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Prova IFAL - História 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFAL - História 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFAL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEFET-AL, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFAL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de História 1 do concurso IFAL.

  1. Questões de História da IF-AL

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de História 1.

#34207
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico em que as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. Diante desse quadro, diversos grupos políticos e sociais se uniram objetivando a queda do regime czarista e deflagrando a Revolução Russa em 1917. Sobre esses segmentos que participaram ativamente do processo revolucionário russo de 1917, indique a alternativa correta:

  • a) Trotsky, um dos lideres bolcheviques e comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a internacionalização do socialismo.
  • b) Para os mencheviques, sob a liderança de Kerensky, era fundamental a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
  • c) Os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, foram essenciais para derrubada do czarismo, e se fortaleceram significativamente no decorrer de todo processo revolucionário, constituindo-se na principal força de sustentação do novo regime.
  • d) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos, e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
  • e) As mulheres tiveram participação expressiva no processo revolucionário russo; muitas integraram, inclusive, o Exército Vermelho. Imediatamente após a Revolução, foi concretizada uma série de direitos políticos, econômicos e sociais, como o direito de votar e ser votada sem quaisquer restrições, licença maternidade e o principio do trabalho igual, salário igual aos dos homens.
#34208
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

A Revolução Russa de 1917 marca o inicio de uma experiência cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje. Esse movimento representou uma grande ruptura econômica, politica e social, sem precedentes, possibilitando, apesar das mais variadas pressões externas, a superação de um atraso até então secular do povo russo. Sobre esse fato, considere as seguintes preposições: 

I. Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, a Revolução Russa de 1917 consolidou o primeiro Estado socialista, representativo das aspirações do proletariado. 

II. O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, tendo neste último o principal mentor do processo de tomada ao poder. 

III. Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. 

IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”. 

Podemos considerar falsas apenas as seguintes afirmativas: 

  • a) I, II e IV
  • b) I e II
  • c) III e IV
  • d) II e IV
  • e) I e IV
#34209
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
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médio

(1,0) 3 - 

A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, colocaram em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. No entanto, foi em 1985, com a entrada de Mikhail Gorbatchev, que a União Soviética passou por bruscas alterações políticas, econômicas e sociais. Ciente dos problemas pelos quais o país passava, Gorbatchev propôs diversas mudanças na União Soviética, que terminaram levando ao colapso do bloco socialista. Acerca da falência desse modelo de Estado implantado a partir da Revolução Russa de 1917, indique a alternativa correta:

  • a) Dentro da URSS as nacionalidades começaram a manifestar-se, objetivando a autonomia a até mesmo a separação, sendo imediatamente acatadas por parte de Moscou;
  • b) O movimento de 1968, na Tchecoslováquia, conhecido como “Primavera de Praga”, contou com a solidariedade e o apoio do ocidente;
  • c) Algumas revoltas operárias ocorridas na Alemanha Oriental fizeram com que a União Soviética impedisse lideranças do bloco socialista a levar adiante medidas liberalizantes;
  • d) A aceitação do modelo soviético de forma irrestrita por parte dos partidos comunistas da Itália, França e Espanha, contribuiu para o fortalecimento do bloco socialista e o adiamento do colapso da União Soviética;
  • e) No interior do Partido Comunista da URSS, embora não houvesse divergências consideráveis sobre os rumos que os acontecimentos tomavam, não foi possível encontrar saídas para a crise socioeconômica que atingia o modelo socialista naquele contexto.
#34210
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

A partir do século XIX, os Estados Unidos da América do Norte passaram a vivenciar um grande desenvolvimento econômico, fato esse que colocaria essa nação entre as grandes potências no século posterior. Analise as afirmativas abaixo que tratam desse episódio da história norte-americana e julgue-as em certo ou errado

( ) O grande número de imigrantes provocaram um crescimento populacional e ao trabalharem na agricultura, aplicando novas técnicas provenientes dos seus países de origem, aumentaram a eficiência agrícola. 

( ) Institucionalmente estabeleceram-se regras para a apropriação das terras, bem como as regras de convivência entre os vários Estados, que contribuiu para o sucesso da atividade econômica nesse pais. 

( ) A ausência de tarifas protetoras contra o mercado externo e a unificação do mercado interno devido à melhoria das comunicações e meios de transporte contribuíram para desenvolvimento econômico nesse período. 

( ) A necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América. 

( ) O desenvolvimento econômico norteamericano caracterizou-se pela expansão de seus territórios, pela diversificação de sua agricultura e pelo apoio estatal e municipalidades ao implantar uma vasta rede de transportes, construção de estradas, portagens e canais. 

A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte:

  • a) C- C- E- E- E
  • b) C- E- E- C- C
  • c) E- E- C- E- C
  • d) E- C- C- E- E
  • e) C- C- E- E- C
#34211
Banca
CEFET-AL
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História Geral
Concurso
IFAL
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(1,0) 5 - 

“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.” 
(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17) 

Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental. 

Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira

  • a) O ano de 1789, início do processo revolucionário francês é um marco consensualmente aceito por todas as historiografias como o início da Era Contemporânea.
  • b) Pode-se considerar a Revolução Francesa com uma revolução exclusivamente burguesa.
  • c) A burguesia, segmento social que esteve à frente do processo revolucionário, constituía-se em um grupo social homogêneo, com interesses comuns bem definidos.
  • d) A Revolução significava o novo, a justiça, a igualdade, a liberdade, a fraternidade, a limitação dos poderes e a democracia, embora o conceito atribuído a esses valores fosse relativizado pelos que estiveram à frente do movimento revolucionário de 1789.
  • e) A Revolução não pode ser considerada uma prova inequívoca da maturidade burguesa rumo à tomada do poder politico e a eliminação dos últimos entraves ao capitalismo, uma vez que, a mesma apoiou-se em outros segmentos sociais como os sans-culottes e o campesinato.
#34212
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
IFAL
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médio

(1,0) 6 - 

Sobre a Conspiração dos Iguais ocorrida durante o governo do Diretório, (1795-1799) um movimento dos sans- culottes, liderado por Graco Babeuf, NÃO é possível afirmar que:

  • a) Para a burguesia, o risco da radicalização, nesse momento do processo revolucionário estava descartado, pois a mesma já havia retomado as rédeas da Revolução.
  • b) A Conspiração dos Iguais revelou o quadro de instabilidade politica e a crise socioeconômica que afetavam a República Francesa naquele momento.
  • c) No programa do movimento estava a repartição dos gêneros alimentícios de primeira necessidade entre todos os indivíduos.
  • d) A Conspiração dos Iguais alimentou nas massas a esperança de aprofundamento da Revolução até ao pleno cumprimento dos ideais que embalaram o movimento revolucionário de 1789 e à total realização dos seus anseios de emancipação por via da democracia plena.
  • e) O movimento popular liderado por Babeuf fazia uma crítica radical à propriedade privada e propunha um modo inédito de organização politica da sociedade.
#34213
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Concurso
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médio

(1,0) 7 - 

A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu: 

  • a) O primeiro empréstimo ao governo brasileiro, configurando-se como o início da formação da dívida externa brasileira.
  • b) No governo Vargas, a capoeira foi reconhecida e transformada em esporte nacional.
  • c) A fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB) foi um dos momentos marcantes do governo Vargas.
  • d) No governo Vargas, ocorreu a condecoração de “Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, ao argentino e um dos líderes da revolução cubana, Ernesto (Che) Guevara.
  • e) Foi no período Vargas, que tivemos a criação do ensino superior no Brasil, com a instituição da Universidade do Rio de Janeiro.
#34214
Banca
CEFET-AL
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História Geral
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médio

(1,0) 8 - 

Presidente brasileiro acusado de “abrir a porta para o comunismo internacional”, com um rápido crescimento político, discursava em defesa da moralidade e em nome do combate a corrupção. 

  • a) Getúlio Vargas.
  • b) João Goulart.
  • c) Juscelino Kubitschek.
  • d) Costa e Silva.
  • e) Jânio Quadros.
#34215
Banca
CEFET-AL
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História Geral
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(1,0) 9 - 

No processo crescente que levou à abolição dos escravos (1888), o Brasil passou a instituir uma legislação que iria culminar com a abolição. Em 1850 foi sancionada a Lei Euzébio de Queiróz (proibição do tráfico de escravos). Em contrapartida o império instituiu a Lei das Terras, que significou: 

  • a) Objetivando regularizar os quilombos que existiam no Brasil, foi criada a Lei das Terras, dessa forma, os quilombolas poderiam permanecer nas terras ocupadas.
  • b) O império objetivava com a criação da LEI DAS TERRAS facilitar a aquisição de terras pelos negros libertos e dificultar para os imigrantes.
  • c) A Lei das Terras tinha o objetivo de restringir terras para os novos libertos e facilitar para os imigrantes.
  • d) Pensando em proteger os negros libertos, a Lei das Terras seria um arcabouço jurídico que protegeria todos os brasileiros.
  • e) Visando a aumentar os valores das terras, a lei foi criada dificultando, assim, a compra por parte dos libertos, favorecendo a permanência dos libertos como trabalhadores nas fazendas já existentes.
#34216
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
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IFAL
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médio

(1,0) 10 - 

A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado à América. Com raras exceções, as terras africanas e asiáticas não foram ocupadas. Ali, os europeus limitaram-se ao comércio, principalmente o de especiarias e de escravos. Por isso, no século XIX, havia grandes extensões de terras desconhecidas nos dois continentes, que Portugal e Espanha não tinham condições de explorar. Começou então uma nova corrida colonial envolvendo outras potências europeias, sobretudo as que haviam passado por uma transformação industrial, como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha e Itália. É nesse contexto que tem inicio o Imperialismo, que se caracterizou:

  • a) Pela busca incessante por metais preciosos e mercados abastecedores de produtos tropicais e consumidores de manufaturas europeias;
  • b) Pela urgência de desenvolver novos mercados produtores de manufaturados nas áreas periféricas da África;
  • c) Pela divisão entre o capital bancário e o capital industrial formando o capital financeiro;
  • d) Pelo acirramento das tensões entre as principais potências industrializadas da época, situação que seria determinante para eclosão da II Guerra Mundial;
  • e) Por uma alteração na economia capitalista, em que a empresa individual tende a ser substituída pelas sociedades anônimas que administram conglomerados transnacionais ou multinacionais.