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Prova AGECOM - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova AGECOM - Português 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso AGECOM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INSTITUTO CIDADES, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes AGECOM.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso AGECOM.

  1. Questões de Português do cargo de Analista de Gestão Administrativa – Advogado e outros do concurso AGECOM (Agência Goiana de Comunicação).
  2. Compreensão e interpretação de texto; estrutura do parágrafo. Sistema ortográfico vigente; divisão silábica; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Conhecimento das normais gerais de pontuação. Gramática portuguesa: estrutura e formação de palavras; emprego das diversas classes de palavras; flexão nominal e verbal; oração e seus termos; composição do período: composição e subordinação; concordância nominal e verbal; colocação dos pronomes; regência nominal e verbal. Crase. Redação oficial.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.

#35237
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, são partes dos documentos escritos no "padrão ofício":

I. tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede. 
II. local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita. 
III. assunto: resumo do teor do documento. 
IV. destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.

  • a) Apenas I e II
  • b) Apenas I e III
  • c) Apenas I, II e IV
  • d) Apenas I, II e III
  • e) I, II, III e IV
#35238
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Agora identifique em qual dos itens abaixo há a alternativa que preenche os espaços vazios 3 (l.20) e 4 (l.22) com a correta colocação pronominal.

  • a) lhes trazer e lhes pegar
  • b) o trazer e o pegar
  • c) os trazer e os pegar
  • d) trazer eles, pegar eles
  • e) trazê-los e pegar-lhes
#35239
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

As formas verbais 01 e 02 (l.1 e l.2) que completam corretamente o texto, tanto do ponto de vista da concordância quanto do da regência verbal são, respectivamente:

  • a) Erradicaria, fez.
  • b) Deve erradicar, faz.
  • c) Erradicou, fazia.
  • d) Erradicara, fará.
  • e) Devia ter erradicado, devia ter feito.
#35240
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

A partir da observação do período "Outro fator relevante é despertar no aluno o interesse por aqueles conhecimentos básicos para uma comunicação eficiente, seja com o discurso escrito seja com o falado." (l.13-14) podemos afirmar que:

  • a) Poderíamos colocar, sem cometer erro em relação à pontuação, o trecho "no aluno" entre vírgulas.
  • b) A vírgula depois de "eficiente" é optativa.
  • c) Poderíamos introduzir uma vírgula depois do trecho "outro fator relevante".
  • d) Todas as anteriores.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#35241
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que apresenta as palavras com as quais podemos preencher adequadamente os espaços vazios do trecho abaixo.

O Ministro da Educação deseja que ____ escolas brasileiras cheguem rapidamente _____lugares mais afastados. Daqui _____ poucos anos, ele quer erradicar o analfabetismo de regiões onde, _____ bem pouco tempo, não havia uma escola sequer.

  • a) as, aqueles, há, há.
  • b) às aqueles, há, ah.
  • c) as, àqueles, a, há.
  • d) às, a aqueles, a, a.
  • e) as, àqueles, a, a.
#35242
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Observe a separação silábica das palavras abaixo e assinale o item que identifica a afirmação correta em relação a ela:

I. Trans-for-ma-ção 
II. In-flu-ên-ci-as 
III. Es-tro-pi-a-das 
IV. Sim-pló-ri-a

  • a) Apenas os itens II e IV estão errados.
  • b) Apenas os itens II e III estão corretos.
  • c) Apenas o item II está errado.
  • d) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
  • e) Apenas os itens III e IV estão corretos.
#35243
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 7 - 

Assinale na lista abaixo a única das palavras retiradas do texto que teve sua ortografia alterada pelo novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

  • a) Língua (l.7)
  • b) Linguísticos (l.6)
  • c) Linguagens (l.9)
  • d) Conteúdo (l.17)
  • e) Incluí-los (l.22)
#35244
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 8 - 

A estruturação do 2º parágrafo do texto nos permite afirmar que este parágrafo se classifica como do tipo:

  • a) Narrativo
  • b) Injuntivo
  • c) Argumentativo
  • d) Descritivo
  • e) Dialogal
#35245
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 9 - 

Ainda a partir do texto, na opinião de seu autor, podemos afirmar que:

  • a) Os falares das pessoas que não tiveram acesso à escola não devem ser validados ou aceitos por nossa sociedade.
  • b) Os falares das pessoas que não tiveram acesso à escola não devem ser ensinados na escola.
  • c) As aulas de língua portuguesa não podem deixar de trabalhar com regras, decorebas e irregularidades.
  • d) A gramática deve ser abolida do ensino da língua portuguesa.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#35246
Banca
CIDADES
Matéria
Português
Concurso
AGECOM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 10 - 

A partir da leitura do texto, podemos afirmar que a principal tese defendida por seu autor é a de que:

  • a) Cabe ao professor de português diminuir a desigualdade social no país.
  • b) Os professores de português devem dar maior atenção à linguagem simplória dos que não tiveram oportunidade de estudar.
  • c) Os professores de português devem adotar a Neopedagogia em suas aulas de gramática.
  • d) O professor de português torna-se um agente de inclusão social quando leva os alunos a conhecer a língua das elites.
  • e) A tarefa principal do professor de português é a de ensinar política através aulas de interpretação de textos.