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Prova História Geral para o Enem | ENEM

Prova História Geral para o Enem

PROVA HISTÓRIA GERAL PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de História Geral, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova História Geral para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História Geral, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#189597
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(1,0) 1 - 

A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas, que revelam parte da história desse povo. Os ideogramas primitivos são quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos alteraram- se com o tempo, como ilustra a seguinte evolução do ideograma

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 1

que significa cavalo e em que estão representados cabeça, cascos e cauda do animal.

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 2

Considerando o processo mencionado acima, escolha a seqüência que poderia representar a evolução do ideograma chinês para a palavra luta.

  • a) Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 3
  • b) Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 4
  • c) Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 5
  • d) Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 6
  • e) Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 7
#189598
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(1,0) 2 - 

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 8

Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,

  • a) registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
  • b) identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.
  • c) identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.
  • d) observa-se a composição harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.
  • e) constata-se que o artista utilizava a técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.
#189599
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(1,0) 3 - 

No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela

  • a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
  • b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
  • c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
  • d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
  • e) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
#189600
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(1,0) 4 - 

Leia os textos abaixo:

I - A situação de um trabalhador

Paulo Henrique de Jesus está há quatro meses desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia há oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom numa casa de festas para fazer frente às despesas
(O Globo, 20/07/2005.)

II - Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho

Atualmente, a baixa qualificação da mão-de-obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil.

A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpreta ção (II) e a razão para essa relação aparece em:

  • a) II explica I - Nos níveis de escolaridade mais baixos há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
  • b) I reforça II - Os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.
  • c) I desmente II - O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo.
  • d) II justifica I - O desemprego estrutural leva a exclusão de trabalhadores com escolaridade de nível médio incompleto.
  • e) II complementa I - O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.
#189601
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(1,0) 5 - 

Leia as características geográficas dos países X e Y.

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 9

A partir da análise dessas características é adequado priorizar as diferentes modalidades de transporte de carga, na seguinte ordem:

  • a) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
  • b) país Y – rodoviário, ferroviário e aquaviário.
  • c) país X – aquaviário, ferroviário e rodoviário.
  • d) país Y – rodoviário, aquaviário e ferroviário.
  • e) país X – ferroviário, aquaviário e rodoviário.
#189602
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(1,0) 6 - 

No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40.

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 10

Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no

  • a) final de 2001.
  • b) final de 2002.
  • c) início de 2003.
  • d) final de 2004.
  • e) início de 2005.
#189605
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(1,0) 7 - 

Analise o quadro acerca da distribuição da miséria no mundo, nos anos de 1987 a 1998.

"Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 11

A leitura dos dados apresentados permite afirmar que, no período considerado,

  • a) no sul da Ásia e na África Subsaariana está, proporcionalmente, a maior concentração da população miserável
  • b) registra-se um aumento generalizado da população pobre e miserável.
  • c) na África Subsaariana, o percentual de população pobre foi crescente.
  • d) em números absolutos a situação da Europa e da Ásia Central é a melhor dentre todas as regiões consideradas.
  • e) o Oriente Médio e o Norte da África mantiveram o mesmo percentual de população miserável.
#189606
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(1,0) 8 - 

Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,

Prova História Geral para o Enem + IMAGEM 12

  • a) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.
  • b) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.
  • c) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais.
  • d) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.
  • e) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.
#189607
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(1,0) 9 - 

Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.
Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas:

I- As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.

II- As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.

III- O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e II.
  • e) II e III.
#189608
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(1,0) 10 - 

Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa.
O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada.

Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptações).

A situação descrita acima retrata

  • a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.
  • b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego.
  • c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.
  • d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do cultivo do camarão.
  • e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de grãos.