Prova CAIXA (CEF) - Português 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAIXA (CEF).
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAIXA (CEF).
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 3 do concurso CAIXA (CEF).
- Questões de Compreensão e interpretação de textos.
- Questões de Tipologia textual.
- Questões de Ortografia oficial.
- Questões de Acentuação gráfica.
- Questões de Emprego das classes de palavras.
- Questões de Emprego do sinal indicativo de crase.
- Questões de Sintaxe da oração e do período.
- Questões de Pontuação.
- Questões de Concordância nominal e verbal.
- Questões de Regência nominal e verbal.
- Questões de Significação das palavras.
- Questões de Redação Oficial.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 3.
- #26262
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
A leitura do texto permite concluir, relativamente ao tempo gasto no game com os idosos da pesquisa, que eles,
- a) jogaram o game durante 14 horas seguidas
- b) jogaram a mesma quantidade de horas todos os dias durante 14 dias.
- c) passaram duas semanas jogando 14 horas por dia.
- d) gastaram o mesmo tempo que os outros 10,3 milhões de usuários.
- e) despenderam cerca de 14 horas de atividade no jogo ao longo de 14 dias.
- #26263
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O primeiro parágrafo do texto apresenta características de argumentação porque
- a) focaliza de modo estático um objeto, no caso, um game.
- b) traz personagens que atuam no desenvolvimento da história.
- c) mostra objetos em minúcias e situações atemporalmente.
- d) apresenta uma ideia central, que será evidenciada, e uma conclusão.
- e) desenvolve uma situação no tempo, mostrando seus desdobramentos.
- #26264
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
O período “Escolhemos o ‘World of Warcraft’ porque ele é desafiante em termos cognitivos, apresentando sempre situações novas.” (L 25-27) pode ser reescrito, mantendo- -se o mesmo sentido, como:
- a) Escolhemos o “World of Warcraft” uma vez que ele é desafiante em termos cognitivos, apesar de apresentar sempre situações novas.
- b) Escolhemos o “World of Warcraft” caso ele seja desafiante em termos cognitivos, quando apresenta sem- pre situações novas
- c) Escolhemos o “World of Warcraft” assim que ele for desafiante em termos cognitivos e apresentar situações novas.
- d) Como o “World of Warcraft” é desafiante em termos cognitivos, por apresentar sempre situações novas, nós o escolhemos.
- e) Mesmo que o “World of Warcraft” seja desafiante em termos cognitivos, no momento em que apresenta situações novas, nós o escolhemos.
- #26265
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
A língua portuguesa conhece situações de dupla possibilidade de concordância. A modificação possível do termo destacado, mantendo-se a concordância, de acordo com a norma-padrão, encontra-se em:
- a) Jogar games de computador pode fazer bem à saúde — podem (L. 1-2)
- b) um dos títulos mais populares do gênero no mundo, produzido pela Blizzard — produzidos (L. 11-12)
- c) escolhidos pelos pesquisadores para integrar o grupo — integrarem (L. 16-17)
- d) o grupo de controle não progrediu — progrediram (L. 23)
- e) é preciso interagir socialmente — interagirem (L. 27-28)
- #26266
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 5 -
O sinal indicativo de crase está adequadamente usado em:
- a) Os pesquisadores dedicaram um estudo sobre games à um conjunto de pessoas idosas.
- b) Daqui à alguns anos, os pesquisadores pretendem verificar por que os games são viciantes para os jovens.
- c) Muitos dos idosos pesquisados obtiveram resultados positivos e passaram à se comportar de nova maneira.
- d) A escolha de um determinado game se deveu à preocupação dos pesquisadores com as características que tal jogo apresentava.
- e) Os estudos dos efeitos dos jogos eletrônicos sobre os idosos vêm sendo realizados à vários anos.