(1,0)
Identifique o comentário adequado sobre aspectos sintáticos, semânticos e discursivos do texto Valsinha.
No verso “Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”, pode-se perceber:
Assinale a alternativa que não apresenta relação de sentido com a temática dos poemas de Gregório de Matos e de Carlos Drummond de Andrade.
TEXTO ICivilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico, artístico, ambiental e ético.http://www.citador.pt/pensar. (adaptado)
O conceito “ideal” de civilização expresso no Texto I, comparado às temáticas das três charges apresentadas acima, justifica a seguinte afirmativa:
Assinale a alternativa que apresenta comentário adequado sobre a relação de sentido entre os fragmentos dos Textos II e III, a seguir transcritos:
Assinale a alternativa que correlaciona, quanto ao sentido do termo “civilização”, o fragmento de Mário de Andrade (Texto IV) com o fragmento de Almada Negreiros (Texto II).
Assinale a alternativa que apresenta comentário adequado a um dos fragmentos dos Textos II e III, com base em aspectos sintáticos, morfológicos e semânticos.
Quanto à construção linguística do Texto V e a legenda do Texto VI, pode-se afirmar que
Identifique a alternativa em que o pronome sublinhado retoma e sintetiza, na progressão textual, um enunciado anteriormente expresso. (Texto VII)
Todas as afirmativas sobre a construção estética ou a produção textual do poema de Gregório de Matos (Texto VII) estão adequadas, EXCETO uma. Assinale-a.
Os versos dos poetas modernistas e românticos apresentam relação de intertextualidade com o poema de Ribeiro Couto, EXCETO em uma alternativa.Assinale-a.
Pode-se afirmar sobre o poema de Ribeiro Couto que
LITANIA DOS POBRESOs miseráveis, os rotossão as flores dos esgotos.São espectros implacáveisos rotos, os miseráveis.São prantos negros de furnascaladas, mudas, soturnas.São os grandes visionários dosabismos tumultuários.As sombras das sombras mortas,cegos, a tatear nas portas.Procurando o céu, aflitose varando o céu de gritos.Faróis à noite apagadospor ventos desesperados.Inúteis, cansados braçospedindo amor aos Espaços.Mãos inquietas, estendidasao vão deserto das vidas.Figuras que o Santo Ofíciocondena a feroz suplício.Arcas soltas ao nevoentodilúvio do Esquecimento.Perdidas na correntezadas culpas da Natureza.(...)(CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)Analise as afirmações sobre o poema “Litania dos pobres”, de Cruz e Sousa e, em seguida, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F).( ) O poema é composto por dísticos rimados que lhe conferem musicalidade – característica comum do Simbolismo.( ) A temática central gira em torno da denúncia social, muito comum entre os simbolistas que se preocupavam demasiadamente com as questões sociais.( ) Ele possui alto poder sugestivo, trazendo, através de adjetivos, qualificadores para definir os miseráveis.( ) Apresenta várias características típicas do Simbolismo como a subjetividade, o universalismo e a racionalidade.A sequência correta é:
LITANIA DOS POBRESOs miseráveis, os rotossão as flores dos esgotos.São espectros implacáveisos rotos, os miseráveis.São prantos negros de furnascaladas, mudas, soturnas.São os grandes visionários dosabismos tumultuários.As sombras das sombras mortas,cegos, a tatear nas portas.Procurando o céu, aflitose varando o céu de gritos.Faróis à noite apagadospor ventos desesperados.Inúteis, cansados braçospedindo amor aos Espaços.Mãos inquietas, estendidasao vão deserto das vidas.Figuras que o Santo Ofíciocondena a feroz suplício.Arcas soltas ao nevoentodilúvio do Esquecimento.Perdidas na correntezadas culpas da Natureza.(...)(CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas acerca da relação entre os aspectos expressivos, gramaticais e semânticos do fragmento do poema:( ) Na expressão “prantos negros” (v.5), o poeta lança mão de uma figura de linguagem denominada sinestesia.( ) O substantivo “céu”, na sexta estrofe, tem seu sentido modificado em função dos verbos que o acompanham.( ) O substantivo próprio “Espaços”, na oitava estrofe, evoca um ser superior a quem se dirige a súplica justificada pelo título do poema.( ) A unidade de sentido do poema é perturbada pelo fenômeno da elipse, cujo referente não é recuperado no próprio texto.A sequência correta é:
LITANIA DOS POBRESOs miseráveis, os rotossão as flores dos esgotos.São espectros implacáveisos rotos, os miseráveis.São prantos negros de furnascaladas, mudas, soturnas.São os grandes visionários dosabismos tumultuários.As sombras das sombras mortas,cegos, a tatear nas portas.Procurando o céu, aflitose varando o céu de gritos.Faróis à noite apagadospor ventos desesperados.Inúteis, cansados braçospedindo amor aos Espaços.Mãos inquietas, estendidasao vão deserto das vidas.Figuras que o Santo Ofíciocondena a feroz suplício.Arcas soltas ao nevoentodilúvio do Esquecimento.Perdidas na correntezadas culpas da Natureza.(...)(CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)Julgue corretas (C) ou erradas (E) as assertivas que comparam o poema “Litania dos Pobres”, de Cruz e Sousa, com a charge que segue:
( ) A charge confirma a condição humana de visionário miserável ilustrada no poema.( ) A temática da charge nega a condição divina como suporte salvador da condição de pobreza desenhada no poema.( ) O poema revela a incredulidade do pobre que tudo pode obter com a fé divina, reforçada na charge.( ) A charge e o poema são gêneros intrinsecamente diferentes e, portanto, não se complementam em termos de temática, não podem, pois, ser comparados.A sequência correta é:
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