Prova ENEM - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 1 - Questões e Simulados | ENEM
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 1 do concurso ENEM.
- Questões de Moléculas, células e tecidos – Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
- Questões de Divisão celular.
- Questões de Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.
- Questões de Aspectos gerais do metabolismo celular.
- Questões de Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
- Questões de Codificação da informação genética.
- Questões de Síntese protéica.
- Questões de Diferenciação celular.
- Questões de Principais tecidos animais e vegetais.
- Questões de Origem e evolução das células.
- Questões de Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
- Questões de Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
- Questões de Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
- Questões de Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico.
- Questões de Biotecnologia e sustentabilidade.
- Questões de Hereditariedade e diversidade da vida – Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
- Questões de Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
- Questões de Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
- Questões de Antígenos e anticorpos.
- Questões de Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes.
- Questões de Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
- Questões de Mutações gênicas e cromossômicas.
- Questões de Aconselhamento genético.
- Questões de Fundamentos genéticos da evolução.
- Questões de Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
- Questões de Identidade dos seres vivos – Níveis de organização dos seres vivos.
- Questões de Vírus, procariontes e eucariontes.
- Questões de Autótrofos e heterótrofos.
- Questões de Seres unicelulares e pluricelulares.
- Questões de Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos.
- Questões de Tipos de ciclo de vida.
- Questões de Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos.
- Questões de Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes.
- Questões de Embriologia, anatomia e fisiologia humana.
- Questões de Evolução humana.
- Questões de Biotecnologia e sistemática.
- Questões de Ecologia e ciências ambientais – Ecossistemas.
- Questões de Fatores bióticos e abióticos.
- Questões de Habitat e nicho ecológico.
- Questões de A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
- Questões de Dinâmica de populações.
- Questões de Interações entre os seres vivos.
- Questões de Ciclos biogeoquímicos.
- Questões de Fluxo de energia no ecossistema.
- Questões de Biogeografia.
- Questões de Biomas brasileiros.
- Questões de Exploração e uso de recursos naturais.
- Questões de Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
- Questões de Conservação e recuperação de ecossistemas.
- Questões de Conservação da biodiversidade.
- Questões de Tecnologias ambientais.
- Questões de Noções de saneamento básico.
- Questões de Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
- Questões de Origem e evolução da vida – A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
- Questões de Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
- Questões de Teorias de evolução.
- Questões de Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
- Questões de A teoria evolutiva de Charles Darwin.
- Questões de Teoria sintética da evolução.
- Questões de Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
- Questões de Qualidade de vida das populações humanas – Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
- Questões de Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
- Questões de Índice de desenvolvimento humano.
- Questões de Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros.
- Questões de Doenças sexualmente transmissíveis.
- Questões de Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade.
- Questões de Violência e segurança pública.
- Questões de Exercícios físicos e vida saudável.
- Questões de Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
- Questões de Legislação e cidadania.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM) 1.
- #25689
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais.
Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de
- a) transferir o contaminante do solo para a água.
- b) absorver o contaminante sem alterá-la quimicamente.
- c) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
- d) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
- e) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.
- #25690
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
- a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
- b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
- c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
- d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
- e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
- #25691
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
A característica de interesse será manifestada em decorrência
- a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
- b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
- c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
- d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
- e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
- #25692
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da
- a) liberação de gás carbônico.
- b) formação de ácido lático.
- c) formação de água.
- d) produção de ATP.
- e) liberação de calor.
- #25693
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).
As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo
- a) sofre constantes recombinações para adaptar-se.
- b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.
- c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.
- d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.
- e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.
- #25694
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.
As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
- a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.
- b) Caules estreitos e retilíneos.
- c) Folhas estreitas e membranosas.
- d) Gemas apicais com densa pilosidade.
- e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.
- #25695
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.
Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é
- a) o consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.
- b) a utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
- c) a ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
- d) a poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
- e) o desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
- #25696
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
- a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
- b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
- c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
- d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
- e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.
- #25697
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que
- a) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
- b) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
- c) causaram uma série de Intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
- d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
- e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.
- #25698
- Banca
- INEP
- Matéria
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia (ENEM)
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
- a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
- b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospirasp.
- c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
- d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
- e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.