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A motivação, dentro do ambiente empresarial, é um elemento fundamental para que os empregados se comprometam com o atingimento dos objetivos organizacionais. Várias são as teorias motivacionais que fundamentam as práticas empresariais visando estimular o empregado a ter maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de suas atividades.Segundo a Teoria de Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação. Segundo Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, em que, à medida que uma necessidade é satisfeita, a próxima se torna dominante.Assinale a alternativa que apresente uma prática que possibilita a motivação dos empregados.
A teoria das relações humanas, dentre outras contribuições, trouxe estudos sobre os tipos de supervisão e diz que pessoas satisfeitas produzem mais, embora se saiba hoje que isso nem sempre é verdade. Para Maslow, o princípio básico da motivação é "uma necessidade satisfeita não é um motivador de comportamento" . Considerando a teoria das necessidades de Maslow, assinale a opção correta.A maioria das pessoas procura satisfazer as necessidades de:
Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa:
Na literatura que trata da gestão de pessoas, é comum encontrar a tipificação de sistemas administrativos. Quatro são mais comumente mencionados: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Dentre as descrições abaixo, qual está relacionada ao sistema administrativo participativo?
Relacione a COLUNA II com os princípios das abordagens da Escola Clássica, Administração Humanista e Comportamental e Escola Estruturalista, com suas respectivas teorias, abordagens e escola na COLUNA I.COLUNA I1. Abordagem Humanista e Comportamental.2. Escola Clássica.3. Escola Estruturalista.COLUNA II( ) Defende a importância da análise dos padrões humanos de comportamento e sua difusão na empresa.( ) Apresenta uma múltipla abordagem englobando a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais.( ) O Método da Interação e o Método da Barganha são duas contribuições dessa abordagem.( ) O trabalhador é uma “engrenagem” que pode ser substituída na medida em que não seja mais produtivo.( ) É uma preocupação constante promover a integração das pessoas para, em seguida, coordenar suas atividades.( ) Negligencia o fator humano por considerá-lo inerente a um sistema mais mecanicista.( ) Existe um peso maior na apresentação do ambiente externo que se inter-relaciona diretamente com o ambiente interno.
A importância da consideração e tratamento do fator humano na administração foi constatada há muito tempo, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Sobre essa importância e o como se deve considerar o fator humano nas organizações, analise as afirmativas abaixo.I. Atualmente sabemos sobre o equilíbrio da motivação e das relações humanas e temos indicações de como trabalhá-las, mas ainda há uma dificuldade em transformar esses conhecimentos em práticas e procedimentos organizacionais mais permanentes.II. Para aproveitar o máximo do potencial humano deve haver o desenvolvimento de todas as partes envolvidas.Assinale a alternativa correta.
A teoria das relações humanas, cuja ênfase está nas pessoas, tem como uma de suas abordagens a:
Chiavenato (2010) ensina que, com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa que apresenta uma característica NÃO afeita à Teoria das Relações Humanas.
Um dos mecanismos de coordenação de atividades presente na maioria das organizações consiste no denominado ajuste espontâneo, o qual
Para que as relações interpessoais ocorram de forma harmoniosa no ambiente de trabalho, é necessário que tenhamos habilidade para olhar com os olhos do outro, considerando a possibilidade de sentir o que outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação ou em situação similar vivenciada por ela. Essa habilidade é denominada:
A experiência de Hawthorne é considerada essencial nas mudanças proporcionadas pela Abordagem Humanística da Administração. A primeira fase do experimento tinha como finalidade entender o efeito da iluminação sobre a produção em um setor específico. Como a produção permaneceu inalterada, não foi possível estabelecer uma correlação direta entre as duas variáveis. Em contrapartida, o que os pesquisadores identificaram nessa fase de experimento?
Assinale a alternativa que aborda uma concepção decorrente da teoria das relações humanas.
Sobre a teoria das Relações Humanas no trabalho, é corretor afirmar que seu foco está no:
Um estudo da Delta State University concluiu que um relacionamento interpessoal positivo no trabalho promove uma variedade de resultados benéficos para indivíduos e que intervenções de gestão podem ser fundamentais para promover amizades no trabalho, iniciando atividades sociais dentro e fora do local de trabalho. Sobre o tema, analise os itens abaixo: I - Quando falamos de relacionamento interpessoal no trabalho, entendemos a união de vários indivíduos dentro do ambiente corporativo. É comum que essa relação se desenvolva entre profissionais que trabalhem em uma mesma organização ou façam parte de um mesmo time.II - Em geral, os profissionais que desenvolvem relacionamento interpessoal no trabalho são pessoas que possuem metas e objetivos em comum. Eles compartilham os mesmos interesses, possuem a mesma linha de raciocínio ou vêm de backgrounds parecidos.III - Atitudes positivas são bases importantes para bons relacionamentos, inclusive dentro do ambiente de trabalho.Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta o fato que está relacionado ao surgimento da teoria das relações humanas.
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