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Prova Álgebra Linear para o Enem | ENEM

Prova Álgebra Linear para o Enem

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.14522

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Álgebra Linear
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#189720
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Um aluno registrou as notas bimestrais de algumas de suas disciplinas numa tabela. Ele observou que as entradas numéricas da tabela formavam uma matriz 4x4, e que poderia calcular as médias anuais dessas disciplinas usando produto de matrizes. Todas as provas possuíam o mesmo peso, e a tabela que ele conseguiu é mostrada a seguir.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 1

Para obter essas médias, ele multiplicou a matriz obtida a partir da tabela por

  • a) Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 2
  • b) Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 3
  • c) Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 4
  • d) Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 5
  • e) Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 6
#189721
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação financeira de valores entre diferentes bancos. Um economista decide analisar os valores enviados por meio de TEDs entre cinco bancos (1,2, 3, 4 e 5) durante um mês. Para isso, ele dispõe esses valores em uma matriz A = [aij], em que 1 ≤ i ≤ 5 e 1 ≤ j ≤ 5, e o elemento aij corresponde ao total proveniente das operações feitas via TED, em milhão de real, transferidos do banco i para o banco j durante o mês. Observe que os elementos aij = 0, uma vez que TED é uma transferência entre bancos distintos. Esta é a matriz obtida para essa análise:

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 7

Com base nessas informações, o banco que transferiu a maior quantia via TED é o banco

  • a) 1.
  • b) 2.
  • c) 3.
  • d) 4.
  • e) 5.
#189722
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Um professor aplica, durante os cinco dias úteis de uma semana, testes com quatro questões de múltipla escolha a cinco alunos. Os resultados foram representados na matriz.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 8

Nessa matriz os elementos das linhas de 1 a 5 representam as quantidades de questões acertadas pelos alunos Ana, Bruno, Carlos, Denis e Érica, respectivamente, enquanto que as colunas de 1 a 5 indicam os dias da semana, de segunda-feira a sexta-feira, respectivamente, em que os testes foram aplicados.

O teste que apresentou maior quantidade de acertos foi o aplicado na

  • a) segunda-feira.
  • b) terça-feira.
  • c) quarta-feira.
  • d) quinta-feira.
  • e) sexta-feira
#189723
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

Uma empresa avaliou os cinco aparelhos de celulares (T1, T2, T3, T4 e T5) mais vendidos no último ano, nos itens: câmera, custo-benefí cio, design, desempenho da bateria e tela, representados por I1, I2, I3, I4 e I5, respectivamente. A empresa atribuiu notas de 0 a 10 para cada item avaliado e organizou essas notas em uma matriz A, em que cada elemento aij significa a nota dada pela empresa ao aparelho Ti no item Ij. A empresa considera que o melhor aparelho de celular é aquele que obtém a maior soma das notas obtidas nos cinco itens avaliados.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 9

Com base nessas informações, o aparelho de celular que a empresa avaliou como sendo o melhor é o

  • a) T1.
  • b) T2.
  • c) T3.
  • d) T4.
  • e) T5.
#189724
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = [aij], i, j ∈ {1,2, 3, 4, 5}, em que o elemento aij corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento aii considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 10

Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#189725
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Álgebra Linear
Concurso
ENEM
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(1,0) 6 - 

Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = [aij], i, j ∈ {1,2,3,4,5}, em que o elemento aij corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento a é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 11

Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#189765
Banca
. Bancas Diversas
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Álgebra Linear
Concurso
ENEM
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(1,0) 7 - 

As coordenadas usualmente utilizadas na localização de um ponto sobre a superfície terrestre são a latitude e a longitude. Para tal, considera-se que a Terra tem a forma de uma esfera.
Um meridiano é uma circunferência sobre a superfície da Terra que passa pelos polos Norte e Sul, representados na figura por PN e PS. O comprimento da semicircunferência que une os pontos PN e PS tem comprimento igual a 20 016 km. A linha do Equador também é uma circunferência sobre a superfície da Terra, com raio igual ao da Terra, sendo que o plano que a contém é perpendicular ao que contém qualquer meridiano.
Seja P um ponto na superfície da Terra, C o centro da Terra e o segmento 

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 13

um raio, conforme mostra a figura. Seja ϕ o ângulo que o segmento 

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 14

faz com o plano que contém a linha do Equador. A medida em graus de ϕ é a medida da latitude de P.

Prova Álgebra Linear para o Enem + IMAGEM 15

viaja subindo em direção ao Polo Norte, percorrendo um meridiano, até um ponto P com 30 graus de latitude.
Quantos quilômetros são percorridos pelo navio?

  • a) 1 668
  • b) 3 336
  • c) 5 004
  • d) 6 672
  • e) 10 008
#189788
Banca
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(1,0) 8 - 

Uma fábrica de fórmicas produz placas quadradas de lados de medida igual a y centímetros. Essas placas são vendidas em caixas com N unidades e, na caixa, é especificada a área máxima S que pode ser coberta pelas N placas.
Devido a urna demanda do mercado por placas maiores, a fábrica triplicou a medida dos lados de suas placas e conseguiu reuni-las em uma nova caixa, de tal forma que a área coberta S não fosse alterada.

A quantidade X, de placas do novo modelo, em cada nova caixa será igual a:

  • a) N/9
  • b) N/6
  • c) N/3
  • d) 3N
  • e) 9N
#189789
Banca
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(1,0) 9 - 

Médicos alertam sobre a importância de educar as crianças para terem hábitos alimentares saudáveis. Por exemplo, analisando-se uma bolacha com recheio de chocolate (25 g) e um pé de alface (25 g), observam-se as seguintes quantidades de nutrientes, respectivamente:

• carboidratos: 15 g e 0,5 g;

• proteínas: 1,9 g e 0,5 g.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, qual deve ser o número de pés de alface consumidos para se obter a mesma quantidade de carboidratos de uma bolacha?

  • a) 50
  • b) 30
  • c) 14
  • d) 8
  • e) 7
#189792
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(1,0) 10 - 

Durante uma festa de colégio, um grupo de alunos organizou uma rifa. Oitenta alunos faltaram à festa e não participaram da rifa. Entre os que compareceram, alguns compraram três bilhetes, 45 compraram 2 bilhetes, e muitos compraram apenas um. O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos, e o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio.

Quantos alunos compraram somente um bilhete?

  • a) 34
  • b) 42
  • c) 47
  • d) 48
  • e) 79