Processando...

Simulado AEB | Tecnologista Junior – Desenvolvimento Técnológico – Pleno 1 | CONCURSO

Simulado AEB | Tecnologista Junior – Desenvolvimento Técnológico – Pleno 1

SIMULADO AEB | TECNOLOGISTA JUNIOR – DESENVOLVIMENTO TÉCNOLÓGICO – PLENO 1

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AEB para o cargo de Tecnologista Junior – Desenvolvimento Técnológico – Pleno 1.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETRO para o concurso AEB. Estas questões são especificamente para o cargo de Tecnologista Junior – Desenvolvimento Técnológico – Pleno 1, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AEB | Tecnologista Junior – Desenvolvimento Técnológico – Pleno 1 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AEB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#101815
Banca
CETRO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AEB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Dadas duas retas r e s coplanares, representadas por suas equações vetoriais r : X = (1,1,-1) + λ (1,1,2) e s : X = (1,-2,2) + λ'(2,5,1) é correto afirmar que

  • a) o determinante das coordenadas dos vetores diretores das retas r , s e o vetor (B - A) = (0,-3,3) é diferente de zero. Não existe um ponto em comum entre as retas, pois elas são paralelas entre si.
  • b) o determinante das coordenadas dos vetores diretores das retas r , s e o vetor (B - A) = (0,-3,3) é zero. Não existe um ponto em comum entre as retas, pois elas são paralelas entre si.
  • c) o determinante das coordenadas dos vetores diretores das retas r , s e o vetor (B - A) = (0, -3,3) é zero. As retas são concorrentes com um ponto de intersecção I = (2,2,1).
  • d) o determinante das coordenadas dos vetores diretores das retas r , s e o vetor (B - A) = (0, -3,3) é zero. As retas são concorrentes com um ponto de intersecção I = (5,8,4).
  • e) o determinante das coordenadas dos vetores diretores das retas r , s e o vetor (B - A) = (0, -3,3) é zero. As retas são concorrentes com um ponto de intersecção I = (3,3,3)).
#101816
Banca
CETRO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AEB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um satélite A tem a metade da massa do satélite B, mas orbita em torno da Terra a uma distância duas vezes menor que o satélite B. Comparando a força gravitacional entre cada satélite e o planeta, usando a lei gravitacional de Newton, é correto afirmar que

  • a) a força gravitacional experimentada pelo satélite B é maior que a de A, porque a diferença na distância tem mais influência que a diferença na massa.
  • b) a força gravitacional experimentada pelo satélite B é maior que a de A, porque a diferença na massa tem mais influência que a diferença na distância.
  • c) a força gravitacional experimentada pelo satélite A é maior que a de B, porque a diferença na distância tem mais influência que a diferença na massa
  • d) a força gravitacional experimentada pelo satélite A é maior que a de B, porque a diferença na massa tem mais influência, fazendo com que a força seja menor em B.
  • e) ambos os satélites experimentam a mesma força, porque a diferença na distância compensa a diferença na massa.
#101817
Banca
CETRO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AEB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É correto afirmar que um gráfico de marcos:

  • a) assemelha-se ao gráfico de barras, porém identifica somente o início ou término agendado para as entregas mais importantes e interfaces externas chaves.
  • b) é uma representação gráfica dos dados do processo ao longo do tempo e em relação aos limites de controle estabelecidos.
  • c) é um gráfico de barras com informações do cronograma em que as atividades, datas e as durações das atividades são mostradas.
  • d) é uma representação gráfica de situações que mostram influências causais, ordem dos eventos por tempo e outras relações entre variáveis e resultados.
  • e) é uma demonstração esquemática dos relacionamentos lógicos entre as atividades do cronograma do projeto.
#101818
Banca
CETRO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AEB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos. A estimativa de custos corresponde ao processo de

  • a) desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.
  • b) consideração dos requisitos das partes interessadas para gerenciamento de custos.
  • c) estabelecimento das políticas, dos procedimentos e da documentação para o planejamento, a gestão, as despesas e o controle dos custos do projeto.
  • d) agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
  • e) monitoramento do andamento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.
#101819
Banca
CETRO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AEB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que apresenta o documento que formalmente autoriza a existência e o início de um projeto e atribui ao gerente do projeto a autoridade necessária para reunir recursos para as atividades do projeto.

    • a) Termo do cronograma do projeto.
    • b) Termo de escopo do projeto.
    • c) Termo de abertura do projeto.
    • d) Termo de autorização do projeto
    • e) Termo de recursos do projeto.
    #101820
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    É uma série de fases que podem ser documentadas em uma metodologia, geralmente sequenciais e limitadas pelo tempo, pelas quais um projeto evolui, do início ao fim, que podem ser divididas por objetivos, resultados ou entregas intermediárias. Assinale a alternativa que apresenta o termo a que o texto se refere.

    • a) Escopo do projeto.
    • b) Portfólio do projeto.
    • c) Ciclo de vida do projeto.
    • d) Processo do projeto.
    • e) Programa do projeto.
    #101821
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Esta área de gerenciamento do projeto “inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto” (Guia PMBOK®). Trata-se da área de

    • a) gerenciamento do escopo do projeto.
    • b) gerenciamento do tempo do projeto.
    • c) gerenciamento dos custos do projeto.
    • d) gerenciamento da integração do projeto.
    • e) gerenciamento da qualidade do projeto.
    #101822
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    De acordo com o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2012-2021), em explicando a necessidade de se avançar com o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao espaço, aponta-se para uma série de pontos importantes e estratégicos para o Estado. Assinale a alternativa que não apresenta um desses pontos considerados no PNAE.

    • a) Recursos hídricos.
    • b) Corrida armamentista.
    • c) Segurança nacional.
    • d) Desastres naturais.
    • e) Previsão do tempo.
    #101823
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O Decreto nº 4.718/2003 estabelece as competências da Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas competências.

    • a) Promover a transferência de tecnologia para o setor produtivo.
    • b) Identificar e analisar oportunidades estratégicas de investimento no setor espacial e articular a captação de recursos para seu financiamento.
    • c) Atuar na elaboração de propostas de atualização da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).
    • d) Promover a integração de instituições de ensino e pesquisa nas ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de interesse da área espacial.
    • e) Promover iniciativas de comercialização de bens e serviços espaciais.
    #101824
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    O Decreto nº 1.332/1994, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE), traz a conceituação de sistemas espaciais. Assinale a alternativa que apresenta um sistema espacial.

    • a) Laboratórios especializados de integração.
    • b) Plataformas espaciais.
    • c) Veículos lançadores de satélites e de balões estratosféricos.
    • d) Estação de disseminação de dados de satélites.
    • e) Conjunto de programas, subprogramas e atividades de caráter continuado sobre a atividade espacial.
    #101825
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Acerca da Lei nº 8.854/1994, que criou a Agência Espacial Brasileira (AEB), assinale a alternativa correta.

    • a) A AEB responde diretamente ao Ministro da Aeronáutica.
    • b) A AEB tem natureza civil, portanto, responde diretamente ao Ministério da Defesa.
    • c) A AEB é autarquia federal vinculada à Presidência da República.
    • d) A AEB responde, de modo indireto, ao Presidente da República.
    • e) A AEB fica sediada no Rio de Janeiro e tem, por foro, o Distrito Federal.
    #101826
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Conforme o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), para fim de apuração de comprometimento ético, entende-se por servidor público

    • a) aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, presta serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira.
    • b) apenas aquele oriundo de concurso público
    • c) apenas aquele que está ligado a órgão da Administração Pública direta.
    • d) exclusivamente aqueles que são oriundos de concurso público ou que ocupam cargo em comissão.
    • e) apenas aqueles que exercem efetivamente seus cargos públicos.
    #101827
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Conforme disposto no artigo 87 da Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

    Após cada ______ anos de _____________ exercício de seu cargo público, no interesse da Administração, o servidor público poderá afastar-se, _______ remuneração, por até _______ meses, para participar de _______________.

    • a) 5 (cinco)/ efetivo/ sem/ 3 (três)/ curso de capacitação profissional
    • b) 3 (três)/ início de/ com/ 6 (seis)/ curso de pós- graduação
    • c) 3 (três)/ início de/ sem/ 3 (três)/ reciclagem profissional
    • d) 5 (cinco)/ efetivo/ com/ 3 (três)/ curso de capacitação profissional
    • e) 5 (cinco)/ efetivo/ com/ 6 (seis)/ curso de capacitação profissional
    #101828
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    As garotas Ana, Helena, Paula e Taís têm, respectivamente, os seguintes namorados: Bruno, Dênis, Mateus e Pérsio. Comparando-se as alturas das garotas, observou-se que

    I. Helena é mais alta que Paula.
    II. Taís é mais alta que Ana.
    III. Paula é mais alta que Taís.

    Então, pode-se concluir que o namorado da mais alta é

    • a) Mateus e o namorado da mais baixa é Pérsio.
    • b) Bruno e o namorado da mais baixa é Dênis.
    • c) Pérsio e o namorado da mais baixa é Bruno.
    • d) Bruno e o namorado da mais baixa é Pérsio.
    • e) Dênis e o namorado da mais baixa é Bruno.
    #101829
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AEB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Foi realizada uma festa entre os 60 funcionários de uma empresa. Sabe-se que cada um desses funcionários ou não tem filhos ou simplesmente tem mais de um filho. Escolhidos quaisquer dois desses funcionários, pelo menos um deles tem mais de um filho. Analisando essas informações, pode-se concluir que o número de funcionários que não têm filhos nessa festa é

    • a) 60.
    • b) 59.
    • c) 30.
    • d) 1.
    • e) zero.