(1,0)
Durante o preparo de uma reação mista leucocitária, foram combinados 2 mL da suspensão celular do doador, com 5,0 x 106 células/mL, com uma segunda suspensão do receptor, com 7 mL, contendo 3,0 x 106 células/mL. Qual é a concentração celular da suspensão final?
Qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação a molalidade, molaridade e normalidade?
Durante a micropipetagem dos componentes de uma mistura de PCR, de acordo com a receita, qual característica variável da pipeta é a mais importante na realização de uma amplificação bem-sucedida?
Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta equipamento(s) de proteção considerado(s) coletivo(s).
Qual das características a seguir NÃO é adequada a uma cabine de segurança biológica classe II tipoA-2?
A respeito de software livre e das licenças encontradas em suas distribuições, julgue o item seguinte.
Diferentemente da licença BSD, a licença GPL não impõe restrições na distribuição de códigos modificados.
O conceito de software livre é diferente do de software em domínio público. O primeiro garante as prerrogativas de autoria do programador, enquanto o segundo surge quando o software já se tornou bem comum, segundo a legislação de cada país.
Com relação a administração e configuração de uma rede de computadores, julgue o próximo item.
O serviço DHCP permite a atribuição manual de endereços IP por meio de uma tabela de associação entre o endereço MAC do cliente e o endereço a ser fornecido.
O serviço WINS atua de forma semelhante a um servidor DNS fornecendo endereços IP em função de nomes NetBIOS, mas sem garantir a manutenção e a replicação da base de dados de nomes existentes na rede.
Uma SAN (storage area network) é uma rede de comunicação projetada para criar uma camada de abstração (abstract layer) sobre as diversas aplicações que gerenciam o armazenamento de dados em servidores espalhados em uma rede local (LAN).
Ainda sobre posições ideais das imobilizações, sabe-se que geralmente as botas circulares são feitas com a articulação do tornozelo a 90°, sendo esta a posição de conforto. Uma excessão à regra, quando planejamos a imobilização com o tornozelo em flexão plantar máxima, é quando estamos tratando:
Para realizar uma redução de um ombro luxado, os médicos de plantão na sala vermelha preparam o paciente para ser sedado, a fim de facilitar o trabalho do ortopedista e do técnico de imobilizações. Para realizar a sedação, utilizam um medicamento intravenoso, de cor branca e aspecto leitoso.A medicação usada é:
O quadril é uma articulação extremamente estável. Luxações de quadril são sempre devido a traumas de alta energia. Nos raros casos de apresentação de um quadril luxado, a manobra mais comumente usada consiste na utilização de tração e contratração, com um indivíduo estabilizando a pelve e outro fazendo força na vertical, com joelho e quadril fletidos 90°. O nome dessa manobra é:
Uma das doenças cujo tratamento é classicamente com imobilizações gessadas sequenciais, e possui um bom prognóstico, é o pé torto congênito. O método de Ponseti consiste em correções gradativas das deformidades através de gessos para manter a correção desejada. Infelizmente, uma das deformidades normalmente não corrige só com o gesso, sendo necessário normalmente realizar a liberação do tendão (tenotomia) de Aquiles percutaneamente. Tal deformidade é:
Para o tratamento conservador de uma fratura da região proximal do úmero, a imobilização indicada é:
Recuperar senha