Prova IFRO - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFRO.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Makiyama, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFRO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 1 do concurso IFRO.
- Questões de Pedagogia do IFRO
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 1.
- #34371
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
De acordo com a lei 12772/2012, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se constituirá a partir da progressão funcional e promoção. Sobre estas, analise os itens a seguir:
I Dentre os requisitos exigidos para a ocorrência da progressão e da promoção, está a avaliação de desempenho.
II A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.
III Tanto para a progressão quanto para a promoção, será aplicada o interstício de 18 (dezoito) meses, considerando-se os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na respectiva Lei.
IV Concorrem aos processos de aceleração da promoção e da progressão os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os requisitos de titulação previstos pela Lei em questão.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
- a) I e II
- b) I e III
- c) II e III
- d) I, II e IV
- e) II, III e IV
- #34372
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Segundo o previsto pela lei 11892/2008, assinale a alternativa INCORRETA sobre os Institutos Federais:
- a) Trata-se de instituições de educação superior, básica e profissional, pluridisciplinar e multicampi.
- b) Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial.
- c) No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.
- d) Possuem autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior, aplicando-se, no caso da oferta de cursos a distância, a legislação específica.
- e) São especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, fundamentando-se na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos da respectiva Lei.
- #34373
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma:
“No processo de ensino-aprendizagem, a ______________________ representa aquilo que Paulo Freire definiu como alfabetização: ensinar ou propiciar as condições para que as pessoas leiam não só as palavras, mas também o mundo.”
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa, corretamente, o excerto acima.
- a) metodologia.
- b) sistematização.
- c) contextualização.
- d) instrumentalização.
- e) decodificação.
- #34374
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
A organização escolar proposta por Comenius propunha:
I Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência.
II Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
III Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário.
IV Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial.
V Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- a) I, II e III.
- b) I, III e V.
- c) II, III e IV.
- d) I, II e IV.
- e) I, II, III e V.
- #34375
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
Classifique as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas, tendo por base os princípios elencados por Comenius na Didática Magna, que garantem a facilidade de ensinar.
(__) Iniciar pelas coisas mais gerais em direção às mais particulares.
(__) Começar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis.
(__) Proceder de maneira rápida e dinâmica, sem perder tempo.
(__) Ensinar apenas o que apresentar utilidade imediata.
(__) Ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
- a) V, F, V, V, F
- b) V, V, F, V, F
- c) F, V, V, F, V
- d) F, F, V, V, V
- e) V, F, V, F, V
- #34376
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões.
Segundo Comenius, a arte de ensinar exige:
I Disposição tecnicamente bem feita do tempo.
II Dedicação exaustiva do mestre.
III Organização de todas as coisas necessárias.
IV Escolha do método adequado.
V Aptidão dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- a) I, II e III.
- b) II, IV e V.
- c) I, III e IV.
- d) I, IV e V.
- e) I, II e IV.
- #34377
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma:
“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.”
Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões:
1. iluministas;
2. economicistas;
3. reprodutivistas.
Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima.
(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências.
(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital.
(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- a) 3, 2, 1.
- b) 2, 3, 1.
- c) 1, 2, 3.
- d) 3, 1, 2.
- e) 2, 1, 3.
- #34378
- Banca
- MAKIYAMA
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFRO
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO:
- a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
- b) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas.
- c) Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
- d) Prevalência do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
- e) Destinação privilegiada de recursos públicos em áreas afins à infância e à juventude.