Prova CAIXA (CEF) - Português 5 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAIXA (CEF).
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAIXA (CEF).
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 5 do concurso CAIXA (CEF).
- Questões de Compreensão e interpretação de textos.
- Questões de Tipologia textual.
- Questões de Ortografia oficial.
- Questões de Acentuação gráfica.
- Questões de Emprego das classes de palavras.
- Questões de Emprego do sinal indicativo de crase.
- Questões de Sintaxe da oração e do período.
- Questões de Pontuação.
- Questões de Concordância nominal e verbal.
- Questões de Regência nominal e verbal.
- Questões de Significação das palavras.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 5.
- #26275
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
No trecho "Para o jovem que está começando sua vida financeira e profissional, um plano de gastos é útil por excelência", a expressão "por excelência" pode ser substituída, sem perda semântica, por e excelente.
- #26276
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Tomando por base as construções sintáticas utilizadas no texto, julgue os itens que se seguem com referência à pontuação.
Emprega-se ponto-e-vírgula ao final de enumerações de itens sempre que, no interior desses, a exemplo do que ocorre no último parágrafo do texto, há indicação de pausa de menor duração.
- #26277
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
No trecho "Gastar um pouquinho a mais durante o mês e logo ver sua conta ficar no vermelho.", a expressão "ficar no vermelho" está empregada em sentido figurado.
- #26278
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
Em "comprar, preferencialmente, à vista;", é obrigatório o sinal indicativo de crase em "à vista", à semelhança do que ocorre com a expressão àprestações.
- #26279
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
No trecho "que a família ensine a criança, desde pequena, a saber lidar com dinheiro e a se envolver com o controle dos gastos", o verbo ensinarrege um complemento com preposição e um sem preposição.
(1,0) 6 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
Na passagem "Para o jovem que está começando sua vida financeira e profissional", há, entre os dois adjetivos, relação de causa e conseqüência.
- #26281
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
No texto, não se faz referência literal ao jovem que não gasta a mais e, portanto, não fica no vermelho.
- #26282
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
As recomendações contidas no texto são apresentadas em ordem crescente de importância e se dirigem principalmente aos cidadãos que recebem salário baixo.
- #26283
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A partir das idéias e das estruturas presentes no texto, julgue os itens a seguir.
No trecho "Gastar um pouquinho a mais durante o mês e logo ver sua conta ficar no vermelho.", o vocábulo "durante" expressa uma circunstância de continuidade, de permanência.
- #26284
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Tomando por base as construções sintáticas utilizadas no texto, julgue os itens que se seguem com referência à pontuação.
A estrutura a se saber lidar com dinheiro, em que há inserção do pronome se, atende à prescrição gramatical e substitui corretamente no trecho "a saber lidar com dinheiro", no trecho "é fundamental, segundo vários educadores, que a família ensine a criança, desde pequena, a saber lidar com dinheiro".