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Prova Barroco para o Enem | ENEM

Prova Barroco para o Enem

PROVA BARROCO PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Barroco, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Prova Barroco para o Enem contém um total de 7 questões de com um tempo estimado de 21 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Barroco, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#186151
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Barroco
Concurso
ENEM
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D.(Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

  • a) visão cética sobre as relações sociais.
  • b) preocupação com a identidade brasileira.
  • c) crítica velada à forma de governo vigente.
  • d) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
  • e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
#186152
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. Bancas Diversas
Matéria
Barroco
Concurso
ENEM
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Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Sermão da Sexagésima

Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos onipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir.
VIEIRA, A. Sermões Escolhidos, v. 2. São Paulo: Edameris, 1965
No Sermão da sexagésima, padre Antônio Vieira questiona a eficácia das pregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivas interrogações, as quais têm por objetivo principal

  • a) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que será abordado no sermão.
  • b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados nas pregações.
  • c) apresentar questionamentos para os quais a Igreja não possui respostas.
  • d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia das pregações.
  • e) questionar a importância das pregações feitas pela Igreja durante os sermões.
#186153
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. Bancas Diversas
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Barroco
Concurso
ENEM
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(1,0) 3 - 

O Barroco foi o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado ao intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais. O Barroco exprimiu as incertezas de uma época — a Idade Moderna — que oscilava entre velhos e novos valores. Foi largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência. Através do Barroco, a Igreja compeliu Deus a vestir as mais suntuosas roupagens humanas, reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis que frequentavam os templos.

LOPEZ, L. R. História do Brasil colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001.

O movimento estético-cultural no texto constitui-se historicamente em uma resposta às

  • a) contestações aos domínios espiritual e terreno exercidos pelo papado.
  • b) oposições ao absolutismo monárquico como base do poder político.
  • c) divisões da nobreza fortalecida pelas expansões marítima e comercial.
  • d) críticas ao heliocentrismo como modelo de funcionamento do cosmos.
  • e) revoltas do campesinato oprimido pela multiplicidade de seitas religiosas.
#186154
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Barroco
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(1,0) 4 - 

Prova Barroco para o Enem + IMAGEM 1

Com contornos assimétricos: riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

  • a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
  • b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
  • c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
  • d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
  • e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.
#186155
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(1,0) 5 - 

Síntese entre erudito e popular

Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa sintese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

  • a) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.
  • b) do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.
  • c) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.
  • d) da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.
  • e) da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.
#186156
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(1,0) 6 - 

Pode chegar de mansinho, como é costume por ali, e observar sem pressa cada detalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadas arandelas de luzes amarelas e os elementos barrocos da torre já começam a dar o gostinho da viagem aguardada. Vindo lá de longe, o apito estridente anuncia que logo, logo o cenário estará completo para a partida. E não tarda para o trem de fato surgir. Pequenino a princípio, mas de repente, em toda aquela imensidão que desliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o mais desconfiado dos mineiros.

TIUSSU, B. Raízes m ineiras. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 15 nov. 2011 (fragmento).

A leitura do trecho mostra que textos jornalísticos produzidos em determinados gêneros mobilizam recursos linguísticos com o objetivo de conduzir seu público-alvo a aceitar suas ideias. Para envolver o leitor no retrato que faz da cidade, a autora

  • a) inicia o texto com a informação mais importante a ser conhecida, a estação de trem de Mariana.
  • b) descreve de forma parcial e objetiva a estação de trem da cidade, seus detalhes e características.
  • c) apresenta com cuidado e precisão os recursos da cidade, sua infraestrutura e singularidade.
  • d) faz uma crítica indireta à desconfiança dos mineiros, mostrando conhecimento do tema.
  • e) dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o a partilhar das belezas do local.
#186157
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(1,0) 7 - 

Dois grandes eventos históricos tomaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.

GINZBURG. C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro

perseguido pela Inquisição. São Paulo. Cia das Letras. 2008

Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse individuo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a

  • a) consulta pública das bibliotecas reais.
  • b) sofisticação barroca do ritual litúrgico.
  • c) aceitação popular da educação secular.
  • d) interpretação autônoma dos textos biblicos.
  • e) correção doutrinária das heresias medievais.