Processando...

Prova Hospital das Clínicas - Nutrição 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Hospital das Clínicas - Nutrição 4 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Hospital das Clínicas.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca COVEST-COPSET, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Hospital das Clínicas.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Nutrição 4 do concurso Hospital das Clínicas.

Questões de Nutrição

  1. Questões de Unidades de Alimentação e Nutrição-objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento, custos, lactário, banco de leite e cozinha dietética.
  2. Questões de Nutrição Básica: Digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes; Biodisponibilidade de nutrientes; Necessidades e recomendações nutricionais: DRIs; Alimentos funcionais.
  3. Questões de Avaliação do estado nutricional: Composição corporal; Indicadores antropométricos; Indicadores bioquímicos; Avaliação subjetiva global; Métodos de avaliação de consumo de alimentos.
  4. Questões de Nutrição nos ciclos da vida: Gestante e nutriz; Criança e adolescentes; Adulto e idoso.
  5. Questões de Dietoterapia nas seguintes situações clínicas: Distúrbios do trato gastrointestinal e glândulas anexas; Distúrbios metabólicos; Distúrbios do trato genito urinário; Doenças cardiovasculares e neurológicas; Doença respiratórias e reumáticas; Câncer e AIDS; Sepse, trauma, queimadura (paciente crítico); Transplante de órgãos e cirurgia geral; Doenças pediátricas; Carência nutricionais; Transtornos alimentares.
  6. Questões de Interação dorga nutriente; Nutrição enteral e parenteral.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Nutrição 4.

#33203
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No uso da terapia nutricional enteral, o nutricionista realiza a prescrição dietética, que significa a escolha do tipo de dieta que será administrada ao paciente. A dieta enteral do tipo oligomérica é:

  • a) formulada à base de um único nutriente e usada para otimizar o suporte nutricional em determinadas situações com necessidades específicas.
  • b) absorvida quase completamente no trato gastrintestinal superior, sem a participação de enzimas da borda em escova das células intestinais, porém precisa de mecanismos ativos para transportar aminoácidos.
  • c) constituída por proteínas intactas como fonte de nitrogênio, sendo usada em maior percentual na prática clínica. Utiliza as fontes proteicas de caseína, isolado proteico de soja, lactoalbumina, concentrado de soro de leite ou misturas de caseína + proteína de soja. 
  • d) indicada em pós-operatório precoce de gastrectomia total ou subtotal, fístulas duodenais e pancreatite aguda grave. Possui alto custo e alta osmolaridade, baixo estímulo trófico e sabor de reduzida aceitação oral.
  • e) constituída de proteína hidrolisada, associada com uma mistura de oligopeptídeos de cadeia e tamanho variado como fonte de nitrogênio. Os carboidratos são normalmente formados de oligossacarídeos e dissacarídeos. Os lipídeos possuem TCL/TCM. Há adição de elementos traços, vitaminas, eletrólitos e minerais. 
#33204
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

Pacientes com câncer desenvolvem importantes alterações metabólicas. Qual das alternativas está incorreta, no que diz respeito ao metabolismo dos macronutrientes no paciente com câncer?

  • a) Intenso turnover da glicose corpórea devido ao uso preferencial desse nutriente como fonte de energia pelas células tumorais. 
  • b) Há perda acentuada de proteína corpórea, refletida pela redução da excreção e a presença de balanço nitrogenado negativo. 
  • c) Ocorre aumento da lipólise e diminuição da síntese de lipídeos no tecido perférico, sendo acompanhada por aumento da concentração plasmática de glicerol e ácidos graxos livres. 
  • d) Os ácidos graxos provenientes da degradação tecidual induzida pelo tumor, para serem utilizados como fonte de energia, são preferencialmente convertidos em glicose, por meio da gliconeogênese hepática. 
  • e) A degradação muscular está relacionada com redução da síntese proteica e aumento da proteólise, em particular das proteínas miofibrilares, com elevação da liberação de aminoácidos como alanina e glutamina. 
#33205
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Nos longos períodos de jejum e na inanição, a glicose precisa ser formada a partir de outras fontes, sem ser carboidratos, por um processo conhecido como gliconeogênese. Qual das substâncias abaixo não atua como substrato para a gliconeogênese? 

  • a) Piruvato.
  • b) Ácido graxo.
  • c) Lactato.
  • d) Glicerol.
  • e) Aminoácidos.
#33206
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

O estresse metabólico é um evento que modifica a homeostase do organismo, desencadeando uma resposta neuroendócrina e metabólica complexa. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 

  • a) O estado hormonal apresenta-se alterado, o que resulta em fluxo aumentado de substrato, porém com utilização diminuída de proteína, lipídeo, carboidrato e oxigênio. 
  • b) O suporte nutricional, por si só, é capaz de reverter o balanço nitrogenado negativo, na lesão aguda, com a oferta de dieta hiperproteica e hipercalórica. 
  • c) Ocorrem modificações no metabolismo de todos os macronutrientes, com proteólise acelerada, lipólise aumentada e hipoglicemia. 
  • d) A resposta metabólica ao estresse é dividida em: ebb phase flow phase. Na fase ebb, ocorre redução da taxa metabólica, hipovolemia e aumento do débito cardíaco, aumento do consumo de oxigênio e da temperatura. 
  • e) A diminuição da glutamina, no estresse metabólico, deve-se sobretudo a uma liberação acelerada pelo músculo esquelético, associada a uma rápida captação pelo intestino; e aumento da oferta deste nutriente é indicada, inclusive para pacientes renais. 
#33207
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

As reações adversas a alimentos são comuns no período da infância. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) No tratamento de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca, que não fazem uso de leite materno, são recomendados como substitutos do leite de vaca, as seguintes fórmulas infantis: fórmulas de hidrolisado protéico, fórmulas à base de soja, fórmulas sem lactose e fórmulas de aminoácidos livres. 
  • b) Intolerância alimentar é conceituada como reações adversas aos alimentos, que envolvem mecanismos imunológicos. Como conduta nutricional, recomenda-se retirar a lactose da dieta dos portadores dessa intolerância.
  • c) As principais manifestações clínicas da alergia alimentar mediada por células são as manifestações gastrintestinais, como: vômitos, diarreia, enteropatia e enterocolite. Essas manifestações são consideradas tardias, podendo aparecer até 72 horas após a ingestão do alimento agressor.
  • d) O tratamento dietético da alergia alimentar consiste na exclusão parcial do alimento desencadeante, já que pequenas quantidades do alimento agressor são toleradas. 
  • e) A conduta nutricional na intolerância à lactose e na alergia à proteína do leite de vaca são similares, recomendando-se, no caso de lactentes, o uso de fórmulas de hidrolisado protéico.
#33208
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Foi encaminhada para o ambulatório de nutrição uma criança com 1 ano e 6 meses, do sexo feminino, eutrófica, com quadro de diarreia há 5 dias. A mãe refere que a criança ainda faz uso de leite materno associado à alimentação própria para a idade. Qual deve ser a orientação inicial do nutricionista para esse caso?

  • a) Retirar a lactose da alimentação da criança e orientar o uso de fórmulas sem lactose, tendo em vista que na diarreia ocorre diminuição dos níveis de lactasse. 
  • b) Suspender o leite materno e estimular uma alimentação normal para a idade.
  • c) Diluir as fórmulas infantis e diminuir a quantidade ingerida, pois favorecem o processo de recuperação das vilosidades intestinais. 
  • d) Aumentar a oferta hídrica, estimular o aleitamento materno e orientar uma dieta normal para a idade, não sendo necessário o uso de fórmulas especiais. 
  • e) Orientar para o uso de fórmulas de proteínas extensamente hidrolisadas, de aminoácidos livres, e retirar leite de vaca e derivados da dieta da mãe. 
#33209
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

As necessidades nutricionais de energia, lipídeos, carboidratos e proteínas são dependentes da idade. Para a obtenção de uma dieta equilibrada para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, o Institute of Medicine (2002) recomenda uma distribuição de macronutrientes de:

  • a) 10 a 30% de proteína, 45 a 65% de carboidrato e 25 a 35% de gordura.
  • b) 15 a 20% de proteína, 40 a 50% de carboidrato e 20 a 30% de gordura. 
  • c) 10 a 30% de proteína, 50 a 70% de carboidrato e 20 a 25% de gordura. 
  • d) 15 a 30% de proteína, 55 a 65% de carboidrato e 25 a 30% de gordura.
  • e) 20 a 30% de proteína, 45 a 55% de carboidrato e 30 a 35% de gordura. 
#33210
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Paciente do sexo masculino, com 43 anos, peso = 65Kg, altura = 1,68m, foi encaminhado ao ambulatório de nutrição com diagnóstico de doença renal crônica secundária à hipertensão arterial sistêmica, sem história de diabetes mellitus. Apresenta os seguintes exames: taxa de filtração glomerular = 75mL/min, K = 3,6mEq/L, glicemia de jejum = 80mg/dL. Qual é a conduta dietoterápica mais adequada para este paciente?

  • a) 35Kcal/Kg de peso/dia, hipoproteica, normocalêmica, normoglicídica e hipossódica. 
  • b) 25Kcal/Kg de peso/dia, hipoproteica, normocalêmica, normoglicídica e hipossódica.
  • c) 30Kcal/Kg de peso/dia, hipoproteica, hipocalêmica, normoglicídica e hipossódica.
  • d) 35Kcal/Kg de peso/dia, hipoproteica, hipocalêmica, normoglicídica e hipossódica. 
  • e) 35Kcal/Kg de peso/dia, normoproteica, normocalêmica, normoglicídica e hipossódica.
#33211
Banca
COVEST-COPSET
Matéria
Nutrição
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são crônicas, de causa desconhecida, e acometem o trato gastrintestinal (TGI), sendo a retocolite ulcerativa inespecífica (RCUI) e a doença de Crohn (DC), as duas formas mais comuns. Em relação a essas doenças, assinale a alternativacorreta

  • a) A RCUI pode envolver qualquer porção do TGI, sendo delimitada à mucosa e apresentando como sintoma mais comum a diarreia sanguinolenta.
  • b) A DC apresenta caráter granulomatoso, podendo afetar qualquer parte do trato alimentar (da boca até o ânus), estando o processo inflamatório limitado à camada mucosa.
  • c) A orientação dietética durante as fases aguda e de remissão das DII’s inclui uma dieta isenta de lactose. 
  • d) Como terapia primária na DC ativa, a nutrição enteral mostra-se tão efetiva quanto a parenteral, mas inferior à terapia com corticosteroides.
  • e) Recomenda-se dieta normoproteica (0,8-1,0g/Kg de peso/dia) como conduta dietoterápica para pacientes eutróficos com DII.