Prova CAEMA-MA - Matemática 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
📚 Simulado CAEMA | Matemática | cód.2957
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🧪 Este Simulado CAEMA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CAEMA
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matemática
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #34987
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matemática
- Concurso
- CAEMA
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- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2012) Para montar a senha de segurança de sua conta bancária, que deve ser formada por seis dígitos, João escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dígitos escolhidos não serão dispostos na ordem apresentada, pois, para João, é importante que a senha seja um número maior do que 500.000.
Com os dígitos escolhidos por João, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas?
- a) 120
- b) 240
- c) 360
- d) 600
- e) 720
- #34988
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Matemática
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- CAEMA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em um setor de uma empresa, trabalham 3 geólogos e 4 engenheiros. Quantas comissões diferentes de 3 pessoas podem ser formadas com, pelo menos, 1 geólogo?
- a) 28
- b) 31
- c) 36
- d) 45
- e) 60
- #34989
- Banca
- . Bancas Diversas
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(1,0) 3 -
(FCC DNOCS/2010) Um comerciante pediu ao caixa de um banco que lhe trocasse R$ 5,00 em moedas de 10 e 25 centavos; além disso, solicitou também que houvesse pelo menos um tipo de cada moeda e que suas respectivas quantidades fossem números primos entre si. Nessas condições, de quantos modos o caixa pode atender ao pedido desse comerciante?
- a) 2
- b) 3
- c) 4
- d) 5
- e) Mais que 5
- #34990
- Banca
- . Bancas Diversas
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(1,0) 4 -
(PUC RS/2011) Tales caminhou muitas vezes sobre a Ponte Carlos, em Praga, para admirar as estátuas que estão espalhadas ao longo da ponte. Para descobrir o número de estátuas existentes sobre a ponte, ele teve que resolver a equação log2 (3x – 30) – log2 x = 1.
Concluiu, então, que o número de estátuas é
- a) 10
- b) 15
- c) 16
- d) 30
- e) 31
- #34991
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(1,0) 5 -
(FIP CAMARA SJC/2009) Qual é o valor do menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio, quando ele marca 11: 50 horas?
- a) 35 graus.
- b) 45 graus.
- c) 55 graus.
- d) 65 graus.
- e) 60 graus.
- #34992
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(1,0) 6 -
(CESGRANRIO MEC/2009) As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:
I - compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
II - identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
III - analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;
IV - identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
V - entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.
Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.
( ) Trigonometria
( ) Funções
( ) Informática
( ) Análise combinatória
( ) Tratamento da Informação
Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência
- a) I - II - III - IV - V.
- b) II - I - V - IV - III.
- c) IV - II - V - I - III.
- d) IV - III - I - II - V.
- e) V - III - I - V - II.
- #34993
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(1,0) 7 -
(CESGRANRIO BNDES/2013) Uma empresa de propaganda pretende criar panfletos cooridos para divulgar certo produto. O papel pode ser laranja, azul, preto, amarelo, vermelho ou roxo, enquanto o texto é escrito no panfleto em preto, vermelho ou branco.
De quantos modos distintos é possível escolher uma cor para o fundo e uma cor para o texto se, por uma questão de contraste, as cores do fundo e do texto não podem ser iguais?
- a) 13
- b) 14
- c) 16
- d) 17
- e) 18
- #34994
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(1,0) 8 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2011) Em uma loja, trabalham 8 funcionárias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionárias para trabalharem no próximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no último feriado e, por isso, não podem ser escolhidas.
Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poderá fazer a escolha?
- a) 15
- b) 28
- c) 32
- d) 45
- e) 56
- #34995
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(1,0) 9 -
(CESGRANRIO PETROBRÁS/2010) Um treinador de futebol dispõe de 3 goleiros, 5 atacantes, 6 jogadores de meio de campo e 4 zagueiros para compor um time de 11 jogadores. Se o time será composto por 1 goleiro, 3 atacantes, 5 jogadores de meio de campo e 2 zagueiros, de quantos modos diferentes esse time poderá ser montado?
- a) 25
- b) 120
- c) 360
- d) 745
- e) 1080
- #34996
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(1,0) 10 -
(CESGRANRIO BNDES/2013) Seja x um número natural tal que o mínimo múltiplo co- mum entre x e 36 é 360, e o máximo divisor comum entre x e 36 é 12.
Então, a soma dos algarismos do número x é
- a) 3
- b) 5
- c) 9
- d) 16
- e) 21