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Prova História da América Latina para o Enem | ENEM

Prova História da América Latina para o Enem

PROVA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de História da América Latina, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova História da América Latina para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História da América Latina, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#189458
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História da América Latina
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(1,0) 1 - 

Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia
As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os
desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.
Disponível em: http://www.cartamaior.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado)

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

  • a) preservação da autonomia institucional entre os poderes.
  • b) valorização da atuação independente de alguns juízes.
  • c) manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.
  • d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.
  • e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes.
#189459
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(1,0) 2 - 

O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.

A principal característica da sociedade inca era a

  • a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
  • b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
  • c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
  • d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
  • e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
#189460
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(1,0) 3 - 

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas. PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

  • a) sintetizam os ensinamentos da catequese.
  • b) enfatizam os esforços de colonização.
  • c) tipificam os sítios arqueológicos.
  • d) relativizam os registros oficiais.
  • e) substituem as narrativas orais.
#189461
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(1,0) 4 - 

Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.

Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

  • a) restringir os privilégios dos comerciantes.
  • b) reestruturar a organização das tropas.
  • c) reconhecer os opositores do regime.
  • d) facilitar a atuação dos magistrados.
  • e) fortalecer a lealdade dos súditos.
#189462
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(1,0) 5 - 

A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a

  • a) modificação de limites territoriais.
  • b) sobrevivência de oficiais exilados.
  • c) interferência de potências mundiais.
  • d) repressão de ativistas oposicionistas.
  • e) implantação de governos nacionalistas.
#189463
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(1,0) 6 - 

Na maior parte da América Latina, os museus surgiram no século passado, fundados com a intenção de "civilizar", ou seja, de trazer para o Novo Mundo os padrões científicos e culturais das nações colonizadoras. Os museus seriam, dessa forma, instituições transplantadas, criadas dentro dos ideais positivistas de progresso. Não por acaso, ficaram, em sua maior parte, sujeitos aos moldes clássicos, a partir da valorização de aspectos da cultura erudita, fortemente associados à elite. Era necessário, pois, assumir uma função social de maior alcance e ocupar um espaço relevante, capaz de atrair grande quantidade de público.
BARRETO, M. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2002 (adaptado).
A transformação de um número cada vez mais expressivo de museus latino-americanos em espaços destinados a atividades lúdicas e reflexivas está associada ao rompimento com o(a)

  • a) ideal de educação tradicional.
  • b) utilização de novas tecnologias.
  • c) modelo de atrações segmentadas.
  • d) participação do setor empresarial.
  • e) resgate de sentimentos nacionalistas.
#189464
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(1,0) 7 - 

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.
GALEANO. E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
Escrito na década de 1970. o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

  • a) produção inovadora de padrões de tecnologia.
  • b) superação paulatina do caráter agroexportador.
  • c) apropriação imperialista dos recursos territoriais.
  • d) valorização econômica dos saberes tradicionais.
  • e) dependência externa do suprimento de alimentos.
#189561
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(1,0) 8 - 

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao

  • a) papel desempenhado pelas instituições de ensino na criação das múltiplas identidades.
  • b) controle exercido pelos grupos de imprensa na centralização das esferas administrativas.
  • c) abandono sofrido pelas comunidades de docentes na concepção de coletividades políticas.
  • d) lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no fortalecimento das agremiações estudantis.
  • e) protagonismo assumido pelos meios de comunicação no desenvolvimento das nações alfabetizadas.
#189567
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(1,0) 9 - 

Prova História da América Latina para o Enem + IMAGEM 1

O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na

  • a) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
  • b) promoção das guerras justas para conquistar o território.
  • c) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
  • d) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
  • e) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.
#189573
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(1,0) 10 - 

Prova História da América Latina para o Enem + IMAGEM 2

A partir da leitura do texto: infere-se que, ao longo da história da América Latina,

  • a) suas relações com as nações exploradoras sempre se caracterizaram por uma rede de dependências.
  • b) seus países sempre foram explorados pelas mesmas nações desde o início do processo de colonização.
  • c) sua sociedade sempre resistiu à aceitação do capitalismo imposto pelo capital estrangeiro.
  • d) suas riquezas sempre foram acumuladas longe dos centros de poder.
  • e) suas riquezas nunca serviram ao enriquecimento das elites locais.