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Prova MPU - Biologia 7 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova MPU - Biologia 7 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso MPU.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes MPU.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Biologia 7 do concurso MPU.

Questões de Biologia
1.1 Questões de Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
1.2 Questões de Sistemas de coordenadas e georreferenciamento.
2 Questões de Aspectos bióticos.
2.1 Questões de Noções de zoologia: regras de nomenclatura científica, divisão do reino animal, divisão do subfilo vertebrata até o nível de ordem.
2.2 Questões de Noções de botânica: taxionomia vegetal até o nível de classe, fitogeografia, evolução, ciclo de vida e células vegetais.
2.3 Questões de Ecologia: teia alimentar, nicho, habitat, populações, ecossistemas, biogeografia.
2.4 Questões de Biologia da conservação: biomas brasileiros; biodiversidade; extinção; tráfico de animais silvestres; desmatamento; explosão populacional; espécies ameaçadas de extinção; unidades de conservação.
3 Questões de Climatologia.
4 Questões de Noções de fitossociologia.
5 Questões de Noções de limnologia.
6 Questões de Noções de modelagem matemática.
7 Questões de Ecossistemas brasileiros.
8 Questões de Ecologia da paisagem.
9 Questões de Noções de ecossistemas aquáticos.
10 Questões de Noções de geografia humana.
11 Questões de Noções de Planejamento territorial.
12 Questões de Gestão e manejo dos recursos ambientais.
12.1 Questões de Zoneamento ecológico-econômico.
12.2 Questões de Instrumentos de controle e licenciamento.
12.3 Questões de Recursos hídricos.
12.4 Questões de Recuperação de áreas degradadas.
12.5 Questões de Proteção da biodiversidade.
12.6 Questões de Convenção da Biodiversidade.
12.7 Questões de Convenção de Ramsar.
12.8 Questões de Convenção de Marpol.
13 Questões de Manejo de fauna.
13.1 Questões de Introduções, reintroduções, translocações e adensamento populacional de fauna silvestre.
13.2 Questões de Manejo de fauna silvestre, suas populações e de metapopulações in situ e ex situ.
13.3 Questões de Contenção química e física de animais silvestres.
13.4 Questões de Nutrição de animais silvestres.
13.5 Questões de Doenças nutricionais.
13.6 Questões de Biossegurança aplicada ao manejo de fauna silvestre.
13.7 Questões de Medidas mitigadoras para a captura incidental de aves, mamíferos e répteis aquáticos em artes de pesca.
13.8 Questões de Fauna ameaçada de extinção - manejo de fauna invasora.
13.9 Questões de Taxonomia e sistemática de vertebrados.
13.10 Questões de Biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens.
14 Questões de Legislação.
14.1 Questões de Lei dos Crimes Ambientais: Lei nº 9.605/98. Regulamentação da Lei dos crimes ambientais: Decreto nº 6.514/2008.
14.2 Questões de Código Florestal: Lei nº 4.771/65 e alterações.
14.3 Questões de Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81 e alterações).
14.4 Questões de Licenciamento ambiental: Resolução CONAMA 237/97. 14.5 EIA/RIMA: Resolução CONAMA 01/86 e alterações.
14.5 Questões de Recursos hídricos – Lei nº 9.433/97.
14.6 Questões de Lei nº 5.197/67 – Lei de Fauna.
14.7 Questões de Decreto nº 4.339/2002 – Política Nacional da Biodiversidade.
14.8 Questões de Decreto nº 6.514/2008.
14.9 Questões de Acordos internacionais para a conservação de espécies terrestres e aquáticas.

  1. Questões de 14.10.1 Convenção da Diversidade Biológica (CDB).
  2. 14.10.2 Decreto nº 3.607/2000 – CITES.
    14.10 Questões de IN MMA 03/2003 - Lista de Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
    14.11 Questões de Aplicação de legislação sobre fauna em cativeiro (IN IBAMA 169/08,179/08).
    14.12 Questões de Resolução CONAMA 384/06 – Termo de depósito doméstico provisório.
    14.13 Questões de Resolução CONAMA 394/07 – Criação de animais silvestres como pet.
    14.14 Questões de Lei nº 7.173/83 - Zoológicos.
    14.15 Questões de Resoluções CONAMA nºs 09/87, 13/90, 302/02, 303/02, 369/06, 371/06 e 387/06.
    14.16 Questões de 14.17 Instruções normativas do IBAMA nºs 184/2008 e 146/2007.
    15 Questões de Iso 14.000.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Biologia 7.

#29217
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Determinado perito foi chamado para investigar a ocorrência de grande mortandade de peixes em um corpo de água. Inicialmente, verificou que morriam os peixes pequenos e, nos dias subsequentes, peixes de todos os tamanhos. Constatou, ainda, em sua análise, que os peixes apresentavam comportamento convulsivo e letárgico, que a mortandade ocorria somente durante as horas mais quentes do dia e que o pH da água era elevado. 

 

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

 

O quadro ambiental apresentado é indicativo de ocorrência seletiva de espécies de peixes mortos, ao final do processo.

#29218
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem, principalmente com o crescimento e a popularização da informática. Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos elementos do SIG, julgue os itens a seguir.

 

Os dados em SIG apresentam dois tipos de formatos: matricial ou vetorial, sendo impraticável qualquer tipo de conversão entre eles.

#29219
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem, principalmente com o crescimento e a popularização da informática. Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos elementos do SIG, julgue os itens a seguir.

 

São exemplos de métodos interpolativos em SIG: o de Krige, ou Kriging, o de Thiessen, o do inverso da distância e o da rede triangular irregular, sendo o método da rede triangular irregular muito utilizado para gerar modelo numérico do terreno, do qual podem ser derivados outros planos de informação, como a declividade.

#29220
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Com relação ao ecossistema e à biogeografia brasileira, julgue os itens seguintes.

 

De acordo com o mapa de biomas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os três maiores biomas continentais brasileiros, em ordem decrescente de área, são: amazônia, cerrado e mata atlântica.

#29221
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Acerca do ciclo de vida e da estrutura celular das plantas, julgue os itens a seguir.

 

No ciclo de vida dos vegetais, pode ser identificada a alternância de gerações entre as fases gametófito e esporófito. A fase duradoura das plantas vasculares corresponde ao esporófito; por outro lado, nos musgos, essa fase é representada pelo gametófito.

#29222
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

No que se refere ao reino animal, julgue o item subsequente.

 

Os animais conhecidos popularmente como gambás pertencem ao gênero Didelphis, por sua vez pertencentes à ordem Didelphimorphia. A ordem Didelphimorphia pertence à subclasse Rodentia, classe Mammalia e subfilo Vertebrata.

#29223
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Em texto publicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o professor Aziz Nacib Ab Sáber critica as propostas de modificação do Código Florestal brasileiro e os principais argumentos de seus defensores. Entre as críticas apresentadas pelo professor, listam-se: a proteção da vegetação somente até sete metros e meio da margem de todos os rios do território brasileiro; o plantio de espécies homogêneas, como eucalipto e pínus, em áreas muito desmatadas ou degradadas; a permissão de desmate total para propriedades familiares com até 400 hectares; e a redução, de 80% para 20%, do limite de reserva legal na Amazônia. Reforçando a primeira crítica, Ab Sáber comenta tratar-se de desconhecimento entristecedor sobre a ordem de grandeza das redes hidrográficas do território intertropical brasileiro. A própria comunidade amazônica já reconheceu fatos referentes à tipologia dos rios regionais, denominados, na linguagem local, em ordem crescente, igarapés, riozinhos, rios e parás. Com relação à segunda crítica, o professor argumenta que, ao se arrendarem de incautos proprietários terras para o plantio de eucaliptos ou pínus por 30 anos, sabendo-se que os donos da terra podem morrer quando se completar o prazo, cria-se um grande problema judicial e econômico para os herdeiros, pois o cenário pós-corte dessas árvores impede a posterior reutilização das terras para atividades agrárias. Ab Sáber também prevê que, com a ampliação das áreas desmatáveis nas propriedades rurais, o desmatamento seguirá por rodovias, ramais e sub-ramais. Acerca da redução do limite legal da Amazônia, o professor propõe, aos que defendem que a taxa de proteção interna da vegetação florestal na Amazônia seja de 20%, que analisem o que aconteceu nos espaços ecológicos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais com a adoção desse percentual. O professor conclui que “seria necessário que os pretensos reformuladores do Código Florestal lançassem sobre o papel os limites de glebas de quinhentos a milhares de hectares e, dentro de cada parcela das glebas, colocassem indicações de 20% correspondentes às florestas ditas preservadas”.

Considerando os assuntos abordados no texto acima, julgue os itens de 61 a 75. 

 

De acordo com a teoria do rio contínuo, espera-se que os igarapés tenham baixa produtividade primária líquida.

#29224
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Com relação ao ecossistema e à biogeografia brasileira, julgue os itens seguintes.

 

Por se basearem em dados de precipitação e temperatura, as zonas climáticas de Walter e os biomas de Whittaker auxiliam a compreensão da biogeografia para diferentes tipos de vegetação no mundo. As representações de Walter e de Whittaker desconsideram a sazonalidade da precipitação, por isso não contemplam as formas de vegetação das florestas tropicais sazonais.

#29225
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Acerca da conservação ambiental, julgue os itens que se seguem.

 

No Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, a metodologia adotada para a revisão da fauna ameaçada abrange as seguintes categorias: extinto, regionalmente extinto, provavelmente extinto, criticamente em perigo, em perigo, e vulnerável.

#29226
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Acerca da conservação ambiental, julgue os itens que se seguem.

 

O modelo de reserva da biosfera proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e adotado pelo Brasil é constituído de três categorias de zonas: zonas-núcleo, zonas de amortecimento e zonas de transição.

#29227
Banca
CESPE
Matéria
Biologia
Concurso
MPU
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 11 - 

Determinado perito foi chamado para investigar a ocorrência de grande mortandade de peixes em um corpo de água. Inicialmente, verificou que morriam os peixes pequenos e, nos dias subsequentes, peixes de todos os tamanhos. Constatou, ainda, em sua análise, que os peixes apresentavam comportamento convulsivo e letárgico, que a mortandade ocorria somente durante as horas mais quentes do dia e que o pH da água era elevado. 

 

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

 

As evidências apresentadas indicam, a floração de algas como causa provável da mortandade dos peixes.