Prova EBSERH - Enfermagem 3 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital 2013 do Concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Superior/Médio do cargo de Técnico - Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 3 do concurso EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.
- Questões de Agravos à saúde do trabalhador. 1.1 Saúde mental.1.2 Sistemas sensoriais, respiratório e cardiovascular. 1.3 Câncer. 1.4 Sistema musculoesquelético. 1.5 Sangue. 1.6 Sistemas nervoso, digestivo, renal?urinário e reprodutivo. Doenças da pele.
- Questões de Aspectos legais da enfermagem do trabalho. 2.1 Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 2.2 Saúde ocupacional como um direito humano. 2.3 Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 2.4 Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
- Questões de Biossegurança. 3.1 Princípios gerais de biossegurança, higiene e profilaxia. 3.2 Gerenciamento do descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos, químicos e radioativos. 3.3 Meios de propagação e isolamento em doenças infectocontagiosas.
- Questões de Bioética. 4.1 Princípios fundamentais. 4.2 Direitos e deveres do técnico em enfermagem.
- Questões de Epidemiologia ocupacional.5.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 5.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 5.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 5.4 Medição dos efeitos das exposições.5.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica.
- Questões de Ergonomia. 6.1 Princípios de ergonomia e biomecânica. 6.2 Antropometria e planejamento do posto de trabalho. 6.3 Análise ergonômica de atividades. 6.4 Prevenção da sobrecarga de trabalho em linhas de produção. 6.5 Prevenção de distúrbios relacionados ao trabalho.
- Questões de Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores. 7.1 Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 7.2 Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 7.3 Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 7.4 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho.
- Questões de Procedimentos de enfermagem. 8.1 Verificação de sinais vitais. 8.2 Oxigenoterapia, aerossolterapia e curativos. 8.3 Administração de medicamentos e coleta de materiais para exame.
- Questões de Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 9.1 Programas preventivos. 9.2 Avaliação do risco em saúde. 9.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 9.4 Programas de nutrição. 9.5 Proteção e promoção de saúde. 9.6 Doenças infecciosas. 9.7 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 9.8 Gestão do estresse.
- Questões de Programa de prevenção de riscos ambientais. 10.1 Higiene ocupacional. 10.2 Prevenção de acidentes. 10.3 Política de segurança, liderança e cultura. 10.4 Proteção Pessoal.
- Questões de Toxicologia. 11.1 Toxicologia e Epidemiologia. 11.2 Monitoração biológica. 11.3 Toxicocinética. 11.4 Toxicologia básica. 11.5 Agentes químicos no organismo. 11.6 Toxiocinética. 11.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos.
- Questões de Conduta ética dos profissionais da área de saúde.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 3.
- #24395
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 1 -
O objetivo do Programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social das pessoas com longa história de internações em hospitais psiquiátricos. Possibilita a ampliação da rede de relações dos usuários, assegura o bem estar global da pessoa e estimula o exercício pleno dos direitos civis, políticos e de cidadania, uma vez que prevê o pagamento do auxílio-reabilitação diretamente ao beneficiário, através de convênio entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal. Trata-se do Programa
- a) de Volta para Casa.
- b) de aquisição de residências terapêuticas.
- c) Bolsa Auxílio.
- d) inclusão amiga.
- e) hiperdia.
- #24396
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Brasil é classificado pela Organização Mundial de Saúde como o país de maior endemicidade para hepatite A, cuja transmissão pode ocorrer
- a) na sexta semana após o início dos sintomas.
- b) unicamente pela via parenteral.
- c) via fecal-oral, inter-humanos, por meio de água e alimentos contaminados.
- d) no final da quinta semana do início dos sintomas.
- e) pela via sexual, por alimentos, frutas e verduras.
- #24398
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A sub-notificação de doenças transmissíveis influencia no diagnóstico e tratamento precoce, prejudicando o controle dos agravos e a saúde da população. A atenção do Técnico de Enfermagem quanto ao meio ambiente e ao cliente é fundamental, pois permite relacionar os respectivos quadros sintomáticos, tratamentos e métodos profiláticos nos diferentes agravos, como
- a) observar que pessoas com tosse e expectoração por três semanas ou mais podem ser orientadas para avaliação de saúde e detecção da tuberculose.
- b) esclarecer que existem vacinas contra alguns tipos de meningite meningocócica, especificamente para os tipos A, C, W135, Y, embora sejam eficazes apenas para crianças menores de 18 meses.
- c) recomendar ao cliente que durante o tratamento da hepatite, a restrição ao uso do álcool é fundamental pelo período mínimo de um mês.
- d) orientar profilaxia ambiental da leptospirose em situações de enchente, utilizando uma solução contendo dez gramas de borra de café diluída em vinte litros de água, para aplicar nas paredes e chão.
- e) tranquilizar o cliente em relação à dengue, explicando que a infecção causada pelo mosquito confere proteção permanente, independente do tipo ou classificação do agente etiológico.
- #24399
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 5 -
As complicações do diabetes podem ser agudas ou crônicas. Quando relacionadas ao aumento ou diminuição dos níveis glicêmicos é correto afirmar que
- a) a cetoacidose diabética é a principal complicação crônica do diabetes tipo 1.
- b) a nefropatia diabética é complicação tardia que pode atingir portadores de diabetes tipos 1 e 2.
- c) o coma hiperglicêmico é complicação crônica do diabetes tipo 2, devido ao aumento dos hormônios contrarreguladores.
- d) a falência pancreática é a complicação aguda mais relevante no portador de diabetes tipo 2.
- e) o estado hiperosmolar hiperglicêmico é a causa principal do coma, no portador de diabetes tipo 1.
- #24400
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Ao conversar com o usuário, o enfermeiro percebe que ele apresenta o hálito com cheiro de "maçã podre". Esta situação deve ser rapidamente notificada porque retrata
- a) a reação hipoglicêmica.
- b) o aumento da taxa de fenilcetonúria.
- c) o diabetes do tipo "insípidus".
- d) a hiperglicemia, com a glicose ultrapassando a 250 mg/dl.
- e) a doença de Cushing diabética.
- #24401
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os fatores de risco não modificáveis para o aparecimento de doenças coronarianas incluem
- a) hereditariedade, sexo e idade.
- b) obesidade, hipertensão e aumento da capacidade pulmonar.
- c) sexo, aumento da capacidade pulmonar e história familiar.
- d) hipertensão, aumento do colesterol e raça.
- e) aumento do colesterol, hereditariedade e hipotensão.
- #24402
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Um dos medicamentos utilizado nas síndromes coronárias agudas, associado ao correto e respectivo mecanismo de ação, corresponde
- a) à vasopressina, por causar vasodilatação periférica e coronariana.
- b) ao sulfato de morfina, por diminuir a demanda de oxigênio miocárdico.
- c) à naloxona, por bloquear os canais de cálcio e magnésio.
- d) à epinefrina, por ter efeito inotrópico negativo.
- e) ao cloreto de potássio, por melhorar a oxigenação tecidual quando não há circulação coronariana.
- #24403
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O DEA (Desfibrilador externo automático), em uma situação de emergência cardíaca, orienta o socorrista a fornecer um choque elétrico quando detecta um ritmo passível de choque. São considerados ritmos passíveis de choque a
- a) atividade elétrica sem pulso e a fibrilação ventricular.
- b) atividade elétrica sem pulso e a assistolia
- c) fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso.
- d) fibrilação ventricular e a assistolia.
- e) assistolia e a taquicardia ventricular sem pulso.
- #24404
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- EBSERH
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Na Esclerose Lateral Amiotrófica ocorrem manifestações clínicas, tais como
- a) preservação da integridade do tônus muscular da parte posterior da língua e do palato mole, mas com progressiva deterioração intelectual.
- b) atrofia dos músculos dos braços, tronco ou pernas, com ausência de espasticidade ou de dificuldade para deglutir.
- c) perda dos neurônios motores, com função respiratória geralmente comprometida e função intelectual preservada.
- d) fadiga, fraqueza muscular, com preservação da voz e da capacidade de falar, mas com progressiva demência.
- e) preservação da capacidade de rir e tossir, mas com progressiva dificuldade para deglutir.