Prova CAIXA (CEF) - Ética na Administração Pública 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAIXA (CEF).
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAIXA (CEF).
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Ética na Administração Pública 3 do concurso CAIXA (CEF).
- Questões de A Gestão Da Ética Nas Empresas Públicas E Privadas.
- Questões de Atitudes No Serviço.
- Questões de Código De Conduta Da Alta Administração Pública.
- Questões de Código De Ética Aneel.
- Questões de Código De Ética Da Caixa (Disponível No Sítio Da Caixa Na Internet).
- Questões de Código De Ética Da ECT.
- Questões de Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal - Decreto Nº 1.171, De 22/6/1994. Comportamento Profissional.
- Questões de Código Penal.
- Questões de Comissão De Ética.
- Questões de Conceitos: Ética, Moral, Valores E Virtudes.
- Questões de Conflito De Interesses No Serviço Público (Resolução Nº 08, De 25/9/2003, Da Comissão De Ética Pública Da Presidência Da República).
- Questões de Decreto 1.171.
- Questões de Decreto Nº 6.029 De 2007.
- Questões de Ética Aplicada: Noções De Ética Empresarial E Profissional.
- Questões de Ética E Responsabilidade Social.
- Questões de Ética Geral.
- Questões de Ética Na Administração Pública E Privada.
- Questões de Ética No Exercício Da Função Pública.
- Questões de Garantias Fundamentais.
- Questões de Lei Nº 8.429-92 - Lei De Improbidade Administrativa.
- Questões de Lei Nº 8078/90 ? Código De Defesado Consumidor.
- Questões de Lei Postal Nº 6.538/78.
- Questões de O Padrão Ético No Serviço Público.
- Questões de Organização Do Trabalho.
- Questões de Princípios Constitucionais Da Administração Pública.
- Questões de Prioridade Em Serviço.
- Questões de Regime Disciplinar.
- Questões de Regime Jurídico.
- Questões de Sistema De Gestão Da Ética Do Poder Executivo Federal (Decreto Nº 6.029, De 1º/2/2007).
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Ética na Administração Pública 3.
- #26048
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta.
- a) A cultura organizacional pode reforçar comportamentos antiéticos por parte dos empregados e, por isso, programas de desenvolvimento da ética são ineficientes para organizações públicas e privadas, tendo em vista que estas não conseguem alterar fatores culturais.
- b) A situação em que o indivíduo sofre constantemente agressões verbais e exposição dos seus erros, por parte da chefia, aos seus colegas não traduz comportamento antiético, pois as formas de tratamento variam nos diversos grupos sociais.
- c) A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
- d) A responsabilidade social da empresa se limita a aumentar o seu lucro e a maximizar os seus retornos.
- e) As comissões de ética, encarregadas de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do empregado no tratamento com o patrimônio público, são obrigatórias em todas as empresas e demais organizações públicas.
- #26049
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
No contexto da globalização, torna-se cada vez mais importante fomentar e desenvolver relações éticas entre parceiros de negócios, empresas e clientes, considerando as relações em nível empresarial e institucional. Os códigos de ética são mecanismos utilizados nesse desenvolvimento. A respeito da ética empresarial e profissional e da gestão ética nas empresas públicas e privadas, assinale a opção correta.
- a) O fato de a empresa conseguir alcançar uma norma internacional garante uma postura ética abrangente da empresa.
- b) O Código de Ética da CAIXA contém, fundamentalmente, regulamentação ética de questões relativas a transações financeiras.
- c) Um funcionário da CAIXA pode se negar a atender um cliente que apresente comportamento irritado e indelicado.
- d) A nova relação de influência, na qual o líder e o seguidor exercem influência mútua, justifica a importância de o líder entender e praticar modelos de comportamento e valores éticos que estimulem seus seguidores.
- e) Considere que um empregado de determinado setor permita que um cliente fique, de forma injustificada, à espera da solução de um problema enfrentando longa fila. Nessa situação, a atitude do empregado não pode ser considerada comportamento antiético, já que essa situação independe de sua vontade.
- #26050
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Ética na Administração Pública
- Concurso
- CAIXA-CEF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.
- a) Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.
- b) Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.
- c) Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.
- d) Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
- e) A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.