Prova CAU-BR - Administração Geral 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAU-BR.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAU-BR.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Administração Geral 1 do concurso CAU-BR.
- Questões de Administração Geral.
- Questões de Conhecimentos Específicos Administração CAU-BR.
- Questões de Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade.
- Questões de Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua.
- Questões de Conhecimentos básicos de administração. 3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 3.2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho.
- Questões de Patrimônio. 4.1 Conceito. 4.2 Componentes. 4.3 Variações e configurações.
- Questões de Hierarquia e autoridade.
- Questões de Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade.
- Questões de Processo decisório.
- Questões de Planejamento administrativo e operacional.
- Questões de Divisão do trabalho.
- Questões de Controle e avaliação.
- Questões de Motivação e desempenho.
- Questões de Liderança.
- Questões de Gestão da qualidade.
- Questões de Técnicas de arquivamento: classificação, organização,arquivos correntes e protocolo.
- Questões de Noções de cidadania.
- Questões de Agentes auxiliares do comércio: operações bancárias e cartórios.
- Questões de Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório.
- Questões de Compras na Administração pública. 18.1 Licitações e contratos. 18.2 Princípios básicos da licitação. 18.3 Dispensa e inexigibilidade de licitação. 18.4 Legislação vigente sobre compras na Administração pública.
- Questões de Pacote de software Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook) e suas funcionalidades.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Administração Geral 1.
- #32573
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto no 1.171/1994, assinale a alternativa correta.
- a) A função pública deve ser entendida como exercício pessoal e, portanto, se integra à vida profissional de cada servidor público. Assim, os fatos e os atos verificados na conduta do dia a dia, em sua vida profissional, poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida pessoal.
- b) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como pessoal, já que, como cidadão integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como autorrealização.
- c) É dever do servidor ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
- d) A moralidade da Administração Pública é limitada à distinção entre o bem e o mal, sem o acréscimo da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
- e) Toda ausência justificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que dificilmente conduz à desordem nas relações humanas.
- #32574
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.
- a) É um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções, encarregado de melhorar a qualidade, reduzir custos e incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos e as funções.
- b) É composta de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e é formada para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências, sendo quase sempre designadas.
- c) É formada especialmente para desenhar um novo produto ou serviço, em que os participantes são designados com base em suas habilidades, para contribuírem com o sucesso dos objetivos estabelecidos.
- d) É designada para resolver imediatamente um problema, ficando o grupo responsável por um plano de longo prazo para a resolução da demanda, que pode incluir a implementação da solução proposta.
- e) É composta de pessoas altamente treinadas para o desempenho um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, na qual os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.
- #32575
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
A habilidade de observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro e pelo trabalho desempenhado, reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, em uma perspectiva interpessoal do trabalho em equipe, é conhecida como
- a) comportamento receptivo.
- b) empatia.
- c) assertividade.
- d) compreensão mútua.
- e) civilidade.
- #32576
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Considerando que os arquivos são dotados de um ciclo de vida e que ele pode ser categorizado em três fases, é correto afirmar que os arquivos correntes são aqueles
- a) ditos semiativos.
- b) de primeira idade.
- c) de terceira idade
- d) de segunda idade.
- e) ditos históricos.
- #32577
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O uso adequado de equipamentos em escritórios, no que tange ao consumo consciente de energia, pode ser verificado em ações como a(o)
- a) substituição de dispositivos centralizados multifunções por dispositivos monofunção.
- b) retorno dos monitores convencionais, ao invés dos monitores planos (LCD).
- c) redução dos consumos do modo espera (stand by).
- d) substituição dos computadores portáteis por computadores de mesa.
- e) seleção de equipamentos que não apresentam critérios de eficiência energética.
- #32578
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A gestão da qualidade já está em sua terceira fase, denominada era da qualidade total. Ao longo desses estágios, foram desenvolvidos e aprimorados padrões de qualidade a serem incorporados pelas organizações. Atualmente, a gestão da qualidade considera que a
- a) gestão das relações externas à organização não impacta na qualidade.
- b) melhoria da qualidade associa-se ao aumento de custos dos produtos.
- c) difusão das decisões para menores escalões pode gerar qualidade.
- d) gerência participativa não influencia a gestão da qualidade.
- e) eliminação de processos que não adicionam valor ao produto reduzem a qualidade.
- #32579
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a classificação de documentos pode ser definida como “organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo”.
DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística. Publicações Técnicas, no 51. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2005,232p.
Com base no texto, é correto afirmar que a classificação, enquanto técnica de arquivamento, envolve atividades de
- a) divisão da espécie documental quanto à técnica de registro ou ao conteúdo.
- b) reunião de documentos no decurso de uma ação administrativa.
- c) indexação por descritores.
- d) estabelecimento de categorias seguindo um critério estrutural.
- e) aplainamento mediante pressão de documentos dobrados.
- #32580
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Considerando um ambiente de prestação de serviços e com relação ao enfoque na gestão da qualidade, é correto afirmar que
- a) a produção e o consumo do serviço são simultâneos.
- b) o esforço pela qualidade aparece no produto.
- c) as condições são favoráveis à padronização.
- d) o cliente tende a não influenciar o processo produtivo.
- e) o cliente atua no final do processo produtivo.
- #32581
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
O processo de direcionar as atividades e os membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais frente a um propósito comum é denominado de direção. Com base nessa informação, é correto afirmar que a direção
- a) constitui um processo impessoal, sendo complementado pelas demais etapas que se referem ao relacionamento interpessoal.
- b) restringe-se ao nível intermediário, no qual também é chamada de gerência.
- c) é rígida e intensiva quando o administrador age de acordo com a Teoria Y de McGregor.
- d) baseada na confiança nas pessoas e na responsabilidade delas para com o trabalho caracteriza a Teoria Y de McGregor.
- e) restringe-se ao nível institucional, no qual também é chamada de gerência.
- #32582
- Banca
- IADES
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
O estilo de liderança é resultado da cultura organizacional, da cultura das pessoas envolvidas e das características individuais de cada gestor. Com base nessa informação, é correto afirmar que o líder pode ser
- a) democrático, fixando as diretrizes sem a participação do grupo.
- b) liberal, determinando as atividades que cada funcionário deve executar.
- c) autocrático, tendo uma postura de não avaliar o grupo e não controlar os acontecimentos.
- d) democrático, tendo uma participação limitada e fornecendo informações se solicitado.
- e) democrático, estimulando o debate e a decisão pelo grupo.