Prova CELEPAR - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CELEPAR.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca COPS-UEL, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CELEPAR.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso CELEPAR.
- Questões de Português.
- Questões de Compreensão e interpretação de textos, com moderado grau de complexidade.
- Questões de Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Questões de Localização de informações explícitas no texto.
- Questões de Inferência de sentido de palavras e/ou expressões.
- Questões de Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e consequência entre as partes de um texto.
- Questões de Distinção de fato e opinião sobre esse fato.
- Questões de Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.).
- Questões de Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições argumentativas, locuções etc.
- Questões de Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
- Questões de Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Questões de Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações.
- Questões de Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.).
- Questões de Compreensão de estruturas temática e lexical complexas.
- Questões de Ambiguidade e paráfrase.
- Questões de Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2.
- #32146
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na segunda linha do texto, a expressão “sem checar” indica que quem não verificou a veracidade da informação foi (foram):
- a) A apresentadora Sonia Abrão após investigação sobre fraudes na internet.
- b) As redes de televisão aberta especializadas em programas sobre celebridades.
- c) As celebridades que reproduzem mentiras presentes no Twitter com perfil falso.
- d) Os supostos donos de endereços eletrônicos falsos descobertos por Sonia Abrão.
- e) Os sites de celebridades que consultaram o Twitter falsificado de Sonia Abrão.
- #32147
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A situação criou uma “saia justa” (segundo parágrafo) porque
- a) a informação era falsa e inverossímil.
- b) a negociação para a transferência da apresentadora não dera certo.
- c) a informação era inverídica, porém verossímil.
- d) a Rede Record não se manifestou para confirmar a transferência.
- e) a informação era sigilosa, verídica e verossímil.
- #32148
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Assinale a alternativa em que as duas ações ou estados correspondem à mesma pessoa.
- a) É âncora do “CQC” e proferiu opiniões no nome de outrem.
- b) Ofereceu ingressos para o “CQC” e recebeu ultimato para desfazer o problema.
- c) Ludibriou internautas e alertou sobre uma prática criminosa.
- d) Recebeu selo de autenticidade do Twitter e foi desmascarado por práticas ilícitas.
- e) Recorreu a artifícios para assumir a identidade de outrem e denunciou o caso a autoridades.
- #32149
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O último parágrafo indica que
- a) dois amigos do publicitário Washington Olivetto tiveram seus perfis falsificados no Twitter.
- b) o publicitário Washington Olivetto deu declarações de que o alerta dos amigos serviu para habituá-lo a fraudes na internet.
- c) o perfil falso do publicitário Washington Olivetto no Twitter fora descoberto por dois amigos que o avisaram da fraude.
- d) as fraudes na internet descobertas pelos amigos de Washington Olivetto despertaram a indignação habitual do publicitário.
- e) a falsificação do perfil de Washington Olivetto no Twitter provocou a solidariedade do publicitário com seus dois amigos.
- #32150
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa que contém a correta correspondência entre os termos sublinhados no texto e o que eles retomam.
- a) “ele” (5º. parágrafo) retoma “o pretenso Tas”.
- b) “que” (1º. parágrafo) retoma “mensagens curtas”.
- c) “seu nome” (6º. parágrafo) retoma “falsário”.
- d) “lhe” (6º. parágrafo) retoma “falsário”.
- e) “meu nome” (5º. parágrafo) retoma “CQC”.
- #32151
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia a frase a seguir:
“As frases longas e bem elaboradas a que os leitores de José Saramago estão acostumados continuam lá, mas o ambiente é outro, justamente um que costuma pedir frases curtas, sem a necessidade de muita elaboração.”
Assinale a alternativa correta.
- a) O uso de “a que” pode ser substituído por “as quais” sem necessidade de outras adaptações.
- b) O termo “lá” indica a permanência do estilo do autor em seus livros.
- c) O termo “mas” aponta para a incompatibilidade entre o estilo do autor em livros e o estilo mais frequente praticado por ele nos blogs.
- d) O termo “um” faz referência ao leitor acostumado com o estilo de Saramago.
- e) A ideia expressa no trecho “o ambiente é outro” indica diferenças entre os livros do autor e os blogs.
- #32152
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Observe o trecho “por e-mail, como é mais apropriado ao tema”.
Considere as afirmativas a seguir:
I. O uso do e-mail para a realização da entrevista deu-se porque entrevistador e entrevistado localizavam-se em países diferentes.
II. A entrevista foi concedida por e-mail porque o entrevistado prefere esse meio de comunicação, conforme se pode entender também em respostas do escritor.
III. O entrevistador ressalta o uso do e-mail para a realização da entrevista como uma forma de destacar certa familiaridade do escritor com meios eletrônicos.
IV. A opção pela entrevista por e-mail é um recurso informado pelo entrevistador para apontá-lo como um meio que convém ao assunto da entrevista.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
- b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
- c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
- #32153
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que contém um termo que pode substituir a palavra “porém” (linha 10), sem prejuízo do sentido original.
- a) “entretanto”, nesta mesma posição.
- b) “pois”, nesta mesma posição.
- c) “portanto”, posicionado no início da frase.
- d) “mas”, nesta mesma posição.
- e) “logo”, posicionado no início da frase.
- #32154
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Ainda sobre o uso do termo “porém” em confronto com as perguntas do entrevistador e as respostas subsequentes do escritor, assinale a alternativa correta.
- a) O uso do termo leva o leitor a pressupor que o entrevistador considera José Saramago um escritor que não é idoso.
- b) Com a frase “Não sou frequentador assíduo da internet ”, o escritor confirma a expectativa do entrevistador segundo a qual há diferenças entre Saramago e os escritores mais velhos.
- c) A expressão “nada mais” utilizada pelo escritor em sua resposta aproxima-o da condição do grupo de escritores que se nega a manifestar descaso pela internet.
- d) O uso do termo indica a pressuposição do entrevistador segundo a qual, pelo fato de usar blogs, Saramago teria atitude diferente da de outros escritores mais velhos.
- e) A falta de disposição de Saramago para manter diálogos com outros blogs afeta a expectativa de indiferença pressuposta pelo entrevistador na frase que antecede as perguntas iniciais.
- #32155
- Banca
- COPS-UEL
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELEPAR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considere a resposta dada à pergunta sobre a influência da experiência de escrever para um blog sobre o estilo do escritor.
Assinale a alternativa correta.
- a) O início taxativo da resposta é amenizado em seguida pelas duas frases subsequentes, comprovando que há alguma influência dos blogs sobre seu estilo.
- b) Os termos “das” e “necessárias” referem-se a expressões femininas diferentes: “das” refere-se a “frases longas”, e “necessárias” refere-se a “observações e análises”.
- c) A resposta do escritor contesta a ideia expressa pelo entrevistador segundo a qual, no blog, os textos são mais curtos e diretos.
- d) O escritor, em sua resposta, discorda do entrevistador quanto à possibilidade de que a experiência da escrita para o blog exerça influência sobre o estilo dos escritores em geral.
- e) A expressão “a tão louvada clareza das sínteses” contém um tom de ironia, indicando que ele prefere perseguir a síntese por outras vias distantes da clareza.