Prova MPU - Biologia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso MPU.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes MPU.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Biologia 3 do concurso MPU.
Questões de Biologia
1.1 Questões de Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
1.2 Questões de Sistemas de coordenadas e georreferenciamento.
2 Questões de Aspectos bióticos.
2.1 Questões de Noções de zoologia: regras de nomenclatura científica, divisão do reino animal, divisão do subfilo vertebrata até o nível de ordem.
2.2 Questões de Noções de botânica: taxionomia vegetal até o nível de classe, fitogeografia, evolução, ciclo de vida e células vegetais.
2.3 Questões de Ecologia: teia alimentar, nicho, habitat, populações, ecossistemas, biogeografia.
2.4 Questões de Biologia da conservação: biomas brasileiros; biodiversidade; extinção; tráfico de animais silvestres; desmatamento; explosão populacional; espécies ameaçadas de extinção; unidades de conservação.
3 Questões de Climatologia.
4 Questões de Noções de fitossociologia.
5 Questões de Noções de limnologia.
6 Questões de Noções de modelagem matemática.
7 Questões de Ecossistemas brasileiros.
8 Questões de Ecologia da paisagem.
9 Questões de Noções de ecossistemas aquáticos.
10 Questões de Noções de geografia humana.
11 Questões de Noções de Planejamento territorial.
12 Questões de Gestão e manejo dos recursos ambientais.
12.1 Questões de Zoneamento ecológico-econômico.
12.2 Questões de Instrumentos de controle e licenciamento.
12.3 Questões de Recursos hídricos.
12.4 Questões de Recuperação de áreas degradadas.
12.5 Questões de Proteção da biodiversidade.
12.6 Questões de Convenção da Biodiversidade.
12.7 Questões de Convenção de Ramsar.
12.8 Questões de Convenção de Marpol.
13 Questões de Manejo de fauna.
13.1 Questões de Introduções, reintroduções, translocações e adensamento populacional de fauna silvestre.
13.2 Questões de Manejo de fauna silvestre, suas populações e de metapopulações in situ e ex situ.
13.3 Questões de Contenção química e física de animais silvestres.
13.4 Questões de Nutrição de animais silvestres.
13.5 Questões de Doenças nutricionais.
13.6 Questões de Biossegurança aplicada ao manejo de fauna silvestre.
13.7 Questões de Medidas mitigadoras para a captura incidental de aves, mamíferos e répteis aquáticos em artes de pesca.
13.8 Questões de Fauna ameaçada de extinção - manejo de fauna invasora.
13.9 Questões de Taxonomia e sistemática de vertebrados.
13.10 Questões de Biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens.
14 Questões de Legislação.
14.1 Questões de Lei dos Crimes Ambientais: Lei nº 9.605/98. Regulamentação da Lei dos crimes ambientais: Decreto nº 6.514/2008.
14.2 Questões de Código Florestal: Lei nº 4.771/65 e alterações.
14.3 Questões de Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81 e alterações).
14.4 Questões de Licenciamento ambiental: Resolução CONAMA 237/97. 14.5 EIA/RIMA: Resolução CONAMA 01/86 e alterações.
14.5 Questões de Recursos hídricos – Lei nº 9.433/97.
14.6 Questões de Lei nº 5.197/67 – Lei de Fauna.
14.7 Questões de Decreto nº 4.339/2002 – Política Nacional da Biodiversidade.
14.8 Questões de Decreto nº 6.514/2008.
14.9 Questões de Acordos internacionais para a conservação de espécies terrestres e aquáticas.
- Questões de 14.10.1 Convenção da Diversidade Biológica (CDB).
- 14.10.2 Decreto nº 3.607/2000 – CITES.
14.10 Questões de IN MMA 03/2003 - Lista de Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
14.11 Questões de Aplicação de legislação sobre fauna em cativeiro (IN IBAMA 169/08,179/08).
14.12 Questões de Resolução CONAMA 384/06 – Termo de depósito doméstico provisório.
14.13 Questões de Resolução CONAMA 394/07 – Criação de animais silvestres como pet.
14.14 Questões de Lei nº 7.173/83 - Zoológicos.
14.15 Questões de Resoluções CONAMA nºs 09/87, 13/90, 302/02, 303/02, 369/06, 371/06 e 387/06.
14.16 Questões de 14.17 Instruções normativas do IBAMA nºs 184/2008 e 146/2007.
15 Questões de Iso 14.000.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Biologia 3.
- #29170
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os levantamentos fitossociológicos são realizados por diversas metodologias, entre elas, a metodologia do método das parcelas e o método do ponto-quadrante. Os dados produzidos nessas metodologias permitem calcular índices fitossociológicos diversos. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Uma das características do método do ponto-quadrante é que são amostrados apenas quatro indivíduos para cada ponto alocado, não havendo o risco de amostrar o mesmo indivíduo em pontos distintos.
- #29171
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Os levantamentos fitossociológicos são realizados por diversas metodologias, entre elas, a metodologia do método das parcelas e o método do ponto-quadrante. Os dados produzidos nessas metodologias permitem calcular índices fitossociológicos diversos. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
O índice de valor de importância (IVI), utilizado frequentemente em levantamentos de estrutura de vegetação, considera valores de densidade, frequência e dominância das espécies. Assim, o IVI é afetado tanto pelo número de indivíduos amostrados para a espécie quanto pelo tamanho dos indivíduos.
- #29173
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem, principalmente com o crescimento e a popularização da informática. Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos elementos do SIG, julgue os itens a seguir.
A mesa digitalizadora, equipamento importante do SIG, é interface física que permite a transformação de informação analógica em digital por meio de processo manual.
- #29175
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Atualmente, há maior demanda por informações e dados que estejam no espaço, ou seja, georreferenciados. Há vinte anos, essa realidade era algo distante e acessível para poucos especialistas, mas hoje tudo pode ser manuseado e disponibilizado na rede mundial de computadores. No entanto, alguns aspectos elementares do processo cartográfico devem ser observados sempre. A respeito dos sistemas de coordenadas e dos georreferenciamentos, julgue o item subsequente.
No sistema UTM, o planeta é divido em 60 fusos, cada qual com 6º de longitude. Para cada fuso, é associado um sistema cartesiano métrico de referência, no qual a longitude tem 500.000 m como limite, e a latitude, 10.000 m.
- #29176
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo das ciências ambientais. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Quanto mais límpido for o ar, mais facilmente o vapor de água se condensa à para formar nuvens.
- #29177
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo das ciências ambientais. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
A causa primordial do movimento do ar é o desenvolvimento e a manutenção de um gradiente de pressão horizontal, que funciona como a força motivadora para o ar se movimentar.
- #29178
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo das ciências ambientais. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
A umidade relativa, medida de umidade do ar mais popularmente usada para indicar a quantidade de vapor de água existente no ar, é facilmente obtida e computada usando- se termômetros de mercúrio de bulbo seco ou de bulbo úmido.
- #29179
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Os javalis Sus scrofa scrofa, originários do norte da África e sudoeste da Ásia, são mamíferos artiodátilos, agressivos e resistentes, que vivem em bandos, são robustos, muito corpulentos e cobertos por pelos grossos, podendo atingir até 200 kg de massa. São normalmente menores que suínos domésticos. Esse suídeo, classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem piores espécies exóticas invasoras, causa danos em culturas agrícolas, ataca animais de criação, transmite doenças, dispersa plantas daninhas e altera processos ecológicos por meio do forrageio, sobretudo o de regeneração natural.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Considerando-se um plano de controle de javalis, é cabível o mapeamento de áreas de ocorrência em simpatria com pecarídeos silvestres (cateto e queixada).
- #29180
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os javalis Sus scrofa scrofa, originários do norte da África e sudoeste da Ásia, são mamíferos artiodátilos, agressivos e resistentes, que vivem em bandos, são robustos, muito corpulentos e cobertos por pelos grossos, podendo atingir até 200 kg de massa. São normalmente menores que suínos domésticos. Esse suídeo, classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem piores espécies exóticas invasoras, causa danos em culturas agrícolas, ataca animais de criação, transmite doenças, dispersa plantas daninhas e altera processos ecológicos por meio do forrageio, sobretudo o de regeneração natural.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
A presença, nos javalis, de variantes sorológicas da Leptospira interrogans, responsáveis pelos casos de leptospirose em seres humanos, é pouco preocupante, devido à distância taxonômica, que impede a transmissão de doenças, não sendo, portanto, necessárias medidas de biossegurança no trato de exemplares desse animal trazidos a zoológicos.
- #29181
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- MPU
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os javalis Sus scrofa scrofa, originários do norte da África e sudoeste da Ásia, são mamíferos artiodátilos, agressivos e resistentes, que vivem em bandos, são robustos, muito corpulentos e cobertos por pelos grossos, podendo atingir até 200 kg de massa. São normalmente menores que suínos domésticos. Esse suídeo, classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem piores espécies exóticas invasoras, causa danos em culturas agrícolas, ataca animais de criação, transmite doenças, dispersa plantas daninhas e altera processos ecológicos por meio do forrageio, sobretudo o de regeneração natural.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Além das características já apontadas, o javali apresenta alto potencial reprodutivo.