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Prova CAEMA-MA - Matemática 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO

Prova CAEMA-MA - Matemática 2 - Questões e Simulados (Edital 2014)

📚 Simulado CAEMA | Matemática | cód.2957

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#34987
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

(CESGRANRIO PETROBRÁS/2012) Para montar a senha de segurança de sua conta bancária, que deve ser formada por seis dígitos, João escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dígitos escolhidos não serão dispostos na ordem apresentada, pois, para João, é importante que a senha seja um número maior do que 500.000. 


Com os dígitos escolhidos por João, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas?

  • a) 120
  • b) 240
  • c) 360
  • d) 600
  • e) 720
#34988
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em um setor de uma empresa, trabalham 3 geólogos e 4 engenheiros. Quantas comissões diferentes de 3 pessoas podem ser formadas com, pelo menos, 1 geólogo?

  • a) 28
  • b) 31
  • c) 36
  • d) 45
  • e) 60
#34989
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 3 - 

(FCC DNOCS/2010) Um comerciante pediu ao caixa de um banco que lhe trocasse R$ 5,00 em moedas de 10 e 25 centavos; além disso, solicitou também que houvesse pelo menos um tipo de cada moeda e que suas respectivas quantidades fossem números primos entre si. Nessas condições, de quantos modos o caixa pode atender ao pedido desse comerciante?

  • a) 2
  • b) 3
  • c) 4
  • d) 5
  • e) Mais que 5
#34990
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

(PUC RS/2011) Tales caminhou muitas vezes sobre a Ponte Carlos, em Praga, para admirar as estátuas que estão espalhadas ao longo da ponte. Para descobrir o número de estátuas existentes sobre a ponte, ele teve que resolver a equação log(3x – 30) – logx = 1. 


Concluiu, então, que o número de estátuas é

  • a) 10
  • b) 15
  • c) 16
  • d) 30
  • e) 31
#34991
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

(FIP CAMARA SJC/2009) Qual é o valor do menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio, quando ele marca 11: 50 horas?

  • a) 35 graus.
  • b) 45 graus.
  • c) 55 graus.
  • d) 65 graus.
  • e) 60 graus.
#34992
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
CAEMA
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difícil

(1,0) 6 - 

(CESGRANRIO MEC/2009) As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:


I - compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; 
II - identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações; 
III - analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos; 
IV - identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade; 
V - entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.

Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.

( ) Trigonometria 
( ) Funções 
( ) Informática 
( ) Análise combinatória 
( ) Tratamento da Informação

Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência

  • a)  I - II - III - IV - V.
  • b)  II - I - V - IV - III.
  • c)  IV - II - V - I - III.
  • d) IV - III - I - II - V.
  • e) V - III - I - V - II.
#34993
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 7 - 

(CESGRANRIO BNDES/2013) Uma empresa de propaganda pretende criar panfletos cooridos para divulgar certo produto. O papel pode ser laranja, azul, preto, amarelo, vermelho ou roxo, enquanto o texto é escrito no panfleto em preto, vermelho ou branco. 

De quantos modos distintos é possível escolher uma cor para o fundo e uma cor para o texto se, por uma questão de contraste, as cores do fundo e do texto não podem ser iguais?

  • a) 13
  • b) 14
  • c) 16
  • d) 17
  • e) 18
#34994
Banca
. Bancas Diversas
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Matemática
Concurso
CAEMA
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(1,0) 8 - 

(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em uma loja, trabalham 8 funcionárias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionárias para trabalharem no próximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no último feriado e, por isso, não podem ser escolhidas.

Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poderá fazer a escolha?

  • a) 15
  • b) 28
  • c)  32
  • d) 45
  • e) 56
#34995
Banca
. Bancas Diversas
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Matemática
Concurso
CAEMA
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médio

(1,0) 9 - 

(CESGRANRIO PETROBRÁS/2010) Um treinador de futebol dispõe de 3 goleiros, 5 atacantes, 6 jogadores de meio de campo e 4 zagueiros para compor um time de 11 jogadores. Se o time será composto por 1 goleiro, 3 atacantes, 5 jogadores de meio de campo e 2 zagueiros, de quantos modos diferentes esse time poderá ser montado?

  • a) 25
  • b) 120
  • c) 360
  • d) 745
  • e) 1080
#34996
Banca
. Bancas Diversas
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CAEMA
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médio

(1,0) 10 - 

(CESGRANRIO BNDES/2013) Seja x um número natural tal que o mínimo múltiplo co- mum entre x e 36 é 360, e o máximo divisor comum entre x e 36 é 12. 


Então, a soma dos algarismos do número x é

  • a) 3
  • b) 5
  • c) 9
  • d) 16
  • e) 21