Prova ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 3 - Questões e Simulados | ENEM
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 3 do concurso ENEM.
- Questões de Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação – modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
- Questões de Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
- Questões de Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas eartísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
- Questões de Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
- Questões de Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos – organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
- Questões de Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
- Questões de Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.
- Questões de Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM) 3.
- #25747
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra
- a) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
- b) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas.
- c) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês.
- d) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua.
- e) o conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.
- #25748
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
- a) O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
- b) A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
- c) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
- d) A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
- e) A garantia da sustentabilidade ambiental e o combate ao trabalho infantil.
- #25749
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Going to university seems to reduce the risk of dying from coronary heart disease. An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack and die than university graduates.
World Report News. Magazine Speak Up. Ano XIV, n° 170. Editora Camelot, 2001.
Em relação às pesquisas, a utilização da expressão university graduates evidencia a intenção de informar que
- a) as doenças do coração atacam dez mil pacientes.
- b) as doenças do coração ocorrem na faixa dos dezesseis anos.
- c) as pesquisas sobre doenças são divulgadas no meio acadêmico.
- d) jovens americanos são alertados dos riscos de doenças do coração.
- e) maior nível de estudo reduz riscos de ataques do coração.
- #25750
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na fase escolar, é prática comum que os professores passem atividades extraclasse e marquem uma data para que as mesmas sejam entregues para correção.
No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para
- a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
- b) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.
- c) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.
- d) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.
- e) convencer de que fez o relatório solicitado.
- #25751
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado
- a) ao nível de felicidade das pessoas em tempos de guerra.
- b) à dificuldade de medir o nível de felicidade das pessoas a partir de seu humor.
- c) ao nível de felicidade das pessoas enquanto falam ao celular com seus familiares.
- d) à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram.
- e) à influência das imagens grafitadas pelas ruas no aumento do nível de felicidade das pessoas.
- #25752
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Bob Marley foi um artista popular e atraiu muitos fãs com suas canções. Ciente de sua influência social, na música War, o cantor se utiliza de sua arte para alertar sobre
- a) a inércia do continente africano diante das injustiças sociais.
- b) a persistência da guerra enquanto houver diferenças raciais e sociais.
- c) as acentuadas diferenças culturais entre os países africanos.
- d) as discrepâncias sociais entre moçambicanos e angolanos como causa de conflitos.
- e) a fragilidade das diferenças raciais e sociais comojustificativas para o início de uma guerra.
- #25753
- Banca
- INEP
- Matéria
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 7 -
Atira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque
- a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
- b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.
- c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
- d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
- e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.