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Prova Polícia Militar-SP - Literatura 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Militar-SP - Literatura 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Polícia Militar-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Literatura 1 do concurso Polícia Militar-SP.

  1. Questões de Literatura do concurso da Polícia Militar-SP para o cargo de Oficial da Polícia Militar.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Literatura 1.

#34776
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre o texto, pode-se afirmar que


I. o recurso da adjetivação foi empregado de modo a contribuir na construção de certo suspense; 


II. a heroína figura com características tipicamente românticas, tais como fragilidade, insegurança, ingenuidade; 


III. a tensão existente entre as personagens é perceptível e gira em torno de uma disputa matrimonial.


Está correto o que se afirma apenas em

  • a) III.
  • b) I.
  • c) II e III.
  • d) I e III.
  • e) I e II.
#34777
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Em – Fernando, ao penetrar nessa câmara nupcial, esqueceu um momento a pungente recordação... –, a expressão destacada é antônima a

  • a) cruciante.
  • b) comovente.
  • c) cáustica.
  • d) aguda.
  • e) superficial.
#34778
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

As ações da heroína, no momento em que vai dar a Fernando acesso ao aposento da reunião, demonstram que ela

  • a) manifestava desinteresse pela conversa.
  • b) estava no comando da situação.
  • c) estava certa de que ele não atenderia a seu chamado.
  • d) estava à mercê das exigências do marido.
  • e) previa resistência por parte do marido.
#34779
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A expressão – ... trocando com o marido um olhar de inteligência... – significa que

  • a) marido e mulher atribuíam um ao outro a qualidade da inteligência no olhar
  • b) marido e mulher trocavam olhares raivosos.
  • c) marido e mulher confirmavam um acordo por meio do gesto.
  • d) marido e mulher olhavam para a situação de modo inteligente.
  • e) Aurélia julgava-se superior ao marido em inteligência.
#34780
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A oração adaptada em que há inversão do sujeito é

  • a) Da profunda cisma a arrancou o tímpano da pêndula.
  • b) A moça estava absorta em uma profunda cisma.
  • c) Eram dez horas da noite.
  • d) O roupão era o mesmo da noite do casamento.
  • e) Empurrando a porta com estrépito de modo a ser ouvida.
#34781
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre o trecho – Ergueu-se então, e tirou da gaveta uma chave, atravessou a câmara nupcial, e abriu afoitamente aquela porta... –, é possível afirmar que

  • a) a predominância de orações subordinadas favorece o encadeamento das ações.
  • b) a composição de períodos coordenados e subordinados traz inconclusão às ações.
  • c) a ocorrência de apenas uma oração coordenada gerou o efeito de uma pausa sensível entre as ações.
  • d) o excesso de subordinações imprime certa prorrogação das ações.
  • e) a predominância de orações coordenadas imprime nitidez às ações do trecho.
#34782
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Depreende-se do poema que, numa batalha,

  • a) o oficial foi traído pela falência física de seu cavalo.
  • b) o cavalo batalhara até a exaustão.
  • c) mesmo a tecnologia de guerra não dispensa a cavalaria.
  • d) o animal morto pereceu em batalha, atingido por um ser humano.
  • e) a infantaria superou a cavalaria.
#34783
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

O lamento do oficial pela morte do cavalo

  • a) mostra seu arrependimento por maldades impingidas na guerra.
  • b) figura como um castigo por suas ações destrutivas.
  • c) manifesta sua incompreensão da natureza animal.
  • d) expressa seu repúdio ao aprisionamento e submissão de animais.
  • e) mescla-se com um desgosto pelas incoerências da natureza humana.
#34784
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Em – (…) Não te queixas. Não pensas. Não sabes. Indigno, / ver parar, pelo meu, teu inofensivo coração. –, há uma oposição entre os corações dos dois seres relacionados no poema – cavalo e soldado – que pode ser expressa, correta e respectivamente, pelo par

  • a) ignorante e paciente.
  • b) intolerante e passivo.
  • c) indigno e inconformado.
  • d) inocente e indigno.
  • e) inofensivo e resignado.
#34785
Banca
VUNESP
Matéria
Literatura
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Sobre a primeira estrofe, pode-se afirmar que

  • a) os períodos que estão na voz ativa trazem o maior impacto quanto à ideia de “gerar a guerra”.
  • b) na oração com voz passiva, o sujeito paciente é a morte.
  • c) vários agentes da passiva se alternam, agravando as ações de guerra.
  • d) os sujeitos das orações referem-se sempre ao mesmo grupo de seres.
  • e) o emprego da voz reflexiva é causador da reflexão proposta.