Processando...

Prova FHS-SE - Terapia Ocupacional 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova FHS-SE - Terapia Ocupacional 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso FHS-SE.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Superior do cargo de 1. Princípios básicos e fundamentos teóricos para prática da Terapia; Ocupacional;
2. Principais modelos de prática da Terapia Ocupacional;
3. Conhecimentos das principais; patologias de órgãos e sistemas, que interferem no desempenho ocupacional, nas áreas de neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, neuromúsculo-esquelética, lesões de mão membros superiores, disfunção cardiopulmonar no adulto e na criança;
4. Métodos e técnicas de avaliação das Áreas de Desempenho Ocupacional, dos Componentes Ocupacionais e dos Contextos Ocupacionais;
5. Abordagens e métodos de tratamento para otimização do controle motor, das habilidades sensoriais,cognitivoperceptuais, psicossociais;
6. Tecnologia Assistiva: adaptação ambiental e doméstica, mobilidade, órteses;
7. O papel e atuação do Terapeuta Ocupacional nas unidades hospitalares e na equipe interdisciplinar;
8. Terapia Ocupacional na atenção á criança: Neonatologia, Método Mãe Canguru, CTI, Pediatria, Follow up;
9. Abordagem individual e grupal.
. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes FHS-SE.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Terapia Ocupacional 5 do concurso FHS-SE.

1 Fundamentos da terapia ocupacional.
2 Princípios de reabilitação.
3 Técnicas de observação.
4 Psicologia do desenvolvimento.
5 Psicomotricidade.
6 Cinesiologia e biomecânica.
7 Dinâmica e abordagem grupais.
8 Terapia ocupacional aplicada à área médica.
9 Ética e legislação profissional.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Terapia Ocupacional 5.

#25433
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O projeto Mãe Canguru está incluído nas políticas públicas de humanização para o recém-nascido, responsáveis pelas principais mudanças nos paradigmas de assistência à saúde da população.

O projeto garante que o terapeuta ocupacional tenha acesso a um ambiente até então restrito à comunidade médica, enfermeiros e auxiliares. Tomando como base esse assunto e a intervenção da terapia ocupacional na neonatologia, julgue os itens subsequentes.

 

Na intervenção da terapia ocupacional junto ao recém- nascido prematuro, na UTI, alguns manuseios terapêuticos são indicados, como, por exemplo, a contenção facilitadora, que consiste na aproximação entre as extremidades do corpo (cabeça e membros inferiores). Nas regiões Norte e Nordeste do país, um dispositivo culturalmente difundido e que serve a esse princípio são as redinhas.

#25434
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Um paciente meu com diagnóstico de paralisia cerebral, do tipo atetósico, também um doce de pessoa, foi-me encaminhado por sua fonoaudióloga quando tinha cerca de oito anos. Muito inteligente, vinha acompanhando a escola regular, apesar das suas limitações motoras que o impediam, por exemplo, de conseguir escrever... Era alegre e extrovertido...

Embora não caminhasse sozinho e tivesse dificuldade de se fazer entender.

 

Pádua e Magalhães. Terapia ocupacional: teoria e prática. Campinas, 2003 (com adaptações).

 

Tomando como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir

 

O tipo atetósico citado no texto caracteriza a manifestação clínica menos comum da paralisia cerebral, relacionada ao comprometimento do cerebelo ou de suas vias, causando movimentos distais involuntários.

#25435
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

Com relação às abordagens grupais realizadas por terapeutas ocupacionais, julgue os itens seguintes.

 

As atividades grupais envolvendo pacientes com Alzheimer são extremamente benéficas. A composição ideal dos grupos é entre 5 e 10 pessoas em diferentes estágios da doença. As atividades mais indicadas são: relaxamento, jogos de letras, números, atividades de poesia, música, dança, histórias familiares e álbum de fotografias.

#25436
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Com relação às abordagens grupais realizadas por terapeutas ocupacionais, julgue os itens seguintes.

 

Caso um paciente, durante uma sessão de grupo, relate a história de um acidente que lhe tenha provocado um trauma cranioencefálico há aproximadamente 4 anos, e com base nessa história, outros integrantes do grupo com problemas semelhantes ganharem esperança, isso exemplificará o fator terapêutico denominado por Yalom como instilação de esperança

#25437
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

 

Com relação às abordagens grupais realizadas por terapeutas ocupacionais, julgue os itens seguintes.

 

setting terapêutico é definido como o espaço físico de realização dos grupos.

#25438
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

De acordo com diversas referências bibliográficas e o aumento no número de trabalhos apresentados em congressos, é possível constatar que a terapia ocupacional tem evoluído e ampliado seu campo de atuação na área de oncologia hospitalar no Brasil.

Acerca dessa atuação, julgue os seguintes itens

 

Anemia, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e alopecia são reações comuns em pacientes durante o tratamento de quimioterapia e perduram por um longo período depois do término do tratamento.

#25439
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

De acordo com os principais modelos de prática da terapia ocupacional, julgue os seguintes itens.

 

O modelo canadense de desempenho ocupacional pode ser considerado holístico, pois guarda uma ampla visão do homem, incluindo os aspectos espirituais de sua experiência. Nesse modelo, a relação terapeuta-paciente é solidamente centrada no cliente, nas suas escolhas e metas.

#25440
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com os principais modelos de prática da terapia ocupacional, julgue os seguintes itens.

 

Força, amplitude de movimento, resistência e tolerância são conceitos da abordagem da facilitação neuromuscular proprioceptiva.

#25441
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Uma paciente de 76 anos de idade, acamada, com diagnóstico primário de artrite reumatoide, apresenta úlcera de pressão de grau IV na região sacral e foi encaminhada para avaliação da terapia ocupacional durante sua internação hospitalar. 

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir

 

A manutenção da força muscular e de amplitude de movimentos, a utilização de articulações maiores e mais fortes na execução de tarefas, o respeito à dor e a inclusão na rotina de atividades que mantenham uma mesma posição por tempo prolongado são alguns dos princípios do programa de proteção articular utilizado por terapeutas ocupacionais em casos semelhantes ao da paciente em questão.

#25442
Banca
CESPE
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
FHS-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Acerca do trauma cranioencefálico (TCE) e da intervenção da terapia ocupacional nesse tipo de quadro, julgue os seguintes itens.

 

O que diferencia o terapeuta ocupacional dos demais profissionais que trabalham em equipes de reabilitação física são seus conhecimentos e as aplicações de técnicas de reabilitação funcional.