(1,0)
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir. O sistema MN é caracterizado pela relação de dominância e recessividade entre os alelos M e N, em que M é dominante sobre N.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir. Um homem com número e estrutura cromossômica normais apresenta, no máximo, dois alelos diferentes para o sistema ABO; e a espécie humana apresenta diversos alelos para esse mesmo locus gênico.
Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.
Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue o item que se segue.
Para clonagem in vivo de genes com mais de 30.000 pares de bases, como os que codificam proteínas que carregam determinantes antigênicos do sistema MN, é necessária a incorporação direta desses genes a plasmídeos, antes de serem introduzidos na célula hospedeira.
Na hipótese de ocorrência de um novo alelo LX na população, o princípio de Hardy-Weinberg não poderia mais ser aplicado, devido à quantidade de possíveis genótipos resultantes.
Considere que o surgimento de uma condição ambiental diminua a taxa de sobrevivência de crianças portadoras do alelo LM. Nesse caso, as frequências genotípicas continuariam atendendo, da mesma maneira, às previsões do princípio de Hardy-Weinberg, até haver uma sequência de novos cruzamentos.
A frequência esperada de indivíduos que possuem o alelo LM é maior que 0,8.
Considerando os dados da tabela antecedente, que representa as reações sorológicas ao se incubarem diferentes tipos sanguíneos com os soros anti-A; anti-B; anti-A e anti-B e anti-Rh, julgue o item que se segue.
O indivíduo 6 pertence ao grupo Rh negativo e, se for mulher em idade fértil, deverá tomar medidas especiais para evitar desenvolver a eritroblastose fetal quando engravidar de um homem Rh positivo.
O indivíduo 4 é considerado receptor universal, uma vez que suas hemácias não apresentam os aglutinógenos A e B.
O indivíduo 3 pertence ao grupo AB, uma vez que suas hemácias expressam os antígenos A e B.
O indivíduo 2 pode receber sangue de doadores dos tipos sanguíneos B e O, uma vez que ele expressa aglutininas do tipo anti-A.
O indivíduo 1 apresenta anticorpos anti-B em suas hemácias.
Recuperar senha