Processando...

Prova MPE-BA - Governança de TI 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova MPE-BA - Governança de TI 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso MPE-BA.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FESMIP, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes MPE-BA.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Governança de TI 1 do concurso MPE-BA.

  1. Questões de Governança de Tecnologia da Informação: Conceitos básicos; planejamento estratégico; gerência de portfólio; escritório de projetos: implantação, estrutura e funcionamento.
  2. Questões de COBIT 4.1: conceitos básicos, estrutura e objetivos, requisitos da informação, recursos de tecnologia da informação, domínios, processos e objetivos de controle.
  3. Questões de ITIL v.3: conceitos básicos, estrutura e objetivos; processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Governança de TI 1.

#32057
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No COBIT 4.1, identificar e alocar custos, assegurar a conformidade com requisitos externos e gerenciar mudanças pertencem, respectivamente, aos domínios conhecidos como

  • a) Entregar e Suportar; Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar.
  • b) Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar; Planejar e Organizar.
  • c) Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar.
  • d) Entregar e Suportar; Monitorar e Avaliar; Adquirir e Implementar.
  • e) Entregar e Suportar; Planejar e Organizar; Monitorar e Avaliar.
#32058
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Para o ITIL, a melhoria contínua constitui um dos elementos do ciclo de vida dos serviços e utiliza-se de métricas, para mensurar e estabelecer metas que demonstrem a maturidade e o desempenho dos serviços. Os principais tipos de métricas definidos pelo ITIL, na melhoria de serviço continuada, são os correlacionados aos números: 

1. Métricas de processo. 
2. Métricas de fornecedor. 
3. Métricas de serviço. 
4. Métricas de Tecnologia. 
5. Métricas de Negócio.

Assim, a alternativa que contém a resposta correta é a

  • a) 1, 2 e 3.
  • b) 1, 2 e 4.
  • c) 1, 3 e 4.
  • d) 2, 3 e 5.
  • e) 2, 4 e 5.
#32059
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O processo ITIL, responsável por registrar o relacionamento entre componentes de serviço, é denominado de Gerenciamento de

  • a) Incidente.
  • b) Mudança.
  • c) Nível de Serviço.
  • d) Portfólio de Serviço.
  • e) Ativo de Serviço e da Configuração.
#32060
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre o relacionamento entre o Sistema de Gerenciamento da Configuração (SGC) e o Sistema de Gerenciamento do Conhecimento de Serviço (SGCS), é correto afirmar:

  • a) O SGC integra o SGCS.
  • b) O SGCS é parte do SGC.
  • c) O SGC e SGCS são a mesma coisa.
  • d) Não há relacionamento entre o SGC e o SGCS.
  • e) O SGCS é um link entre o SGC e a base de dados do Gerenciamento da Configuração.
#32061
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

No COBIT, as questões relacionadas ao gerenciamento dos níveis de serviço e ao gerenciamento dos serviços de terceiros são definidas no domínio de processos de

  • a) Entrega e suporte.
  • b) Manutenção e serviços.
  • c) Monitoração e avaliação.
  • d) Aquisição e implementação.
  • e) Planejamento e organização.
#32062
Banca
FESMIP
Matéria
Governança de TI
Concurso
MPE-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

No que se refere ao COBIT 4.1, pode-se afirmar:

  • a) O domínio Entregar e Suportar (DS) encarrega-se das mudanças e da manutenção de sistemas existentes, enquanto o domínio Adquirir e Implementar (AI) recebe as soluções e as torna disponíveis aos usuários finais.
  • b) Objetivo de controle é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas associadas às estruturas organizacionais, que têm por objetivo garantir que os requisitos de negócios sejam alcançados.
  • c) O COBIT utiliza um modelo de maturidade para avaliar a implementação e seus processos e, de acordo com o COBIT, os níveis de matur idade são: 0 – incompleto; 1 – realizável; 2 – gerenciado; 3 – definido; 4 – gerenciado quantitativamente e 5 – otimizado.
  • d) Determinar o direcionamento tecnológico, identificar soluções automatizadas e definir níveis de serviço são processos do domínio Planejar e Organizar (PO).
  • e) No COBIT, os recursos de TI – aplicações, informação, infraestrutura e pessoas – são gerenciados por processos de TI para gerar, entregar e estocar a informação que a organização precisa para alcançar seus objetivos.