Prova CAEMA-MA - Matemática 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso CAEMA-MA 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAEMA-MA.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAEMA-MA.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Matemática 2 do concurso CAEMA-MA.
- Questões de Conjuntos – relações; operações; conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, reais e complexos; aplicações.
- Questões de Estudo das funções – Conceito, gráficos, funções polinomiais de 1º e de 2º graus, função modular, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas; equações e sistemas de equações de 1º e de 2º graus; aplicações.
- Questões de Geometria euclidiana plana – Figuras geométricas planas: retas, ângulos, polígonos, circunferência, círculo; relações métricas nos polígonos regulares; comprimento e área.
- Questões de Geometria espacial - retas e planos, paralelismo, perpendicularismo, ângulos diédricos e poliédricos; poliedros, poliedros de Platão e poliedros regulares, fórmula de Euler; prismas, pirâmides, cilindros, cones, cálculo de áreas e volumes; semelhança de figuras planas e espaciais; razão entre comprimento, áreas e volumes.
- Questões de Trigonometria – Relações trigonométricas; adição e subtração de arcos; equações trigonométricas; resolução de triângulos – lei dos senos e dos cosenos e relações métricas nos triângulos; funções trigonométricas; aplicações.
- Questões de Seqüências numéricas – Conceitos e operações; casos particulares: progressões aritméticas e geométricas; aplicações.
- Questões de Sistemas de equações lineares – Matrizes: classificação, operações e inversão de matrizes; determinantes; resolução e discussão de sistemas lineares; aplicações.
- Questões de Polinômios – Operações; fatoração, raízes reais e complexas, relações entre raízes e coeficientes; equações algébricas.
- Questões de Análise combinatória - Princípio fundamental de contagem e aplicações.
- Questões de Noções de probabilidade – Probabilidade de um evento; interseção e reunião de eventos; probabilidade condicional; aplicações.
- Questões de Noções de estatística – Distribuição de frequência, histograma, médias, mediana, moda, desvio médio e desvio padrão.
- Questões de Geometria analítica – Representação analítica de lugares geométricos: reta, circunferência, elipse, hipérbole e parábola; distância entre pontos, distância entre ponto e reta, perpendicularismo, paralelismo; áreas; aplicações.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática 2.
- #34987
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matemática
- Concurso
- CAEMA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2012) Para montar a senha de segurança de sua conta bancária, que deve ser formada por seis dígitos, João escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dígitos escolhidos não serão dispostos na ordem apresentada, pois, para João, é importante que a senha seja um número maior do que 500.000.
Com os dígitos escolhidos por João, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas?
- a) 120
- b) 240
- c) 360
- d) 600
- e) 720
- #34988
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Matemática
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em um setor de uma empresa, trabalham 3 geólogos e 4 engenheiros. Quantas comissões diferentes de 3 pessoas podem ser formadas com, pelo menos, 1 geólogo?
- a) 28
- b) 31
- c) 36
- d) 45
- e) 60
- #34989
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Matemática
- Concurso
- CAEMA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
(FCC DNOCS/2010) Um comerciante pediu ao caixa de um banco que lhe trocasse R$ 5,00 em moedas de 10 e 25 centavos; além disso, solicitou também que houvesse pelo menos um tipo de cada moeda e que suas respectivas quantidades fossem números primos entre si. Nessas condições, de quantos modos o caixa pode atender ao pedido desse comerciante?
- a) 2
- b) 3
- c) 4
- d) 5
- e) Mais que 5
- #34990
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- . Bancas Diversas
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
(PUC RS/2011) Tales caminhou muitas vezes sobre a Ponte Carlos, em Praga, para admirar as estátuas que estão espalhadas ao longo da ponte. Para descobrir o número de estátuas existentes sobre a ponte, ele teve que resolver a equação log2 (3x – 30) – log2 x = 1.
Concluiu, então, que o número de estátuas é
- a) 10
- b) 15
- c) 16
- d) 30
- e) 31
- #34991
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(1,0) 5 -
(FIP CAMARA SJC/2009) Qual é o valor do menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio, quando ele marca 11: 50 horas?
- a) 35 graus.
- b) 45 graus.
- c) 55 graus.
- d) 65 graus.
- e) 60 graus.
- #34992
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(1,0) 6 -
(CESGRANRIO MEC/2009) As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:
I - compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
II - identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
III - analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;
IV - identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
V - entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.
Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.
( ) Trigonometria
( ) Funções
( ) Informática
( ) Análise combinatória
( ) Tratamento da Informação
Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência
- a) I - II - III - IV - V.
- b) II - I - V - IV - III.
- c) IV - II - V - I - III.
- d) IV - III - I - II - V.
- e) V - III - I - V - II.
- #34993
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(1,0) 7 -
(CESGRANRIO BNDES/2013) Uma empresa de propaganda pretende criar panfletos cooridos para divulgar certo produto. O papel pode ser laranja, azul, preto, amarelo, vermelho ou roxo, enquanto o texto é escrito no panfleto em preto, vermelho ou branco.
De quantos modos distintos é possível escolher uma cor para o fundo e uma cor para o texto se, por uma questão de contraste, as cores do fundo e do texto não podem ser iguais?
- a) 13
- b) 14
- c) 16
- d) 17
- e) 18
- #34994
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(1,0) 8 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em uma loja, trabalham 8 funcionárias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionárias para trabalharem no próximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no último feriado e, por isso, não podem ser escolhidas.
Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poderá fazer a escolha?
- a) 15
- b) 28
- c) 32
- d) 45
- e) 56
- #34995
- Banca
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(1,0) 9 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2010) Um treinador de futebol dispõe de 3 goleiros, 5 atacantes, 6 jogadores de meio de campo e 4 zagueiros para compor um time de 11 jogadores. Se o time será composto por 1 goleiro, 3 atacantes, 5 jogadores de meio de campo e 2 zagueiros, de quantos modos diferentes esse time poderá ser montado?
- a) 25
- b) 120
- c) 360
- d) 745
- e) 1080
- #34996
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(1,0) 10 -
(CESGRANRIO BNDES/2013) Seja x um número natural tal que o mínimo múltiplo co- mum entre x e 36 é 360, e o máximo divisor comum entre x e 36 é 12.
Então, a soma dos algarismos do número x é
- a) 3
- b) 5
- c) 9
- d) 16
- e) 21