Prova FUNED - Biossegurança e Qualidade 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso FUNED.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IBFC, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes FUNED.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Biossegurança e Qualidade 1 do concurso FUNED.
Questões de Biossegurança e Qualidade
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Biossegurança e Qualidade 1.
- #32918
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Biossegurança e Qualidade
- Concurso
- FUNED
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere os laboratórios de experimentação animal, que envolvem práticas para o trabalho com agentes associados a doenças humanas, indicados para riscos advindo da ingestão e exposição da membrana mucosa e cutânea. As barreiras secundárias nesse tipo de laboratório e o respectivo Nível de Biossegurança Animal (NBA) estão corretas e respectivamente descritos em:
- a) as portas externas trancadas automaticamente, aviso de risco biológico na entrada da porta da sala de animais, os ralos deverão conter água com desinfetante, a dependência deverá ter uma pia para lavagem de mãos; NBA-1.
- b) o acesso às dependências deverá ser limitado através de porta hermeticamente fechada e trancada automaticamente, o ar exaurido deverá ser jogado para fora do prédio, deverá existir uma autoclave dentro do laboratório para descontaminação do lixo infeccioso; NBA -2.
- c) o acesso às dependências deverá ser limitado com portas com sistema de inter- travamento, leitura ótica ou cartão magnético, a entrada para as salas dos animais deverá ter uma antecâmara pressurizada com chuveiro, o sistema de entrada de ar e exaustão devem ter o fluxo direcionado; NBA-3.
- d) os laboratórios deverão estar separados do prédio em área isolada, possuir autoclave de duas portas, tanque de imersão, uma câmara de fumigação, fluxo de ar direcionado com sistema de alarme para indicar irregularidades; NBA-4.
- #32919
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Biossegurança e Qualidade
- Concurso
- FUNED
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O nível de biossegurança 4 (NB4), está relacionado aos riscos associados a manipulação e manutenção de agentes e os procedimentos em laboratórios
- a) clínicos, de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção onde o trabalho com patógenos que possam causar doenças hipocinéticas.
- b) onde o trabalho é realizado com um maior espectro de agentes nativos de risco moderado, presentes na comunidade e que estejam associados a uma patologia humana de gravidade variável.
- c) onde o trabalho que envolve agentes exóticos e perigosos, exponha o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial elevado de transmissão por aerossóis.
- d) em que as práticas, os equipamentos de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para o treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais.
- #32920
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Biossegurança e Qualidade
- Concurso
- FUNED
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O nível de segurança é baseado nas atividades associadas ao crescimento, manipulação e concentração de agentes infecciosos. O agente Bordetella pertussis, causador da coqueluche, é um patógeno que se apresenta no sistema respiratório humano . As práticas e os equipamentos para a manipulação desse patógeno é recomendado ao X , enquanto a produção de grandes volumes de toxinas e/ou culturas concentradas desse patógeno é recomendado ao Y .Os espaços X e Y do texto podem ser substituídos, respectivamente, por
- a) NB 1 e NB 2.
- b) NB 1 e NB 4.
- c) NB 3 e NB 4.
- d) NB 2 e NB 3.
- #32921
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Biossegurança e Qualidade
- Concurso
- FUNED
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A RDC Nº 306, de 7 de Dezembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde que se constitui em um conjunto de procedimentos de gestão. Segundo essa resolução, o descarte de recipientes contendo fezes, urina e secreções, que não apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação, ou microrganismo causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante, está corretamente descrito em:
- a) disposição, sem tratamento prévio, em local devidamente licenciado para disposição final de RSS.
- b) encaminhamento imediato a um sistema de incineração e posterior manejo e acondicionamento desses resíduos.
- c) tratamento térmico de cremação, em equipamento devidamente licenciado para esse fim.
- d) tratamento obrigatório de processo físico ou outros processos para redução ou eliminação da carga microbiana.
- #32922
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Biossegurança e Qualidade
- Concurso
- FUNED
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo Portaria N.º 485, de 11 de novembro de 2005 que aprova a Norma Regulamentadora n.º 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde), é de responsabilidade do trabalhador
- a) guardar documento comprobatório de vacinação e mantê- lo disponível à inspeção do trabalho.
- b) o descarte de matérias perfurocortantes, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados.
- c) informar, imediatamente, aos outros trabalhadores qualquer acidente ou incidente grave que possa provocar a disseminação de um agente biológico suscetível de causar doenças graves nos seres humanos.
- d) buscar informações através de cursos de capacitação sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição aos agentes biológicos.