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Prova IFAL - Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFAL - Pedagogia 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFAL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEFET-AL, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFAL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 2 do concurso IFAL.

  1. Questões de Pedagogia da IFAL

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 2.

#34234
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
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médio

(1,0) 1 - 

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que: 

I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder; 

II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo; 

III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola. 

Pode-se afirmar que:

  • a) Apenas a alternativa I é correta;
  • b) Apenas a alternativa II é correta;
  • c) Apenas as alternativas I e II estão corretas;
  • d) Apenas as alternativas I e III estão corretas;
  • e) Todas as alternativas estão corretas.
#34235
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas: 

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica. 

II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. 

III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. 

IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais. 

Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras: 

  • a) Apenas II e IV;
  • b) I, II, III e IV;
  • c) Apenas IV;
  • d) Apenas II;
  • e) Apenas I.
#34236
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
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médio

(1,0) 3 - 

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre ensino médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: 

I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional; 

II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular; 

III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico; 

IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; 

V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; 

VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo a fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular; 

VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas. 

É correto afirmar que: 

  • a) Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras;
  • b) Apenas as afirmativas II, III, V e VII são verdadeiras;
  • c) Apenas as afirmativas V, VI e VII são verdadeiras;
  • d) Apenas as afirmativas I, II, III e VI são verdadeiras;
  • e) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
#34237
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que: 

  • a) Planejar significa determinar os limites do homem, circundando-o num viver estabelecido em prol dos resultados da aprendizagem.
  • b) Planejar o processo educativo é planejar o que está definido, porque a educação é um processo cujos resultados podem ser totalmente determinados e escolhidos.
  • c) O planejamento educativo, partindo da realidade e sendo dirigido pelas normas e necessidades da sociedade, estabelece princípios mistificadores e dominadores.
  • d) O planejamento educacional deve refletir sobre o tipo de educação necessária para a integração e desenvolvimento do homem em sociedade, atendendo às concepções e perspectivas econômicas do sistema capitalista.
  • e) O planejamento educacional não pode estar limitado por uma visão individualista, que procure conformar o ser humano a um sistema de restritas visões, sem que as suas necessidades básicas sejam satisfeitas. Assim, é preciso planejar uma educação que, pelo seu processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora.
#34238
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:

  • a) Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, afetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido;
  • b) Observar e quantificar a aprendizagem escolar, no que diz respeito ao conhecimento do educando;
  • c) Classificar os educandos ordenando suas aprendizagens;
  • d) Verificar e configurar os resultados parciais e finais da aprendizagem;
  • e) Medir, transformar em notas ou conceitos os conhecimentos dos educandos.
#34239
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

  • a) A escola reviva os valores e as normas ocidentais tradicionais;
  • b) As propostas curriculares não reconheçam a diversidade cultural a partir dos hiatos produzidos pelas diferenças de ideias e de crenças;
  • c) A escola crie as condições para que todos participem da produção e da reinvenção de significados e de valores;
  • d) A escola possa aderir a um projeto cultural nacional que valorize a homogeneidade de pensamento, crenças e sentimentos;
  • e) Os materiais didáticos que materializam o currículo escolar sejam produzidos, selecionados e utilizados a partir de um ideário nacional;
#34240
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que: 

I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de três mil e quatrocentas horas. 

II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior. 

III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio. 

Estão corretas as afirmativas: 

  • a) I e II;
  • b) I e III;
  • c) I;
  • d) II;
  • e) III.