Prova BACEN - Gestão de Pessoas 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
CONFORME EDITAL DO BANCO CENTRAL 2013.
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BACEN.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Médio do cargo de Técnico do Banco Central. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BACEN.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Fundamentos de Gestão de Pessoas 3 do concurso BACEN.
- Questões dos Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado.
- Questões do papel da área de recursos humanos.
- Questões de Recrutamento e seleção – formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas.
- Questões de Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida.
- Questões de Planos de carreira.
- Questões de Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes.
- Questões de Gestão por competências: mapeamento e avaliação.
- Questões de Gestão de pessoas com foco em resultados.
- Questões de Educação corporativa.
- Questões de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas.
- Questões de Benefícios e serviços.
- Questões de Bancos dedados e sistemas de informações de recursos humanos.
- Questões de Comportamento organizacional: clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Fundamentos de Gestão de Pessoas 3.
- #24003
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Acerca da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens que se seguem.
Entre as estratégias de gerenciamento de desempenho empregadas no setor público incluem-se as remunerações variáveis, instituídas com base nos princípios da expectância e da valência motivacional.
- #24005
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando que se pretenda implantar, em uma organização, um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguirquanto às premissas que devem embasar esse processo.
Deve-se utilizar a avaliação 360 graus por ela se adequar a qualquer ambiente/situação organizacional.
- #24006
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O reconhecimento do desempenho apresentado pelas equipes constitui parte da dinâmica da gestão de pessoas. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Os critérios utilizados para a definição de recompensas pelo desempenho das equipes devem ter por base o mercado de trabalho e padrões internos de eqüidade.
- #24007
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com referência a alguns dos princípios que a organização deve observar na implantação de um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir.
A avaliação de desempenho deve fazer parte de um processo de gestão estratégica que conecte os objetivos dos funcionários aos objetivos organizacionais.
- #24008
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Uma organização decidiu utilizar múltiplas fontes no seu sistema de gestão de desempenho. Para tanto, definirá algumas estratégias que deverá implementar para conseguir que os resultados dessa decisão correspondam ao objetivo de tornar o sistema mais confiável e efetivo.
As estratégias adequadas a serem utilizadas pela organização no caso em epígrafe incluem:
a capacitação dos avaliados para receberem feedback.
- #24009
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, interações esentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os próximos itens.
Os feedbacks fornecidos a respeito de colegas de trabalho devem incluir julgamentos e avaliações acerca desses colegas, devem ser específicos quanto aos eventos tratados e compatíveis com as necessidades de ambos.
- #24010
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No que se refere à educação corporativa, julgue os itens a seguir.
Uma das dificuldades de se implementar o modelo de educação corporativa advém da resistência à adoção da educação virtual, como alternativa ao ensino presencial. Essa resistência ocorre tanto por parte dos profissionais de treinamento e desenvolvimento, como por parte dos empregados.
- #24011
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa e a distância, julgue os itens que se seguem.
A educação corporativa tem um caráter doutrinário, tático e operacional, diferentemente da área de recursos humanos, sob a perspectiva tradicional.
- #24012
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Gestão de Pessoas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
Os objetivos de ensino devem ter como referência a legislação, os conteúdos produzidos historicamente e as expectativas e necessidades da sociedade e devem ser executados em conjunto.