Processando...

Prova COPEL - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova COPEL - Pedagogia 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso COPEL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca PUC-PR, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes COPEL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 1 do concurso COPEL.

Questões de Pedagogia do cargo de Analista de RH do concurso da COPEL.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 1.

#36188
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
fácil

(1,0) 1 - 

Leia as ideias abaixo e julgue se estão CORRETAS ou INCORRETAS

I. O moderno cenário da educação se destaca no século XXI com novas expectativas para o profissional pedagogo que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação on-line etc. Enfim, uma nova estrutura se firma na sociedade. 

II. A sociedade do conhecimento exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para a atuação neste cenário competitivo. 

III. A educação em espaços não escolares não confirma a discussão sobre a expansão do mercado de trabalho. O pedagogo restringe sua atuação ao espaço escolar, tornando a escola o exclusivo ambiente de trabalho, fato este que não permite uma nova redefinição da atuação desse profissional. 

IV. Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros ambientes formam, hoje, o novo cenário de atuação do pedagogo, que transpõe os muros da escola para prestar seu serviço nesses locais, espaços até então restritos a outros profissionais.

  • a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • c) Apenas a assertiva I está correta.
  • d) Todas as assertivas estão corretas.
  • e) Apenas a assertiva II está correta.
#36189
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Leia as assertivas a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e para as falsas

I. A realidade do século XXI vem quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto somente para exercer suas funções na sala de aula. 

II. A função do pedagogo na empresa pode ser considerada a mesma função dos profissionais que trabalham com recursos humanos, no sentido de seleção para cargos e salários. 

III. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica. 

IV. Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado na mola mestra para enfrentar os desafios que se articulam dentro dessa mesma sociedade e em todos os seus segmentos, desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico, marca da tão inovadora e desafiadora era da informação.

  • a) A sequência correta é: V - V - F - F.
  • b) A sequência correta é: F - V - F - F.
  • c) A sequência correta é: V - V - F - V.
  • d) A sequência correta é: V - V - V - F.
  • e) A sequência correta é: V - F - V - V.
#36190
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) A Andragogia é a área de estudo da Educação que tem como objeto a aprendizagem de crianças de zero a dez anos.
  • b) O pedagogo professor, ao trabalhar com adultos, precisa se transformar num tutor eficiente de atividades de grupos, devendo demonstrar a importância prática do assunto a ser estudado.
  • c) Quando se ensina a adultos, sugere-se que todo conteúdo seja transmitindo com entusiasmo pelo aprendizado, gerando a percepção de que aquele conhecimento realmente fará diferença na vida dos alunos.
  • d) Ao trabalhar com o ensino e a aprendizagem de adultos deve-se transmitir força e esperança, a sensação de que aquela atividade está mudando a vida de todos e não simplesmente preenchendo espaços em seus cérebros.
  • e) As características de aprendizagem dos adultos devem ser exploradas através de abordagens e métodos apropriados, produzindo uma maior eficiência das atividades educativas.
#36191
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 4 - 

O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:

  • a) Evitar atividades em grupos, pois na empresa o adulto sempre trabalhará sozinho.
  • b) Tirar proveito da experiência acumulada pelos alunos. Os adultos têm experiências de vida mais numerosas e mais diversificadas que as crianças.
  • c) Expor as dificuldades do adulto em público.
  • d) Minimizar a inferência do adulto, pois suas experiências de nada valem para a composição da sua aprendizagem.
  • e) Intensificar o processo de competição entre os alunos, a fim de que possam transpor este comportamento na esfera profissional.
#36192
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 5 - 

Com a relação à formação de grupos de trabalho em atividades pedagógicas com adultos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) Quando formam grupos esses são mais heterogêneos em conhecimentos, necessidades, interesses e objetivos.
  • b) Os grupos homogêneos formam uma rica fonte de consulta presente no somatório das experiências dos participantes.
  • c) As atividades propostas aos grupos podem ser exploradas por meio de situações experienciais (que exijam o uso das experiências dos participantes), como discussões, exercícios de simulação, aprendizagem baseada em problemas etc.
  • d) As atividades baseadas em soluções de problemas permitem o compartilhamento dos conhecimentos já existentes para alguns, além de reforçar a autoestima do grupo.
  • e) Os grupos sempre compostos pelas mesmas pessoas tendem a uma acomodação, fato esse que deve ser conduzido pelo pedagogo professor a outras combinações, a fim de garantir a aprendizagem e a motivação.
#36193
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

"A Aprendizagem Vivencial" é um tipo de aprendizagem que tem como especificidade ser "plena de sentido" para o treinamento e apresenta como características, EXCETO:

  • a) Envolvimento pessoal (aspectos afetivo e cognitivo).
  • b) É autoiniciada (mesmo com estímulos externos, o senso de descoberta, de captar e de compreender vem de dentro).
  • c) É penetrante (suscita modificação no comportamento, nas atitudes).
  • d) É avaliada o (participante sabe se a aprendizagem está indo ao encontro de suas necessidades).
  • e) É desconectada da realidade (traz ao participante elemento de não significação).
#36194
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

  • a) O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal que visa ao aperfeiçoamento de desempenhos e o acréscimo da produtividade e das relações interpessoais.
  • b) O treinamento bem planejado prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e às constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo imprescindível para a busca da qualidade.
  • c) O treinamento teria início como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional.
  • d) Estabelecer a necessidade é secundário para que um bom treinamento seja planejado e cumprido, pois enfocar os problemas e as oportunidades que o treinamento originalmente vai atender pode estar em segundo plano.
  • e) Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece; porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.
#36195
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

  • a) O diagnóstico das necessidades pode ser feito a partir da análise organizacional, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva.
  • b) Quanto à execução de um treinamento, esta deve levar em consideração os vários tipos de treinamento: primeiro, o de integração, que tem como objetivo adaptar as pessoas à organização; depois, o técnico-operacional, que busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas que realiza; depois, o treinamento gerencial, que tem o intuito de desenvolver as competências técnica, administrativa e comportamental; por fim, o treinamento comportamental, que tem como objetivo solucionar os problemas das interrelações no contexto do trabalho.
  • c) A execução de um determinado treinamento deve levar em consideração os seguintes fatores: adequação do programa às necessidades da organização; qualidade do material didático; cooperação do pessoal de chefia; qualidade e preparo dos instrutores; qualidade do pessoal a ser treinado.
  • d) A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional pedagogo, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos, como também para avaliar se o treinamento alcançou as metas já estabelecidas anteriormente.
  • e) As avaliações do aprendizado e dos resultados do treinamento certamente se esgotam em relatórios e dossiês, não se abrindo como possibilidades de intervenção.
#36196
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

O diagnóstico das necessidades de treinamento permite que se façam algumas considerações. Leia as frases a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas: 

I. Uma análise de necessidade de treinamento é a identificação do que um colaborador ou um grupo tem que aprender, no sentido de preencher a lacuna existente entre o êxito presente e o nível de êxito que é solicitado. 

II. Assistirá a organização, através de seu órgão de treinamento, a identificar quais são as necessidades de treinamento e quais serão os custos necessários. 

III. O diagnóstico das necessidades de treinamento deve se constituir num processo meticuloso e apoiado em fatos concretamente apurados. Para tanto, devem-se levar em consideração três aspectos: 1º) as necessidades reais nem sempre são percebidas e, quando o são, nem sempre a percepção ocorre com lucidez; 2º) as necessidades percebidas nem sempre são expressas e, quando o são, nem sempre expressam de maneira clara; 3º) as necessidades expressas nem sempre são satisfeitas e, quando o são, nem sempre ocorre da maneira mais conveniente. 

IV. Devem-se levar em conta essas prerrogativas assinaladas no item anterior, pois essas falhas podem comprometer os resultados da análise das necessidades de treinamento.

  • a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • c) Apenas a assertiva I está correta.
  • d) Todas as assertivas estão corretas.
  • e) Apenas a assertiva II está correta.
#36197
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Concurso
COPEL-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA

I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento. 

II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer. 

III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso. 

IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.

  • a) A sequência correta é: V - V - F - F.
  • b) A sequência correta é: F - V - F - F.
  • c) A sequência correta é: V - V - F - V.
  • d) A sequência correta é: V - V - V - V.
  • e) A sequência correta é: V - F - V - V.