Prova ENEM - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 2 - Questões e Simulados | ENEM
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 2 do concurso ENEM.
- Questões de Moléculas, células e tecidos – Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
- Questões de Divisão celular.
- Questões de Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.
- Questões de Aspectos gerais do metabolismo celular.
- Questões de Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
- Questões de Codificação da informação genética.
- Questões de Síntese protéica.
- Questões de Diferenciação celular.
- Questões de Principais tecidos animais e vegetais.
- Questões de Origem e evolução das células.
- Questões de Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
- Questões de Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
- Questões de Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
- Questões de Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico.
- Questões de Biotecnologia e sustentabilidade.
- Questões de Hereditariedade e diversidade da vida – Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
- Questões de Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
- Questões de Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
- Questões de Antígenos e anticorpos.
- Questões de Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes.
- Questões de Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
- Questões de Mutações gênicas e cromossômicas.
- Questões de Aconselhamento genético.
- Questões de Fundamentos genéticos da evolução.
- Questões de Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
- Questões de Identidade dos seres vivos – Níveis de organização dos seres vivos.
- Questões de Vírus, procariontes e eucariontes.
- Questões de Autótrofos e heterótrofos.
- Questões de Seres unicelulares e pluricelulares.
- Questões de Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos.
- Questões de Tipos de ciclo de vida.
- Questões de Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos.
- Questões de Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes.
- Questões de Embriologia, anatomia e fisiologia humana.
- Questões de Evolução humana.
- Questões de Biotecnologia e sistemática.
- Questões de Ecologia e ciências ambientais – Ecossistemas.
- Questões de Fatores bióticos e abióticos.
- Questões de Habitat e nicho ecológico.
- Questões de A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
- Questões de Dinâmica de populações.
- Questões de Interações entre os seres vivos.
- Questões de Ciclos biogeoquímicos.
- Questões de Fluxo de energia no ecossistema.
- Questões de Biogeografia.
- Questões de Biomas brasileiros.
- Questões de Exploração e uso de recursos naturais.
- Questões de Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
- Questões de Conservação e recuperação de ecossistemas.
- Questões de Conservação da biodiversidade.
- Questões de Tecnologias ambientais.
- Questões de Noções de saneamento básico.
- Questões de Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
- Questões de Origem e evolução da vida – A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
- Questões de Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
- Questões de Teorias de evolução.
- Questões de Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
- Questões de A teoria evolutiva de Charles Darwin.
- Questões de Teoria sintética da evolução.
- Questões de Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
- Questões de Qualidade de vida das populações humanas – Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
- Questões de Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
- Questões de Índice de desenvolvimento humano.
- Questões de Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros.
- Questões de Doenças sexualmente transmissíveis.
- Questões de Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade.
- Questões de Violência e segurança pública.
- Questões de Exercícios físicos e vida saudável.
- Questões de Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
- Questões de Legislação e cidadania.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 2.
- #25699
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acessoem: 11 ago 2010 (adaptado).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado)
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
- a) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
- b) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentardiária do indivíduo.
- c) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
- d) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
- e) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
- #25700
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:
O vôo das Folhas
Como vento
as folhas se movimentam.
E quando caem no chão
ficam paradas em silêncio.
Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da
floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.]
As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das
folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões,
centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de
outros seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós.
A natureza segundo os Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilíngües Ticunas, 2000.
Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo
- a) daágua.
- b) do oxigênio.
- c) do fósforo.
- d) do carbono.
- e) do nitrogênio.
- #25701
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
- a) difteria.
- b) botulismo.
- c) tuberculose.
- d) leptospirose.
- e) meningite meningocócica.
- #25702
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
- a) originar uma nova espécie poliploide.
- b) substituir geneticamente a espécie natural.
- c) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
- d) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
- e) produzir descendentes com o código genético modificado.
- #25703
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
- a) hábitat.
- b) biótopo.
- c) nível trófico.
- d) nicho ecológico.
- e) potencial biótico.
- #25704
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A função interativa I representa a proporção de
- a) herbivoria entre P1 e P2.
- b) polinização entre P1 e P2.
- c) P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.
- d) P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.
- e) energia de P1 e de P2 que saem do sistema.
- #25705
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante
- a) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.
- b) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.
- c) o funcionamento cíclico de todos os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.
- d) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.
- e) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que se fazem os motores.
- #25706
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.
Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
- a) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
- b) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
- c) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
- d) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
- e) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta.
- #25707
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é uni fator de risco que pode desencadear doenças como
- a) anemia.
- b) beribéri.
- c) diabetes.
- d) escorbuto.
- e) fenilcetonúria.
- #25708
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado
- a) pela circulação do magma no subsolo.
- b) pelas erupções constantes dos vulcões.
- c) pelo sol que aquece as águas com radiação ultravioleta.
- d) pela queima do carvão e combustíveis fósseis.
- e) pelos detritos e cinzas vulcânicas.