Processando...

Prova BACEN - Gestão de Pessoas 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova BACEN - Gestão de Pessoas 4 - Questões e Simulados

CONFORME EDITAL DO BANCO CENTRAL 2013.

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BACEN.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Médio do cargo de Técnico do Banco Central. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BACEN.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Fundamentos de Gestão de Pessoas 4 do concurso BACEN.

  1. Questões dos Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado.
  2. Questões do papel da área de recursos humanos.
  3. Questões de Recrutamento e seleção – formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas.
  4. Questões de Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida.
  5. Questões de Planos de carreira.
  6. Questões de Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes.
  7. Questões de Gestão por competências: mapeamento e avaliação.
  8. Questões de Gestão de pessoas com foco em resultados.
  9. Questões de Educação corporativa.
  10. Questões de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas.
  11. Questões de Benefícios e serviços.
  12. Questões de Bancos dedados e sistemas de informações de recursos humanos.
  13. Questões de Comportamento organizacional: clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Fundamentos de Gestão de Pessoas 4.

#24013
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos deensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.

 

O nível curricular do planejamento tem como pressuposto a previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola e tem como requisito a interação entre professor e aluno, que se concretiza no âmbito educacional.

#24014
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

 

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

 

O ensino a distância, uma das modalidades de educação continuada utilizada nos processos de educação corporativa, não tem proporcionado aos seus participantes melhor desempenho de seus papéis nas organizações.

#24015
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

 

Considerando o bom resultado de programas de capacitação implementados nas organizações, julgue os itens seguintes.

 

O programa de capacitação deve ser definido a partir de um amplo processo diagnóstico de que participem funcionários e chefes.

#24016
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

 

Considerando o bom resultado de programas de capacitação implementados nas organizações, julgue os itens seguintes.

 

É necessário o planejamento de instrumentos de avaliação para todas as etapas do programa de capacitação, de modo que sejam corrigidos problemas eventualmente identificados.

#24017
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

 

Considerando a realização de pesquisas nas organizações, julgue os itens seguintes.

 

Deve-se optar pelo método quantitativo em qualquer pesquisa diagnóstica a ser realizada nas organizações.

#24018
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

 

Julgue os itens seguintes, acerca de administração de pessoal e administração de compras e materiais.

 

Na administração de pessoal, diferentemente da promoção vertical, a promoção horizontal não enseja aumento salarial.

#24019
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

 

Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

 

O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura da própria organização têm sobre o desempenho das empresas.

#24020
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

 

A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

 

As contribuições da psicologia social para a área de comportamento organizacional incluem os estudos sobre motivação.

#24021
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

 

Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

 

Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação.

#24022
Banca
CESPE
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
BACEN
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

 

Tendo em vista que a administração pública é uma matéria essencial para a efetivação das políticas públicas e para a gestão governamental, julgue os itens a seguir.

 

O modelo de administração burocrática adotado no Brasil separou serviços de controle e passou a definir, medir e analisar resultados.