(1,0)
Julgue o item seguinte, referentes ao estudo dos gases.
A investigação da relação entre o volume e a temperatura de um gás mostra que gases sofrem contração quando sujeitos a um aumento significativo de temperatura. Quando a pressão e a quantidade de matéria de um gás são mantidas constantes, o volume desse gás é inversamente proporcional à temperatura.
Os gases diferem de líquidos e sólidos, pois o volume de uma amostra de gás depende fortemente de sua temperatura e da pressão que lhe é aplicada. Experimentalmente, descobriu-se que todos os gases comuns se comportam aproximadamente da mesma maneira, sendo esse comportamento descrito pelas leis dos gases. Assim, para quase todos os gases, o volume de uma amostra de gás a temperatura constante é inversamente proporcional à pressão.
A gestão da cadeia de suprimentos inclui o fornecimento de matérias-primas, a produção, a montagem e a distribuição para os clientes finais. É um conceito amplo, composto por várias partes integradas.NÃO faz parte das atividades de gestão da cadeia de suprimentos a seguinte atividade:
O comércio eletrônico tem modificado, de forma significativa, o gerenciamento das operações logísticas.No que se refere a esse tipo de comércio,
A utilização de estantes porta paletes tradicionais é vantajosa porque elas
Uma das principais decisões estratégicas de uma empresa na gestão de compras é escolher quantos fornecedores terá. Dessa forma, as aquisições podem ser multi-sourcing (várias fontes) ou single-sourcing (fonte única).Quando a empresa opta por várias fontes de fornecimento (multi-sourcing), ela tem
A decisão sobre a escolha do modo de transporte dos produtos (rodoviário, ferroviário, aeroviário, hidroviário, dutoviário) é uma decisão fundamental para o correto gerenciamento da cadeia de suprimentos.Comparando os modais de transporte, qual é o melhor em termos de confiabilidade, qualidade e custos?
A confiabilidade é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo. Muitas vezes, os problemas relacionados à confiabilidade são atribuídos à manutenção, no entanto, existem outras funções que afetam a confiabilidade de sistemas e de equipamentos e que estão relacionados à confiabilidade humana, à do equipamento, à da liderança e à do processo.Alguns fatores que influenciam a confiabilidade humana são
A Análise dos Modos de Falha e Efeitos (Fault Mode and Effect Analysis – FMEA), além de apresentar um foco maior em processos e produtos, considera para a análise da criticidade uma multiplicação simples dos fatores de severidade (S), ocorrência (O) e detecção (D). A partir da incorporação da Análise de Confiabilidade Humana (ACH), podem ser considerados fatores como inteligibilidade ou cognição (I) e estresse (E), para avaliar os modos de falha considerando fatores humanos. Para reduzir a imprecisão do cálculo do índice de probabilidade de risco (Risk Priority Number – RPN), pode ser utilizada uma Composição Probabilística de Preferências (CPP).A imprecisão é inerente à subjetividade e aos erros de avaliação nos processos de tomada de decisão individual ou em grupo. Por isso, é natural assumir, para a avaliação de cada alternativa sob cada critério, um comportamento
Após o acidente na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, em 2011, a preocupação da comunidade internacional aumentou com relação aos eventos externos, podendo ser eventos sísmicos, incêndios, enchentes ou alagamentos, ventos fortes e mísseis induzidos por ventos fortes, acidentes com meios de transporte fora do sítio, vazamento de substâncias tóxicas fora do sítio e condições climáticas severas.A estimativa de métricas de risco, como a Frequência de Danos ao Núcleo (Core Damage Frequency – CDS), para eventos iniciadores externos com baixa frequência de ocorrência e alto impacto na segurança da instalação nuclear, como eventos sísmicos, ainda possui um nível alto de incerteza em razão da(o)
A principal diferença entre Análise dos Modos de Falha e Efeitos (Fault Mode and Effect Analysis – FMEA) e Análise de Criticidade e Modo de Efeito de Falhas (Failure Mode Effects and Criticality Analysis – FMECA) se dá pelo fato de que a FMEA é uma técnica mais qualitativa e que avalia os possíveis modos de falha dos itens, enquanto a FMECA é uma técnica quantitativa que identifica a função de cada componente, seus potenciais modos de falha, os efeitos e suas causas e faz a classificação em relação aos graus de criticidade. A técnica FMECA é utilizada para classificar as(os)
De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, os objetivos da Análise Probabilística de Segurança (APS) são: a identificação e o delineamento de combinações de eventos que possam levar a uma situação de evento severo; a avaliação da probabilidade esperada de ocorrência para cada combinação e a análise de consequências. Para cumprir estes objetivos, a APS deve integrar informações sobre o projeto das instalações, práticas e histórico de operação, confiabilidade de componentes, comportamento humano, fenômenos de acidente e, no caso de uma aplicação mais ampla,
Para Marshall Júnior a norma ISO 9000 tem o propósito de: resolver, adequar, reduzir, orientar, contemplar e possibilitar a implementação de múltiplos sistemas gerenciais, principalmente para os sistemas de gestão ambiental. A partir desses propósitos foram aprovadas as seguintes normas:1 - NBR ISO 9000 = sistema de gestão qualidade. 2 - NBR ISO 9001 = sistema de gestão qualidade. 3 - NBR ISO 9004 = sistema de gestão qualidade.( ) Requisitos. ( ) Diretrizes para melhoria de desempenho. ( ) Fundamentos.Associe a 1ª coluna com a 2ª e assinale a alternativa correta:
O ácido perclórico e a água formam um azeótropo com 72% (m/m), HClO4 , com ponto de ebulição de 203ºC. Diante das diversas propriedades deste ácido, assinale a alternativa correta:
No dia a dia a velocidade é definida como a mudança do valor de uma propriedade dividida pelo tempo que ela leva para ocorrer, e podemos citar como exemplo a velocidade de um automóvel, isto é, a velocidade da mudança de posição, entre outros.A seguir, julgue as assertivas abaixo:I - A velocidade média de uma reação é a variação da concentração de uma espécie dividida pelo tempo que leva para que a mudança ocorra.PORQUEII - Na velocidade média única, dizem que é a velocidade média dividida pelos coeficientes estequiométricos das espécies monitoradas. Estas técnicas espectroscópicas são muito usadas para estudar as velocidades de reação, em especial nas reações rápidas.É correto o que se afirma em:
Recuperar senha