Processando...

Prova Meio ambiente e sociedade para o Enem | ENEM

Prova Meio ambiente e sociedade para o Enem

PROVA MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Meio ambiente e sociedade, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova Meio ambiente e sociedade para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Meio ambiente e sociedade, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#186573
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL,P. Terra dos Homens: a geografia. São Paulo: Contexto,2010 (adaptado)


No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

  • a) política de apropriação efetiva do espaço.
  • b) econômica de uso de recursos do espaço.
  • c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
  • d) natural de composição por elementos físicos do espaço.
  • e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
#186574
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

TEXTO I

Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.

BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.

TEXTO II

O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.

Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela

  • a) objetificação do espaço físico.
  • b) retomada do modelo criacionista.
  • c) recuperação do legado ancestral.
  • d) infalibilidade do método científico.
  • e) formação da cosmovisão holística.
#186575
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.
São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado)


O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

  • a) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
  • b) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
  • c) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
  • d) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
  • e) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
#186576
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A Justiça de São Paulo decidiu multar os supermercados que não fornecerem embalagens de papel ou material biodegradável. De acordo com a decisão, os estabelecimentos que descumprirem a norma terão de pagar multa diária de R$ 20 mil, por ponto de venda. As embalagens deverão ser disponibilizadas de graça e em quantidade suficiente.

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

A legislação e os atos normativos descritos estão ancorados na seguinte concepção:

  • a) Implantação da ética comercial.
  • b) Manutenção da livre concorrência.
  • c) Garantia da liberdade de expressão.
  • d) Promoção da sustentabilidade ambiental.
  • e) Enfraquecimento dos direitos do consumidor.
#186577
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:

Prova Meio ambiente e sociedade para o Enem + IMAGEM 1

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida.

A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é

  • a) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.
  • b) servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.
  • c) reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio.
  • d) impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).
  • e) destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage como oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.
#186578
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3 000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os
bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em:10 abr. 2010 (adaptado).


Que substâncias poderiam ter a mesma função do 02 na respiração celular realizada pelos loricíferos?

  • a) S e CH4
  • b) S e N03
  • c) H2 e NO3,
  • d) C02 e CH4
  • e) H2 e CO2
#186579
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
BROWN, T. Química a Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação: CH4(g) + H2O(v) + calor ⇌ CO(g) + 3 H2( g ) e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia

  • a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente.
  • b) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle.
  • c) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente.
  • d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
  • e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
#186580
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas de Saúde.
Ano 1 ,n °4 , dez. 2000 (adaptado)


Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

  • a) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.
  • b) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.
  • c) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
  • d) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.
  • e) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.
#186581
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A liberação dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode provocar depleção de ozônio (O3) na estratosfera. O ozônio estratosférico é responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, a qual é nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de ozônio, é ilustrado simplificadamente na figura.

Quimicamente, a destruição do ozônio na atmosfera por gases CFCs é decorrência da

  • a) clivagem da molécula de ozônio pelos CFCs para produzir espécies radicalares.
  • b) produção de oxigênio molecular a partir de ozônio, catalisada por átomos de cloro.
  • c) oxidação do monóxido de cloro por átomos de oxigênio para produzir átomos de cloro.
  • d) reação direta entre os CFCs e o ozônio para produzir oxigênio molecular e monóxido de cloro.
  • e) reação de substituição de um dos átomos de oxigênio na molécula de ozônio por átomos de cloro
#186582
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Meio ambiente e sociedade
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.

SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).

Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode

  • a) alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento.
  • b) romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento.
  • c) prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento.
  • d) romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento.
  • e) desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento.