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Prova IFSP - Pedagogia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFSP - Pedagogia 3 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFSP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IFSP, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFSP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 3 do concurso IFSP.

  1. Questões de Pedagogia do IFSP.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 3.

#34467
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.

  • a) Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 100% e a taxa líquida para 75% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. 
  • b) Ampliar o investimento público em educação até atingir o mínimo de 10% do (PIB) do país.
  • c) Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 100%, nesta faixa etária.
  • d) Atingir a média nacional 6,0 no IDEB relativo aos anos iniciais do ensino fundamental, hoje em 4,6. Chegar a uma média superior a 5,0 no ensino médio, hoje menor que 4,0. 
  • e) Oferecer educação em tempo integral em 100% das escolas públicas de educação básica. 
#34468
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

Quando um aluno comete ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:

  • a) só pode ter publicidade se houver, no regimento da instituição, devidamente autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, a previsão da aplicação da sanção e de sua divulgação, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • b) pode ser tornada pública uma vez que a proibição de publicidade de atos cometidos por adolescentes só é aplicada em casos de procedimento policial ou judicial, não havendo referência aos procedimentos de caráter administrativo, conforme indica o artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente. 
  • c) não pode ter publicidade, exceto se devidamente autorizada, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe essa prática e impõe, a quem a pratica, multa de três a vinte salários de referência e o dobro desse valor, em caso de reincidência.
  • d) só pode ter publicidade quando se tratar de escola particular, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 247, proíbe, aos sistemas públicos de ensino, a comunicação de atos infracionários cometidos por adolescentes. 
  • e) pode ter publicidade no âmbito dos Institutos Federais, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe e multa essa prática, se aplica somente nas esferas municipais e estaduais, sendo a Procuradoria Geral Federal responsável por esse tipo de ato quando praticado na esfera do governo federal. 
#34469
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Sobre o Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:

  • a) aos menores de 14 anos é proibido qualquer tipo de trabalho, uma vez que a legislação atual prevê que a aprendizagem industrial somente se aplica aos adolescentes que tenham 16 anos completos.
  • b) é proibido qualquer trabalho a menor de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz, situação que se configura como aprendizagem e que não prevê o recebimento de salário. 
  • c) é proibido qualquer trabalho aos menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz, situação em que, mesmo havendo recebimento de salário, não se desfigura seu caráter educativo. 
  • d) ao menor de quatorze anos é vedado trabalho somente quando realizado no período noturno ou for considerado perigoso, insalubre ou penoso. 
  • e) qualquer remuneração que o adolescente receba pelo trabalho efetuado ou pela participação na venda dos produtos de seu trabalho desfigura o caráter educativo. 
#34470
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

Sobre a inclusão curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar: 

  • a) o sistema educacional federal deve garantir a sua inclusão, como disciplina obrigatória, nos cursos de formação de professores, em nível superior, nos demais cursos de educação superior e na educação profissional. 
  • b) deve ser feita sua inclusão, como disciplina obrigatória, no curso normal de nível médio, no curso normal superior, no curso de Pedagogia, no curso de educação especial e no curso de Fonoaudiologia. Nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, deve ser incluída como disciplina optativa.
  • c) constitui-se em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos superiores de formação de professores e na educação profissional.
  • d) constitui-se em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos superiores de formação de professores quando ofertados pelas escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
  • e) deve ser feita sua inclusão, como disciplina obrigatória, somente no curso de Pedagogia, no curso de Educação Especial e no curso de Fonoaudiologia. Nos demais cursos de educação superior e na educação profissional deve ser incluída como disciplina optativa. 
#34471
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas, entre outros objetivos, para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. 

Assinale a alternativa cuja sigla caracteriza o sistema descrito no texto. 

  • a) Prouni. 
  • b) Enade. 
  • c) SINAES.
  • d) SARESP. 
  • e) INEP. 
#34472
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa cujo texto vai de encontro ao previsto na Lei nº 11.645/2008, que altera o artigo 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 

  • a) Institui o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 
  • b) Determina que, no prazo de dez anos, sejam criadas, no âmbito curricular no ensino médio, a disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e indígena. 
  • c) Indica como conteúdos a serem trabalhados a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. 
  • d) Indica conteúdos relativos à história e cultura indígena, tais como a luta dos povos indígenas no Brasil, a cultura indígena brasileira e o índio na formação da sociedade nacional. 
  • e) Elege, especialmente, as áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras para ministrarem os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros. 
#34473
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
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médio

(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Lei nº 9.394/96, regras comuns aos níveis de ensino fundamental e médio. 

  • a) Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar não pode admitir formas de progressão parcial, mas podem ser organizadas classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de matemática, física, química ou outros componentes curriculares que apresentam altos níveis de repetência.
  • b) Na verificação do rendimento escolar, a avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, quando houver.
  • c) São obrigatórios estudos de recuperação, de preferência ao final do período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. 
  • d) Cabe às escolas o controle de frequência, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação. 
  • e) A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, por transferência ou mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino. 
#34474
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 8 - 

Sobre a educação física no currículo escolar, é correto afirmar que: 

  • a) é facultativa aos alunos matriculados na educação básica, desde que comprovem o cumprimento de jornada de trabalho superior a seis horas. 
  • b) é componente curricular da educação básica, sendo sua oferta facultativa aos estabelecimentos de ensino. 
  • c) é facultativa aos alunos maiores de 30 anos, desde que comprovem ter prole. 
  • d) na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não há previsão de sua obrigatoriedade para os cursos superiores. 
  • e) a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a torna obrigatória, inclusive nos cursos de pós-graduação. 
#34475
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 9 - 

Sobre a regulamentação da educação a distância, dada pelo Decreto nº 5.622/2005, é correto afirmar que: 

  • a) nos ensinos fundamental e médio, poderá ser utilizada como complementação de aprendizagem ou em situações emergenciais que se caracterizam, entre outras, quando os alunos se encontram em situação de cárcere. 
  • b) trata-se de uma modalidade educacional na qual a mediação ocorre exclusivamente com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
  • c) deverá ser prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais somente para estágios obrigatórios ou defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos nos planos de curso.
  • d) poderá ser ofertada em todos os níveis e modalidades educacionais, irrestritamente, bastando que os cursos sejam autorizados pelos Conselhos de Educação dos estados ou municípios. 
  • e) seus cursos e programas somente poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados pelos estudantes em cursos e programas dessa mesma modalidade. 
#34476
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

Observe o texto a seguir, que trata de uma das técnicas de ensino: 

O aluno não só vê o que está acontecendo, como também escuta o barulho feito pela serra, pela batida do martelo ou pela máquina em funcionamento; sente o cheiro das aparas de madeira e do óleo de corte e, pelo tato, percebe se uma superfície está bem lisa ou se uma junta está bem certa. Mais ainda, a atenção do aluno pode ser dirigida para os pontos mais importantes a serem observados com mais cuidado.” (Wilber, apud Veiga, 2006, p. 147) 

Essa técnica é chamada de: 

  • a) transposição didática.
  • b) estudo do meio. 
  • c) aula expositiva dialogada.
  • d) trabalho de campo. 
  • e) demonstração didática.