Processando...

Prova IFAL - História 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFAL - História 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFAL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEFET-AL, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFAL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de História 2 do concurso IFAL.

  1. Questões de História da IF-AL

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de História 2.

#34217
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Sobre as consequências oriundas do processo de conquista e colonização por parte das nações industrializadas europeias, Estados Unidos e Japão, conhecido como Imperialismo, julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso

( ) Foi importante para que o sistema capitalista fizesse a passagem do conteúdo liberal ao monopolista. 

( ) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas. 

( ) impediu a transferência de tecnologia para essas regiões, estimulando a indústria artesanal. 

( ) contribuiu para uma melhor distribuição igualitária dos monopólios de capitais e para o aumento sensível da produção industrial nas décadas finais do século XIX e inicio do século XX. 

( ) estimulou a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles. 

A sequência correta correspondente é: 

  • a) V, V, F, V, F.
  • b) F, F, V, V, V.
  • c) V, F, V, V, F.
  • d) V, V, F, F, F.
  • e) F, V, F, V, V.
#34218
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Entre os anos de 1820 – 1850, os Estados Unidos incorporam extensas áreas ao seu território e suas fronteiras estenderam-se do Atlântico ao Pacifico. Esse processo legou ao país sua atual formação territorial. Esse alargamento das fronteiras norte-americanas deveu-se, exceto

  • a) À Doutrina Monroe que corporificou politicamente a expansão internacional dos Estados Unidos, fundamental para o desenvolvimento capitalista do país;
  • b) À doutrina do Destino Manifesto, que preconizava o domínio norte-americano sobre à América;
  • c) Ao avanço natural para o Oeste, tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus;
  • d) À vitória na guerra contra o México que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território aos norteamericanos;
  • e) À formação do caráter nacional estadunidense, individualista, democrático e empreendedor.
#34219
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A presença dos negros africanos e de seus descendentes na América portuguesa não apenas possibilitou a construção de um processo histórico extremamente singular, como também ressaltou especificidades únicas na formação da sociedade e da cultura brasileira. Sobre esse tema, é possível aferir que: 

  • a) O caminho da miscigenação e das “transfusões” culturais na sociedade brasileira foram impossibilitados pelas barreiras econômicas e sociais impostas pelo regime escravista.
  • b) A presença dos africanos no território brasileiro dificultou a ocupação das terras descobertas no processo de expansão marítima, uma vez que, o elemento africano ficava essencialmente restrito às áreas litorâneas, região ocupada pelas grandes lavouras.
  • c) Não existem evidências para a afirmativa de que os africanos tivessem como principal intenção a preservação da sua cultura de maneira radical na América lusitana, mesmo porque uma das principais características dos povos africanos foi, sem dúvida, a flexibilidade no que diz respeito à adaptação cultural diante de novos desafios.
  • d) Nos dias atuais é possível perceber que a influência cultural africana na região Sudeste do Brasil, onde se desenvolveu as economias mineradora e cafeeira, foi muito mais intensa e patente que na região Nordeste do pais, berço da civilização açucareira.
  • e) Os povos africanos para cá transportados tiveram um papel secundário na formação da sociedade brasileira, pois o elemento cultural de origem europeia e indígena terminou sufocando a possibilidade de uma presença mais ativa por parte dos negros.
#34220
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

O período da história brasileira marcada pela presença do autoritarismo estatal (1964 -1985) também foi palco para movimentos de resistências e, dentre eles, podemos associar no interior do território alagoano. 

  • a) Em Alagoas, a resistência à ditadura militar ocorreu de forma efetiva, com ações de assaltos a bancos e grandes manifestações com apoio da população.
  • b) Movimento de resistência à ditadura militar, o movimento guerrilheiros na serra de Caparaó em Alagoas, tinha intenção de realizar um grande movimento iluminado pela revolução cubana.
  • c) Em Alagoas, embora tenha havido resistência à ditadura militar, não ocorreram fatos relevantes, não há registros de torturas praticadas contra os opositores do governo militar.
  • d) A região de Pariconha (AL) serviu para abrigar militantes de esquerda, que foram deslocados com a intenção de adquirir experiências em meios populares, pensando em um movimento de maior envergadura social.
  • e) A ocupação de alguns militantes na região de Pariconha tinha o objetivo de derrubar o governo alagoano, criando assim um Estado no Brasil sob domínio comunista.
#34221
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

“Cenário da mais contraditória, talvez das insurreições populares da história social. Nesse longo espaço de matas que findava, ao oriente, de encontro aos salgados marinhos, ladeado de rios, ao sul, de águas claras ou barrentas, e, ao norte, de águas escuras, e ao poente se estendia em hemiciclo de velhos sertões secos, já superadas as antigas matas mucambeiras dos Palmares, irrompeu a Guerra dos Cabanos, a Cabanagem alagoano-pernambucana.“ 
Fonte: Dirceu Lindoso, A UTOPIA ARMADA, edUFAL, 1982. 

Analisando o movimento histórico Guerra dos Cabanos, podemos afirmar : 

  • a) Os jornais locais da época, por apresentarem um discurso voltado para os ideais liberais, assumiram uma posição em defesa dos cabanos, mesmo que moderada, utilizando-se, para isso, de expressões como: sangrento poracê, hordas selvagens e papa-méis.
  • b) A maior contradição em que Dirceu Lindoso se apoia consiste no fato de que, a Guerra dos Cabanos foi um movimento que nasce dentro dos insurretos populares e atravessa para setores intelectuais, tendo como maior objetivo a luta pela conquista da terra.
  • c) A maior contradição dos cabanos consistia de um movimento que tinha suporte em latifundiários que defendiam a restauração absolutista e, no mesmo leque de reivindicações, estava a luta pelo fim da escravidão.
  • d) Cenário contraditório que, para Lindoso, moveu-se inicialmente por um sentimento restaurador, para em seguida, em outro sentido, o antiescravismo e antilatifundiário.
  • e) A cabanagem alagoano-pernambucana foi um movimento genuinamente do que hoje chamamos Alagoas, pois percorreu a região sul de Pernambuco e todo o território alagoano.
#34222
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

A construção de Brasília e a transferência da capital federal ficaram registradas como o grande impacto do governo de Juscelino Kubitschek. Os quatro anos de governo foram marcados por ações embasadas no PLANO DE METAS, em que as seguintes realizações marcaram o governo citado. 

  • a) Construção de hidrelétricas (Furnas e Três Maria) e instituição do voto feminino com a assinatura do decreto 21.076.
  • b) Instituição do salário mínimo e redução da dívida externa brasileira.
  • c) Ampliação da produção de petróleo, de 2 para 5,4 milhões de barris e construção das hidrelétricas ( Furnas e Três Marias).
  • d) Implantação da indústria automotiva brasileira e estatização das refinarias privadas.
  • e) Criação da SUDENE e da Petrobrás (responsável pela extração de petróleo no Brasil).
#34223
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

O período monárquico atravessou um momento de maior decadência a partir de 1870,contrastando com o apogeu do Império até 1850. Podemos afirmar como fatores constitutivos da decadência imperial no período citado: 

  • a) Mudança de posição política dos militares após a Guerra do Paraguai, além do crescimento dos movimentos abolicionistas e monarquistas.
  • b) Forte pressão dos meios jornalísticos contra o nível de exploração dos trabalhadores no país, em especial dos trabalhadores urbanos.
  • c) Reformas políticas promovidas pelo imperador (D. Pedro II) e o crescimento do movimento abolicionista.
  • d) Grande fluxo emigratório e organizações dos trabalhadores urbanos.
  • e) Descapitalização dos latifundiários em função das excessivas fugas de escravos e o crescimento do movimento republicano.
#34224
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

O historiador Caio Prado Júnior analisou a economia colonial da seguinte forma. 

“É aliás esta exigência da colonização que explica o renascimento, na civilização ocidental, da escravidão em declínio desde os fins do Império Romano e já quase extinta de todo neste século XVI em que se inicia aquela colonização.” 

A qual exigência do colonizador o autor se refere? 

  • a) Colonização baseada na platation, uma referência do padrão mercantilista da época moderna.
  • b) Em função do litoral acentuar um imenso potencial mineral e os escravos africanos possuírem a técnica necessária para a extração.
  • c) Ao fato da impossibilidade da utilização do trabalho escravo indígena, visto que estes últimos não possuírem técnicas de extração.
  • d) À especialidade própria das regiões americanas, que estavam a exigir a implantação de um amplo sistema de feitorias destinadas ao comércio dos produtos tropicais.
  • e) Devido a maior força física que os escravos africanos vinham demonstrando em relação aos indígenas.
#34225
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

O Brasil, a partir do processo de redemocratização (1985), definiu-se por medidas econômicas que foram significativamente adotadas. Podemos afirmar que entre as medidas citadas consta:

  • a) Processo de privatização em ramos da economia, como comunicação e mineração.
  • b) Prioridade na ampliação do comércio internacional com os países africanos e asiáticos.
  • c) Proteção da indústria nacional, por meio do aumento de tarifas alfandegárias de importações.
  • d) Retirada da prioridade para exportações dos produtos agrícolas nacionais.
  • e) Um intenso programa de reforma agrária no país, inclusive sem indenizações das terras desapropriadas.
#34226
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

No inicio da década de 60, os movimentos populares como as Ligas Camponesas e suas ações como sindicalização rural e ocupação de terras ganharam mais impactos. Do ponto de vista político, o acontecimento que fez acentuar as ações para além da legalidade foi a: 

  • a) Criação do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para coordenar a reforma agrária e a ocupação da Amazônia.
  • b) Criação da ULTRAB (União dos Trabalhadores Agrícolas do Brasil), uma entidade que visava desestruturar as organizações campesinas.
  • c) Veto, por parte do Congresso Nacional (1963), da emenda constitucional que autorizava a desapropriação de terras sem prévia indenização.
  • d) Colocação na ilegalidade da CONTAG (Confederação nacional dos Trabalhadores Agrícolas) que foi criada em 1960 com objetivo de organizar os sindicatos rurais.
  • e) Divulgação da encíclica papal (1963) que defendia as reformas necessárias no mundo para minimizar os efeitos da miséria, a CNBB não recebeu bem o documento papal.