...

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 4 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Superior do cargo de Professor de Educação Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Salvador-BA.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Educação Física 4 do concurso Prefeitura de Salvador-BA.

  1. Questões de Educação Física: Histórico, Características e Importância Social.
  2. Questões de Aspectos curriculares da Educação Física escolar: Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Educação Física – metodologia, avaliação, estratégias de ensino e educação cidadã.
  3. Questões de Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e Educação Especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, valores éticos e estéticos.
  4. Questões de A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física e a pluralidade cultural.
  5. Questões de Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física.
  6. Questões de A importância do Jogo no processo de Educação Física: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos e Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular.
  7. Questões de Desportos: Regras, organização de competições e aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola. Esportes: individuais e coletivos. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; a capoeira como herança cultural na Bahia; ginástica olímpica e rítmica desportiva.
  8. Questões de Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física 4.

#26496
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Considerando a proposta das concepções abertas, para que o ensino da Educação Física se torne uma realidade significativa para os alunos, o trabalho do professor deve atender a determinadas práticas metodológicas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - O professor prepara as situações de ensino de tal maneira que estimulem os alunos a agir reflexivamente. 

II - O professor fornece meios ideais para que os alunos, de maneira organizada e eficiente, cumpram objetivos determinados previamente. 

III - O professor permite que os alunos exerçam a própria vontade, observando as soluções por eles criadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
#26497
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Quando o professor de Educação Física argumenta que o conteúdo de ensino por ele desenvolvido são as habilidades motoras, observa-se uma intervenção que, na história da Educação Física, representa a tendência

  • a) Construtivista-interacionista.
  • b) Humanista.
  • c) Sistêmica.
  • d) Crítico-Social dos Conteúdos.
  • e) Desenvolvimentista.
#26498
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são

  • a) objetos irrelevantes.
  • b) recursos didáticos.
  • c) recursos descartáveis.
  • d) alternativas motivadoras.
  • e) exigências sofisticadas.
#26499
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a

  • a) avaliação final.
  • b) avaliação classificatória.
  • c) avaliação somativa.
  • d) avaliação diagnóstica.
  • e) avaliação de desempenho.
#26500
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é

  • a) permitir um nível de aperfeiçoamento satisfatório nas modalidades esportivas.
  • b) garantir a determinação, a tenacidade e a disciplina inerentes a um futuro vencedor.
  • c) reprimir e até eliminar sentimentos, emoções e realizações significativas da vida de uma pessoa.
  • d) oportunizar melhor qualidade de vida através do movimento.
  • e) vislumbrar o futuro atleta olímpico.
#26501
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Nos ciclos finais do Ensino Fundamental, cada vez mais vem consolidando-se a necessidade de especificar-se o ensino através de aprendizagens específicas. Tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, durante a aprendizagem específica, é importante que o aluno sinta-se

  • a) seguro para realizar os movimentos técnicos e com eficiência visando à performance motora.
  • b) autônomo para dar significado à aprendizagem independente das intenções do professor.
  • c) feliz por realizar os movimentos de maneira livre em função de suas escolhas arbitrárias dos conteúdos da aprendizagem.
  • d) importante por se reconhecer como alguém portador de um saber diferenciado.
  • e) capaz de ensinar Educação Física.
#26502
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, “é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender”. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como

  • a) um modelo definido de homem e de mulher que se quer formar.
  • b) um modelo ideal de sociedade a ser perseguida.
  • c) uma adequação à sociedade vigente.
  • d) um processo externo de coerção e de imposição de valores e normas sociais.
  • e) um ato do presente visando à construção de um novo futuro.
#26503
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica em Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais?

  • a) O corpo é uma máquina que necessita de cuidados para manter-se funcionando harmonicamente.
  • b) O corpo é um sistema estritamente fisiológico, pois se trata de um organismo vivo.
  • c) O corpo é uma entidade autônoma, portanto, diferenciada da mente.
  • d) O corpo é uma construção sociocultural que, ao se movimentar, manifesta representações de si e do mundo que o cerca.
  • e) O corpo é um instrumento a serviço da inteligência.
#26504
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)

  • a) exercício de embate, com regras imperativas, visando à satisfação do jogador.
  • b) atividade frívola, incerta, de natureza competitiva e vertiginosa.
  • c) atividade voluntária, sujeita a regras, que se realiza em um espaço e tempo próprios e que promove a evasão da realidade.
  • d) prática visando à superação do acaso, com regras, cuja finalidade última é obter algum tipo de reconhecimento externo.
  • e) representação de um papel social, uma imitação forçada e um exercício de sobrevivência.
#26505
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Por meio do jogo, é possível manifestar sensivelmente ideias, valores, crenças e desejos que, muitas das vezes, seriam difíceis de serem expressos verbalmente. Nesse sentido, as atividades lúdicas podem também ser apropriadas como um componente importante dentro do processo

  • a) avaliativo.
  • b) performático.
  • c) quantitativo.
  • d) religioso.
  • e) técnico.