Prova Prefeitura de Ipojuca-PE - Conhecimentos Pedagógicos 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Prefeitura de Ipojuca (PE)- Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica 2013
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Prefeitura de Ipojuca (PE)- Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Superior do cargo de Professor. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Prefeitura de Ipojuca (PE)- Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Pedagógicos 2 do concurso Prefeitura de Ipojuca (PE)- Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica.
- Questões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9.394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Política Nacional da Educação Especial 2008; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Estatuto da Criança e do Adolescente; A escola e a sua função social; Processo de ensino-aprendizagem: dimensões cognitiva, socioafetiva e cultural; Gestão escolar e projeto pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social; Constituição de competências e processo de avaliação da aprendizagem; O planejamento como instrumento organizador da ação educativa e a organização do ensino
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Pedagógicos 2.
- #25679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Com base no disposto no ECA, assinale a opção correta.
- a) A família ampliada é aquela formada por um dos pais e seus filhos.
- b) Com o advento do novo Código Civil, que prevê que a capacidade plena é adquirida aos dezoito anos de idade, não é mais possível a aplicação do ECA às pessoas entre dezoito e vinte e um anos.
- c) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional pode ser superior a três anos quando verificada a sua necessidade, desde que haja decisão judicial nesse sentido, sendo desnecessária fundamentação.
- d) Criança ou adolescente não precisa ser ouvido antes de ser colocado em família substituta, sendo desnecessário seu consentimento.
- e) Falta ou carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
- #25680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Um adolescente torna-se plenamente capaz para a prática de todos atos da vida civil com:12 (doze) anos completos.
- a) 12 (doze) anos completos.
- b) 13 (treze) anos completos.
- c) 14 (quatorze) anos completos.
- d) 16 (dezesseis) anos completos.
- e) 18 (dezoito) anos completos.
- #25681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opçãoincorreta.
- a) A parturiente deve ser atendida, preferencialmente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
- b) A gestante tem direito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ao atendimento pré e perinatal.
- c) É dever do poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.
- d) Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos ou particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, que possibilite a permanência do neonato junto à mãe.
- e) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, excluídas as penitenciárias femininas, pois é vedada permanência de bebês no ambiente carcerário.
- #25682
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- . Bancas Diversas
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- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Creches, segundo a legislação vigente, são serviços da área da
- a) assistência social, destinados a crianças com até 3 anos de idade, cuja oferta é incumbência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
- b) educação, destinados a crianças de até 7 anos de idade, cuja oferta é incumbência do poder público municipal.
- c) educação, destinados a crianças maiores de 2 anos de idade, cuja oferta é incumbência do poder público federal.
- d) assistência social, destinados a crianças de até 5 anos de idade, cuja oferta é incumbência do poder público estadual.
- e) educação, destinados a crianças de zero a 3 anos de idade, cuja oferta é incumbência do poder público municipal.
- #25683
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
De acordo com o Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma pessoa com 14 (quatorze) anos de idade completos é considerada, respectivamente:
- a) Relativamente capaz e criança.
- b) Absolutamente incapaz e criança.
- c) Relativamente capaz e adolescente.
- d) Capaz e adolescente.
- e) Absolutamente incapaz e adolescente.
- #25684
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Ado- lescente (Lei no 8.069/90) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) asseguram o atendimento de crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas da rede pública. A propósito desse direito e de sua proteção judicial, considere as seguintes afirmações:
I. A repartição constitucional de competência impõe fundamentalmente ao Estado, ente federativo, o dever de atuar prioritariamente na educação infantil mediante a oferta de vaga em creche e pré-escolas.
II. É legítima a determinação da obrigação de fazer pelo Judiciário para tutelar o direito subjetivo do menor a tal assistência educacional, não havendo falar em discricionariedade da Administração Pública, que tem o dever legal de assegurá-lo, tampouco na teoria da reserva do possível enquanto arguição abstrata de tese de defesa.
III. O Município tem a obrigação de assegurar o acesso da criança à educação, cumprindo-lhe garantir vagas na rede pública, e, na falta destas, deve proporcionar, incontinenti, esse direito na rede privada, às suas expensas.
IV. O Ministério Público está legitimado, mediante ação civil pública, a tutelar esse direito, ainda que se trate de pedido voltado para uma única criança.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I e III.
- b) II e IV.
- c) I e IV.
- d) I e II.
- e) III e IV.
- #25685
- Banca
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- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que
- a) a idade mínima para a inscrição e realização de exames supletivos de conclusão do Ensino Médio é a de dezoito anos completos, respeitado o direito dos menores emancipados para os atos da vida civil.
- b) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio estendem-se, respectivamente, para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
- c) os cursos de Educação de Jovens e Adultos de nível médio deverão ser voltados especificamente para alunos de faixa etária superior à própria para a conclusão deste nível de ensino, ou seja, dezoito anos completos.
- d) quando da autorização de cursos de Educação de Jovens e Adultos, as instituições ofertantes apresentem aos órgãos responsáveis dos sistemas, para efeito de análise e avaliação, o regimento escolar e a proposta pedagógica.
- e) nos exames supletivos para efeito de certificado de conclusão do Ensino Médio, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino, a Língua Estrangeira é componente de oferta obrigatória e de prestação facultativa pelo aluno.
- #25686
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.
Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).
Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:
- a) Criticidade e Criatividade.
- b) Especialização e Protagonismo.
- c) Interdisciplinaridade e Contextualização.
- d) Diálogo e Reflexão.
- e) Pesquisa e Negociação.
- #25687
- Banca
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- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta
- a) define a escola como espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares, priorizando a competência de leitura e escrita.
- b) prioriza a escola como espaço de aquisição de conhecimento, com a oferta máxima de informações, de modo a permitir ao aluno selecionar o que é de seu interesse.
- c) propõe uma prática docente voltada à articulação das questões de interesse imediato do aluno, aos conteúdos curriculares pré-definidos, como meio de manter o aluno na escola.
- d) explicita um currículo para o Estado de São Paulo, porque as Diretrizes Curriculares Nacionais não atendem às necessidades das escolas públicas estaduais.
- e) implanta um modelo de currículo transdisciplinar, por meio de documentos orientadores da ação docente nessa perspectiva, privilegiando os projetos didáticos.
- #25688
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- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ipojuca-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que
I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.
Está correto o contido em
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.