Prova IFSP - Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFSP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IFSP, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFSP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 2 do concurso IFSP.
- Questões de Pedagogia do IFSP.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 2.
- #34457
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes), por meio da oferta de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital etc. Trata-se do:
- a) Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).
- b) Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir).
- c) Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
- d) Programa Universidade para Todos (Prouni).
- e) Programa de Extensão Universitária (ProExt).
- #34458
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
É a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância. A Secretaria deve zelar para que a legislação educacional seja cumprida e suas ações buscam induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão dos cursos e instituições, da conformidade às diretrizes curriculares nacionais e de parâmetros de qualidade de cursos e instituições. Trata-se do
- a) Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
- b) Secretaria de Educação Superior (Sesu).
- c) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
- d) Secretaria de Educação Básica.
- e) Conselho Nacional de Educação.
- #34459
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Lançado em 2007, visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Esse projeto é denominado:
- a) Pró-funcionário.
- b) e-Tec Brasil.
- c) Pronatec.
- d) TEC NEP.
- e) Mulheres Mil.
- #34460
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Um dos princípios que fundamenta a atual proposta de Educação de Jovens e Adultos integrada á Educação Profissional – Proeja, diz respeito ao papel e compromisso que entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais têm com o atendimento da população em suas ofertas educacionais. Esse princípio pode ser resumido pelo termo:
- a) acomodação.
- b) síntese.
- c) movimento.
- d) inclusão.
- e) respeito.
- #34461
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O teórico espanhol Gimeno Sacristán afirma que ... a realidade não se reduz ao que parece evidente de forma mais imediata: é preciso esquadrinhar nela, descobrir o que não está evidente. (...) Ao lado do currículo que se diz estar desenvolvendo, expressando ideais e intenções, existe outro que funciona subterraneamente, que se denomina ____________. Na experiência prática que os alunos / as têm se misturam ou interagem ambos; é nessa experiência que encontramos o currículo real.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
- a) prescrito.
- b) oculto.
- c) linear.
- d) geral.
- e) avaliado.
- #34462
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que apresenta uma determinação decorrente da alteração dada pela Lei nº 11.274/2006 à atual Lei nº 9.394/96, e que diz respeito aos tempos e idades escolares na educação básica.
- a) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores a partir dos sete anos de idade.
- b) A educação infantil passa a ter a duração total de quatro anos, atendendo, na creche, crianças de zero a quatro anos e, na pré-escola, as que completarem cinco anos após o início do ano letivo.
- c) O ensino fundamental obrigatório terá duração de nove anos, iniciando-se aos seis anos de idade.
- d) O ensino fundamental terá duração de nove anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos sete anos de idade.
- e) A primeira etapa da educação básica passa a denominar-se ensino fundamental, com duração que vai da creche ao nono ano do segundo ciclo, compreendido na idade de zero a 14 anos.
- #34463
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Sobre os calendários escolares, é correto afirmar que:
- a) deverão ser adequados às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, mesmo que isso implique na redução do número de horas letivas.
- b) optativamente, poderá incluir o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
- c) na educação superior deverão ser compostos por, no mínimo, 200 dias letivos, incluídos os dias para exames finais, quando houver.
- d) podem ser adequados às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas para escolas situadas na zona rural.
- e) na educação básica podem ser organizados com um mínimo de 180 dias letivos, se excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
- #34464
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Sobre os cursos e programas em nível superior no Brasil, atualmente, é correto afirmar que:
- a) são de graduação, de pós-graduação, somente.
- b) são sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.
- c) na pós-graduação, compreendem o mestrado e o doutorado, somente.
- d) são somente os de graduação, de pós-graduação e de extensão.
- e) possuem exigência de escolaridade anterior, determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), exceto no caso dos sequenciais e de extensão.
- #34465
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Podem ser oferecidos pelos Institutos Federais:
- a) somente os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
- b) somente os de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia e de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
- c) somente os de educação profissional técnica de nível médio, de formação inicial e continuada de trabalhadores e superiores de tecnologia e engenharia.
- d) somente de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e de pós- graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização.
- e) os cursos de educação profissional técnica de nível médio, de educação de jovens e adultos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, superiores de tecnologia e licenciatura, de formação pedagógica, de bacharelado e engenharia, de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e especialização, e de pós-graduação stricto sensu.
- #34466
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto da rede privada. Entre outros objetivos, seus dados possibilitam o planejamento da distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar etc. Trata-se do:
- a) PISA.
- b) IDEB.
- c) IBGE.
- d) EDUCACENSO.
- e) Bolsa Família.