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Prova Polícia Militar-SP - Filosofia e Ética 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Militar-SP - Filosofia e Ética 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Polícia Militar-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Filosofia e Ética 1 do concurso Polícia Militar-SP.

  1. Questões de Filosofia e Ética do concurso da Polícia Militar-SP para o cargo de Oficial da Polícia Militar.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Filosofia e Ética 1.

#34758
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Como a obra de arte exige sempre um contato mínimo com um dos sentidos (por exemplo, a música com o ouvido, a pintura com a visão), o ramo da filosofia dedicado a essa experiência deveria invariavelmente chamar-se Estética, na esteira do termo grego aesthésis, que designa a sensação. Em completa oposição à lógica, conhecida como a ciência das regras do pensamento, a Estética, ao contrário, deveria ser aquela linha de pensamento dentro da filosofia cujo objetivo fosse determinar as regras, não do pensamento, mas da sensação, a partir das quais se poderia definir uma experiência estética.

(Ulisses Razzante Vaccari. “Por uma reflexão sobre o nascimento da filosofia da arte”. Revista Filosofia. In: http://filosofia.uol.com.br/ filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo134537-1.asp. Acesso em 07.06.2012)


Considerando as colocações do texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

  • a) A experiência estética é definida com clareza pelos filósofos a partir de um conceito universal de beleza.
  • b) As regras que definem uma experiência estética são racionalmente determinadas por critérios lógicos.
  • c) A Estética pode ser caracterizada como a disciplina filosófica que investiga os juízos valorativos da razão humana. 
  • d) A experiência estética tem por objetivo definir critérios racionais indubitáveis para a apreciação da obra de arte.
  • e) A busca pelas regras da sensação na experiência de contato com uma obra de arte é o objetivo central da Estética.
#34759
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Na cidade sois todos irmãos, (...) mas o deus que vos formou misturou ouro na composição daqueles de entre vós que são capazes de comandar: por isso são os mais preciosos. Misturou prata na composição dos auxiliares; ferro e bronze na dos lavradores e na dos outros artesãos. Em geral procriareis filhos semelhantes a vós; mas, visto que sois todos parentes, pode suceder que do ouro nasça um rebento de prata, da prata um rebento de ouro e que as mesmas transmutações se produzam entre os outros metais. Por isso, acima de tudo e principalmente, o deus ordena aos magistrados que zelem atentamente pelas crianças, que atentem no metal que se encontra misturado à sua alma e, se nos seus próprios filhos houver mistura de bronze ou ferro, que sejam impiedosos para com eles e lhes reservem o tipo de honra devida à sua natureza, relegando-os para a classe dos artesãos e lavradores; mas, se destes últimos nascer uma criança cuja alma contenha ouro ou prata, o deus quer que seja honrada, elevando-a à categoria de guarda ou à de auxiliar.

(Platão. República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 111)

Nesta passagem da República, Platão apresenta uma metáfora que descreve

  • a) a consagração de uma concepção democrática na polis ideal platônica.
  • b) os diferentes tipos essenciais de capacidades humanas segundo Platão.
  • c) o modelo militarista da organização social imperante em Esparta.
  • d) a organização democrática de Atenas, considerada ideal por Platão.
  • e) a igualdade intrínseca que caracteriza todos os habitantes da polis.
#34760
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.


(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)


A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) A noção de bioética permanece cristalizada em torno da discussão sobre as relações entre a filosofia e as ciências naturais.
  • b) A bioética global focaliza a sobrevivência humana baseada no controle dos fenômenos naturais por meio do conhecimento científico.
  • c) A sobrevivência humana sustentável a longo prazo depende de discussões técnicas conduzidas pelas ciências da saúde. 
  • d) A bioética enfrenta problemas cuja eventual solução exige uma abordagem simultaneamente humanista e científica.
  • e) A bioética ponte se estabelece pela junção entre as ciências médicas e as ciências biológicas para tratar questões éticas.
#34761
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições. (...) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta. 

(Hélio Schwartsman. “Cotas e ilusões”. Folha de São Paulo, 09.06.2012) 


O texto sugere que

  • a) instituir o sistema de cotas gera uma contradição entre a democratização das universidades federais e sua excelência.
  • b) adotar um critério de mérito no ingresso é necessário para preservar a excelência no ensino superior público federal.
  • c) atribuir cotas para ingresso no ensino superior público estabelece privilégios eticamente injustificáveis.
  • d) privilegiar alunos de escolas públicas nas universidades fede rais instaura preconceitos contra alunos de escolas privadas.
  • e) admitir cotas de alunos menos preparados como proposto é um imperativo ético de reparação de injustiças históricas.