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Prova O Sujeito Moderno para o Enem | ENEM

Prova O Sujeito Moderno para o Enem

PROVA O SUJEITO MODERNO PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de O Sujeito Moderno, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova O Sujeito Moderno para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de O Sujeito Moderno, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#186933
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(1,0) 1 - 

A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a

Prova O Sujeito Moderno para o Enem + IMAGEM 1

  • a) relações pessoais e o avanço tecnológico.
  • b) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
  • c) inclusão digital e a modernização das empresas.
  • d) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
  • e) revolução informática e a exclusão digital.
#186934
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(1,0) 2 - 

e os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.

AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).

Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque

  • a) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus.
  • b) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.
  • c) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.
  • d) por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
  • e) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.
#186935
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(1,0) 3 - 

A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.

The English Enlightenment, p. 1-3, apud MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 169 (adaptado).

Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:

  • a) Falsificação de teses.
  • b) Negação da observação.
  • c) Proposição de hipóteses.
  • d) Contemplação da natureza.
  • e) Universalização de conclusões.
#186936
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(1,0) 4 - 

Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano , mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

  • a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
  • b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
  • c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
  • d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
  • e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
#186937
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(1,0) 5 - 

A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes
que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

  • a) combater ações violentas na guerra entre as nações.
  • b) coagir e servir para refrear a agressividade humana.
  • c) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
  • d) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
  • e) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.
#186938
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(1,0) 6 - 

Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.

UME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que

  • a) os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.
  • b) o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.
  • c) as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
  • d) os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
  • e) as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
#186939
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(1,0) 7 - 

TEXTO I

A melhor banda de todos os tempos da última semana

O melhor disco brasileiro de música americana

O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado

O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

Não importa contradição

O que importa é televisão

Dizem que não há nada que você não se acostume

Cala a boca e aumenta o volume então.

MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).

TEXTO II

O fetichismo na música e a regressão da audição

Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.

ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)

  • a) lado efêmero e restritivo da indústria cultural.
  • b) baixa renovação da indústria de entretenimento.
  • c) influência da música americana na cultura brasileira.
  • d) fusão entre elementos da indústria cultural e da cultura popular.
  • e) declínio da forma musical em prol de outros meios de entretenimento.
#186940
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(1,0) 8 - 

Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.

AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de

  • a) refrear os movimentos religiosos contestatórios.
  • b) promover a atuação da sociedade civil na vida política.
  • c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.
  • d) reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística.
  • e) dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual.
#186941
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(1,0) 9 - 

Em A morte de Ivan Hitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. llitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la".
KAZEZ. J. O peso das coisas: filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro. Tinta Negra 2004
O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas. Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica

  • a) marxista, no contexto do materialismo histórico.
  • b) logicista, no propósito de entendimento dos fatos.
  • c) utilitarista, no sentido da racionalidade das ações.
  • d) pós-modemista, na discussão da fiuidez das relações.
  • e) existencialista, na questão do reconhecimento de si.
#186942
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(1,0) 10 - 

A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. Th Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

  • a) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
  • b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
  • c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
  • d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
  • e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.